Vamos falar um pouco sobre o que podemos encontrar em Malta que nos aproxima de nosso país e também relatar por que a adaptação acaba sendo mais fácil aqui. Então vem ver algumas dessas semelhanças entre o Brasil e Malta.
Culinária Malta x Brasil
Aqui em Malta eles tem o Pastizze que é uma comida de rua local, fácil e barato. Mas o que é o Pastizze? Nada mais do que uma massa folheada recheada com queijo tipo ricota uma delícia ou super tradicional com um creme de ervilhas (pois bem, aprendi a comer ervilha aqui em Malta) super aconselho provar. Já para os que gostam de Nutella e recheio de frango também é possível, porém em um lugar específico e para beber seria o chá preto com leite servido em um copo.
Já diria que o Pastizze é como se fosse o nosso famoso pastel com caldo de cana.
Também podemos comparar o arroz e macarrão de forno, claro que com um tempero diferente mas super parecido com o nosso. Que seria assim:
Macarrão de forno (Brasil) x Timpana (Malta)
Arroz de forno (Brasil) x Ross il-forn (Malta)
Cultura de Malta x cultura do Brasil
As pessoas em Malta, em geral são super amigáveis, claro que como em qualquer lugar encontraremos os mal humorados. O maltês pode ter um perfil mais reservado que o brasileiro, mas a partir do momento que ele conhece te conhece, se mostra ser alguém muito prestativo. São “super família” e adoram uma festa, como a gente também! Não se assuste ao ver malteses conversando alto, pois eles têm o habito de falar praticamente aos gritos, e gesticular bastante. Acredite, é apenas uma conversa!
Já os brasileiros encantam por onde passam, por sempre sorrir e levar a vida de forma mais leve, então fique tranquilo os brasileiros são super bem recebidos em Malta sempre. Por isso vão se adaptar aqui também.
Malta é um país 90% católico apesar do Brasil ser bem menos, mais são semelhantes nesse requisito religioso. E Malta não deixa a desejar em questão de acolhimento e respeito religioso. No sul da ilha por exemplo podemos observar uma mesquita na frente de uma igreja católica, respeito é o que interessa, cada um com sua escolha. Também já tem igrejas evangélicas na ilhota.
Clima do Brasil x clima de Malta
Brasil podemos afirmar que temos neve ao sol do sertão, correto? Pois é Malta por ser centralizada no mar Mediterrâneo tem muita umidade, podendo ser super árida no verão e vento super congelante no inverno. Mas nada comparado aos nossos extremos, por isso faça inverno ou verão qualquer estação é super fácil para os brasileiros se adaptarem em Malta. Sendo também excelente para amenizar o famoso HOMESICK que em países mais frios leva sempre a uma depressão.
Planejando a mudança para Malta
Encontrando um lar
Se pensa em expatriar e viver em Malta, vamos aproveitar que estamos falando sobre esta ilha maravilhosa e falar sobre a facilidade de documentação para o aluguel de uma residência. No Brasil ou até mesmo Portugal precisamos de um fiador para poder alugar uma residência., aqui em Malta precisamos apenas ter o depósito que é o valor do aluguel + 1 aluguel + metade do 1 aluguel para pagar a comissão do corretor e pronto, sua casa está alugada. O problema é achar a residência, pois o mercado imobiliário oscila muito e os valores com ele, então procurar e encontrar o lar é o maior desafio, mas vou dar umas dicas.
Tenha certeza de uma média de consumo de energia e água. Veja se a residência não tem mofo e muita umidade. Analise seus vizinhos e a área onde você irá morar, principalmente apartamentos para não ter problemas com barulho. Não esquecendo de mencionar, que onde tem construção de residências e blocos por todo lado, não se assuste se o seu alarme for uma britadeira às 7 da manhã.
Dirigir em Malta
Já a carteira de motorista é valida durante os primeiros 12 meses, a PID do Brasil que é a habilitação internacional. Porém após esse tempo você deverá tirar a CNH maltesa.
Vacinações
Vacinação é obrigatória não sendo somente a do Covid mas também da febre amarela. E já aconselho a ter em mãos o seu cartão de vacinação desde seu nascimento pois se você não conseguir provar que tem as vacinas, você tomara outras doses aqui, dica válida para os brasileiros que irão aplicar workpermit.
Idioma
Já o idioma é considerado o fator X de Malta., sendo que o oficial do país é o maltes e o sub-idioma é o inglês. Vamos abrir a mente e apostar que Malta segue muito a Inglaterra por ter sido colônia dela, mas na verdade o que acho de suma importância é a experiência e vivência cultural que o país lhe dá.
Se você quer aprender o inglês britânico e está na dúvida qual país vai escolher, lhe afirmo que em Malta você vai aprender o inglês britânico também, bem como outros idiomas como o coreano, japonês, italiano, espanhol, e entre tantos outros que quando você perceber, você já é quase um nativo dominando e se comunicando entre esses idiomas. Então o inglês britânico você vai aprender aqui e dominar muito também. Você vai ver que vai superar os seus próprios limites e medo.
Família
Agora o ponto principal da ilha é que não tem limite de idade. Malta consegue ser diversificada neste requisito, atendendo a todos, facilita para famílias escolherem criar seus filhos com segurança e qualidade de vida.
Trabalho
Malta está em um super momento de recrutamento para quem está em busca de trabalho. Falta mão de obra de verdade e sem contar que falantes apenas da língua portuguesa também encontram trabalho. Recentemente teve algumas mudanças realizadas em tipos de vistos para ser aplicados, e isso pode facilitar também, claro dependendo muito da profissão e da empresa mas já e uma boa novidade.
Brasileiros podem vir com visto de turismo por 90 dias por que Malta é membro da EU. Assim também como os estudantes com documentos que comprovem seus estudos e claro com uma quantia para se manter durante a estadia.
Após os 90 dias, se quiser ficar é necessário a extensão, seja para estudante, membro da família ou trabalho. É possível estender o visto e recomeçar sua vida em Malta mas sempre aconselho a verificar todas as possibilidades antes de tomar essa decisão, pois Malta não perdoa em caso de visto vencido e isso vai te impossibilitar de permanecer na ilhota.
Então siga o conselho PLANEJE, procure um advogado local e faça o que for necessário para não perder tempo, dinheiro e destruir seus sonhos.
Até o próximo artigo!
Bruna Maier é uma mulher de força e determinação, mãe solo de três filhos e residente em Malta há mais de uma década. Ela é uma empreendedora de sucesso e fundadora da UBM Travel by Bruna Maier, a única agência de turismo brasileira licenciada pela MTA e Cadastur, atuando como representante oficial para visitas a Malta. Reconhecida pela sua expertise na indústria de turismo e intercâmbio, Bruna se destaca no mercado por sua dedicação e paixão por oferecer experiências únicas aos seus clientes.
Insta @Brunamaiermalta
Além de ser uma referência no turismo, Bruna desempenha papéis múltiplos como consultora, mentora, coach e terapeuta sistêmica. Sua missão é ajudar as pessoas a descobrirem seu potencial máximo, enfrentarem desafios e transformarem suas vidas pessoais e profissionais. Com uma carreira sólida e experiência adquirida em quatro continentes, Bruna oferece um serviço personalizado e de alta qualidade, focado no sucesso e bem-estar de seus clientes. Suas abordagens inovadoras e empáticas garantem que cada pessoa que se conecta com ela tenha uma jornada enriquecedora e inesquecível.
Uma resposta
Gostei do seu poste, existe muitos artigos em seu blog relacionado a este que acebei de ler gostei de seu blog. Meu Website