Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Aluguel na Alemanha, o que você ainda precisa saber

Última atualização do post:

Alugar imóvel na Alemanha
Pelas rua do centro de Munique - Imagem: Arquivo pessoal

Assim como dito no artigo anterior, alugar um imóvel na Alemanha não é fácil mas não é impossível. Nesse segundo artigo falo sobre os tipos de apartamentos que tem na Alemanha, os tipos de contratos de aluguel, quais documentos são pedidos e porque é importante se apresentar. Já anota essas dicas para você que esta vindo morar na Alemanha.

Tipos de imóveis para alugar na Alemanha

Antes de tudo, o valor de um imóvel na Alemanha, é sempre dado como frio “kalt“, significa que os valores das despesas “Nebenkosten” não estão incluídos, por exemplo a manutenção, a água, o lixo, o aquecedor “Heizung” e talvez o zelador “Hausmeister”. Além disso eles contam a sala como um quarto.

Abaixo, os tipos de apartamento que tem na Alemanha:

1 Zimmer (um cômodo) – é um quitinete, com uma cozinha separada ou não.

2 Zimmer (dois cômodos) – é um apartamento com sala e um quarto de dormir.

3 Zimmer (três cômodos) – apartamento com sala e dois dormitórios.

Por outro lado, existe também, os apartamentos mobiliados, bom para quem ainda não encontrou um imóvel permanente ou vai ficar pouco tempo. Embora sejam mais caros e os contratos limitados.

Mais um site onde você pode procurar por imóveis: Meinestadt.de/deutschland/immobilien

O contrato mais comum de aluguel na Alemanha é o permanente “unbefristete Mietvertrag”. Então nele consta tudo: o nome do proprietário e do inquilino, o valor do aluguel e do depósito, o tempo para encerrar o aluguel, bem como a permissão de animais entre outras coisas.

Esse depósito de três meses do valor do apartamento, é feito antes de você se mudar. Isso serve de segurança para o proprietário, com o propósito de usar para alguma coisa, que você destruiu no imóvel depois da sua mudança. Caso ao contrário, se o imóvel estiver intacto, é devolvido.

Alugar um imóvel na Alemanha
Glockenbachviertel, um bairro bem central em Munique – Imagem: Arquivo pessoal

Documentos necessários para alugar um imóvel na Alemanha

Assim que chegar na Alemanha, sabendo que vai ficar mais de 3 meses, você vai precisar se registrar na cidade onde vai morar. Sem esse registro as pessoas não conseguem muitas coisas aqui, esse registro se chama “Anmeldung”.

É importante ter todos os documentos em dia e também as cópias. Pois alguns serão pedidos no dia da visita outros na hora de assinar o contrato. Esses documentos são:

  • Documento de identificação (passaporte e visto).
  • Conta bancária, (os proprietários sempre querem uma conta alemã, mas muitos já aceitam uma internacional também).
  • Schufa (documento que diz que você tem boa conduta de créditos). Não envie ele antes.
  • Contrato de trabalho da sua empresa na Alemanha.
  • Documentos de referência, qualquer referência positiva sobre você (no idioma alemão ou inglês, se tiver).

Uma dica: prepare uma pasta, e coloque todos esses documentos, bem como as cópias, e leve com você no dia da visita. Caso o proprietário queira, já pode mostrar, e deixar com ele. Mas fora isso, não envie antecipado.

Ser organizado, é um ponto extra nessa hora. Além disso deixa uma boa impressão sobre você.

Além disso, nunca mande documentos por e-mail, (em geral os donos não pedem isso por e-mail ou antecipado) mas caso venham pedir, só envie se confiar, pois aqui, tem pessoas que enganam também. E nada de mentir quando falar sobre você, mentiras tem pernas curtas.

Apresente-se

Então na hora de enviar um e-mail, não esqueça de se apresentar, mostre que você tem bastante interesse no imóvel. Fale um pouco de você e de sua família (se tiver), qual é a sua profissão, que tem um emprego fixo na Alemanha e informe “o quanto você ganha” (falar isso é normal aqui, de qualquer maneira você vai ter que provar depois esse valor que ganha).

Já nas visitas em grupo, como disse anteriormente, não será necessário enviar um e-mail, basta ir no dia, e hora estipulada no anúncio, lá receberá um formulário para preencher todas as informações sobre você. E depois, eles entrarão ou não, em contato com você.

Seja amigável, nada de escrever um e-mail simples, você terá que se destacar dos outros interessados e, não se esqueça, para um alemão já é difícil, imagine para um estrangeiro. Portanto seja criativo mas nada exagerado.

Conclusão

Então alugar um imóvel na Alemanha, precisa de tempo e paciência. Tente procure antes de chegar aqui. Verifique quais áreas gostaria de morar, se quer perto do seu trabalho, da escola do seu filho ou se você estaria flexível em morar fora da cidade. Muitas vezes, aluguel nas áreas ao redor é mais barato e muitas vezes mais fácil de encontrar um imóvel.

Ainda não leu a primeira parte sobre aluguel na Alemanha, então clica nesse link: Alugando um imóvel na Alemanha.

Enfim espero que essas informações possam lhe ajudar nas pesquisas e aumente sua curiosidade para saber mais sobre a Alemanha. No link abaixo você encontra meu perfil no Instagram, onde ofereço meu Serviço de Realocação para a Alemanha.😉.

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Khennia

Khennia

Sou a Khênnia, moro na Alemanha há mais de 20 anos. Trabalhei em diversas áreas de moda, turismo e administração. Por viver há tanto tempo na Alemanha que já considero minha casa e saber dos desafios de imigrar para um novo país, ofereço Consultoria de Realocação para quem está vindo morar na Alemanha ou simplesmente esta buscando mais informações sobre o país. Compartilho aqui tudo sobre a vida na Alemanha. Caso precise de um auxílio, entre em contato comigo. https://linktr.ee/guiamunich.consultoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − 3 =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.