Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Alugar um imóvel na Alemanha

Última atualização do post:

Alugar imóvel na Alemanha
A rua Sendligertraße no centro de Munique - Imagem: Arquivo pessoal

Antes de mais nada, alugar um imóvel na Alemanha, não é fácil. Aqui é o proprietário que escolhe você, e não você o imóvel e mesmo que você ganhe bem, não é uma garantia que conseguirá o imóvel.

Nessa primeira parte do artigo falo sobre os motivos que dificultam a procura, e quais são as chances de alugar um imóvel. É bom saber como isso funciona principalmente para você que esta vindo morar na Alemanha.

Quais os motivos de ser difícil alugar um imóvel

Principalmente em cidades grandes, o número de apartamentos livres no mercado são poucos, deixando esses imóveis muitas vezes caros. Além disso a procura de aluguel pode levar muito tempo, às vezes até mais de um ano.

De fato, em uma cidade como Munique nas áreas centrais, quando um imóvel aparece nos anúncios, no mínimo, mais de 50 pessoas vão visitar. Não só o proprietário, como também o corretor de imóveis, colocam o dia nos anúncios para as visitas.

Certamente você estará em uma fila, esperando a vez, não conseguirá se apresentar e nem olhar direito o apartamento. Eu, pessoalmente, não indicaria esse tipo de visitas, é muito frustrante.

As visitas solo são as melhores. Só você estará visitando o imóvel no dia, e hora marcada. Com toda a certeza, terá mais chances de conversar com o dono e, a simpatia ajuda muito nessa hora. Caso deixe uma boa impressão, eles entram em contato com você de novo.

Alugar um imóvel na Alemanha
Bairro Lehel, uma área nobre bem central em Munique – Imagem: Arquivo pessoal

Tenho chance de conseguir um imóvel

Suas chances diminuem ainda mais se você: tiver filhos, animal de estimação (como um cachorro), trabalha autônomo (a) e é estrangeiro (por falta de referência).

Não é segredo, que as famílias na Alemanha têm dificuldade de alugar um imóvel. Ou melhor, os proprietários preferem alugar para casais sem crianças e para os solteiros, do que para famílias.

Não apenas com as famílias acontece isso, como também com um animal de estimação. Em muitos imóveis, não é permitido ter um cachorro, somente animais pequenos. Os donos acham que o cachorro irá destruir o imóvel, embora nem sempre seja assim. Foi essa a razão que nos levou bastante tempo procurando.

Assim pra quem trabalha autônomo, terá dificuldades de encontrar um imóvel. Mesmo que você ganhe bem, mesmo se você provar que tem sempre trabalhos ou projetos, os proprietários preferem ainda ver um contrato de trabalho fixo mostrando o quanto você ganha mensalmente. É atê engraçado isso, pois nenhum trabalho é seguro. E uma pessoa autônoma tem até mais chances de ganhar dinheiro, tendo vários projetos e não dependendo de uma única fonte de renda.

Anúncios de aluguel

Além disso, nem todo apartamento que está livre é anunciado nos jornais ou nos sites de imobiliárias. Em áreas bem populares, é comum os proprietários terem listas de espera ou receber indicações. Aliás os que aparecem nos anúncios, pode ter certeza que você vai estar pagando muito mais que o valor ideal para aquele imóvel.

Então aqui estão alguns sites onde você pode procurar por imóveis: Immobilienscout24.de e Immowelt.de

Em virtude desses aumentos, o governo da Alemanha decidiu criar uma lei de frear o aumento dos aluguéis chamado no alemão “Mietpreisbremse”. Dessa maneira, qualquer apartamento que voltar a ficar livre, só poderá ter um aumento de 10% maior que o aluguel local comparável.

Só para exemplificar: um apartamento com uma sala e um quarto na área central em Munique custa mais ou menos 1.200 € (esse valor é alto). Sem essa lei com toda a certeza o dono aumentaria muito mais o aluguel.

Portanto, fiquem de olho na segunda parte desse artigo. Nele, falo mais sobre os tipos de apartamentos que existem na Alemanha, sobre o contrato, documentação necessária e por que é importante falar sobre você.

Mais sobre a Alemanha leia aqui.

Espero que essas informações ajudem nas pesquisas e aumente sua curiosidade para saber mais sobre a Alemanha. Alguma dúvida pode perguntar. Não perca a segunda parte.

Pra ver mais sobre a vida na Alemanha, só me seguir no meus perfis abaixo no Instagram.

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Khennia

Khennia

Sou a Khênnia, moro na Alemanha há mais de 20 anos. Trabalhei em diversas áreas de moda, turismo e administração. Por viver há tanto tempo na Alemanha que já considero minha casa e saber dos desafios de imigrar para um novo país, ofereço Consultoria de Realocação para quem está vindo morar na Alemanha ou simplesmente esta buscando mais informações sobre o país. Compartilho aqui tudo sobre a vida na Alemanha. Caso precise de um auxílio, entre em contato comigo. https://linktr.ee/guiamunich.consultoria

5 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × cinco =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.