Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

As estações do ano em Amsterdã

Última atualização do post:

Amsterdã
Os campos de tulipas na Holanda - Imagem: Arquivo Pessoal

Medo do frio europeu

Há 8 meses, quando recebemos a proposta de nos mudarmos para Amsterdã em plena estação do verão, percebemos que o tão sonhado “morar na Europa” estava quase se tornando realidade. Mas com o sonho vinha também um medo real, apesar de ser verão: como enfrentaríamos o temido inverno europeu? Temido, porque vivi grande parte da vida em locais quentes, tanto no nosso Brasil (em Manaus, onde o calor é quase palpável), como em Singapura, na Ásia.

Foram tantos lugares onde a estação do sol era presente que viver sem ele poderia ser aterrorizante. Acontece que nunca fui de falar “não” às oportunidades, ainda mais para essa que era parte de um sonho. Não seriam as temperaturas a nos parar. Obviamente que aceitamos e seguimos – meu marido, nossa pequena de oito anos e eu, para mais uma super aventura!

Primeiras impressões na cidade

Chegamos no final do verão, os primeiros dias foram incríveis, com o sol brilhando e se fazendo presente até às 22h. As temperaturas eram super agradáveis e logo cedinho lá estava ele novamente brilhante, os passarinhos cantavam sem cessar, flores e muito verde para todos os lados. Ah, que sensação agradável!

Mas logo chegou setembro e, com ele, nova estação e tudo começou a mudar drasticamente! À medida que as semanas passavam, as temperaturas caíam substancialmente. Os dias eram curtos e a luz do sol desaparecia muito cedo, sem falar na névoa que se instalava rapidamente. Foi difícil me acostumar com o fato de não ver o sol por semanas. Isso afetou meu humor e meu estado de espírito.

Quando o inverno chegou foi um misto de emoções, pois, além da expectativa de finalmente conhecer a neve, havia também a esperança de que faltaria pouco para chegar a tão desejada primavera! Vivíamos em contagem regressiva, cada dia era um dia a menos. A paisagem mudou completamente e aquele país florido e cheio de verde que conhecemos não existia mais. Além disso, as árvores ficaram todas secas e muitas tiveram seus galhos cortados, permanecendo apenas o tronco pelas rodovias. Sendo assim, não somente as cidades se tornaram todas cinzas, como também os animais sumiram… e eu me perguntava todos os dias: Cadê as famosas vaquinhas holandesas?

A ausência de sol

Fazíamos um certo esforço para sair de casa. Morávamos há pouquíssimos meses neste país e queríamos conhecê-lo, explorar as cidades, entender como era a vida neste novo lugar! Minha preocupação maior, foi quando percebi que minha filha, assim como nós, uma exploradora de novos lugares, começou a se negar a sair! Implorava para ficar quietinha dentro de casa, chegou até a chorar algumas vezes para não sair!

O que poderia estar ocorrendo? Logo ela que sempre foi do mundo! Este é o seu quarto país, ela sempre lidou tão bem com o novo, mas desta vez algo estava diferente e eu não sabia o que era.

Desafios da adaptação ao clima

Obviamente que fiz minhas pesquisas antes de nos mudarmos! Também passamos por consultas médicas de rotina e já sabíamos que a falta de vitamina D pode causar mudanças drásticas em nossa saúde e humor. Exatamente por isso, já havia iniciado a suplementação desta vitamina para toda a família. O que eu não sabia era que a dosagem não estava sendo suficiente.

Aqui, o sistema de saúde é bem diferente do que conhecemos e não se costuma levar as crianças ao pediatra regularmente (assunto para outro post). A informação só chegou depois de uma consulta com uma nutricionista, de que a dose que minha filha estava recebendo de Vitamina D era a recomendada, porém não para o inverno daqui. Sendo assim, deveríamos dobrar a dosagem da vitamina para ela. Após essa mudança, não vou dizer que minha filha voltou ao “normal”, mas melhorou do desânimo que apresentava.

Voltamos a explorar os quatro cantos e conhecemos lugares lindos, mas sempre muito vazios e cinzas, achei a maioria das cidades um tanto quanto bucólicas. Admirei as paisagens e construções milenares, mas quase sempre pensava: precisamos voltar aqui na primavera! Tenho certeza que a paisagem será completamente diferente.

Amsterdã
O entardecer chega mais cedo no Outono – Imagem: Arquivo pessoal

A tão esperada Primavera

Após vários meses de contagem regressiva, a primavera finalmente chegou!!! Falávamos dela todos os dias…ah, como foi desejada!! Depois de um longo e rigoroso inverno, finalmente chegou a hora de desfrutarmos dos dias ensolarados e das flores coloridas que brotam em cada esquina. É incrível como a cidade muda de um dia para o outro, assim que os primeiros raios de sol aparecem.

As pessoas começam a sair de suas casas e podemos até ver rostos sorridentes. Os parques se tornam cheios de vida, com as árvores verdes e as flores desabrochando em todos os lugares. As bicicletas também voltam a tomar as ruas, com seus sinos tocando e os ciclistas se movendo com mais agilidade.

As praças e os canais estão mais movimentados, com pessoas sentadas ao ar livre, aproveitando o clima agradável. Os cafés e restaurantes colocam suas mesas na calçada para que seus clientes possam desfrutar da luz do sol enquanto saboreiam suas refeições. Mas não são apenas os humanos que estão animados com a chegada da primavera. Também os patos e os cisnes que habitam os canais estão se preparando para a temporada de acasalamento, e seus comportamentos amorosos são um verdadeiro espetáculo para quem os observa.

Novas energias no ar

A primavera em Amsterdã é contagiante! As pessoas parecem mais felizes e mais sociáveis e há um sentimento de renovação e esperança no ar. É como se a cidade estivesse renascendo após um longo período de hibernação. As lojas de produtos para os jardins ficam repletas, todos os vizinhos refazem os jardins de suas casas, fazem questão de mostrar o quanto tudo pode ser tão colorido e encantador.

Estou definitivamente amando essa estação do ano e pensando como é mágico contemplarmos todas as estações do ano. É um momento de alegria, de celebração e de conexão com a natureza. A primavera me faz sentir feliz e renovada. Assim sendo, é impossível não se contagiar com a energia positiva que envolve a atmosfera nesta época.

Expectativas para o Verão

Como nos mudamos no final do verão do ano passado (2022), estamos com altas expectativas em relação a vivenciá-lo com plenitude. O verão é conhecido por ter dias mais longos, com mais horas de luz solar. Nos Países Baixos, o sol costuma nascer cedo e se pôr tarde da noite, proporcionando mais tempo para aproveitar as atividades ao ar livre e as belezas dessa estação em Amsterdã.

Além disso, o verão por aqui, também é uma estação marcada por uma série de eventos culturais, festivais ao ar livre, concertos e exposições. Muitas ruas e praças ganham vida com atividades e performances, criando uma atmosfera vibrante. Com o clima mais quente, os moradores e visitantes podem aproveitar as áreas verdes, parques e canais de Amsterdã. É um momento popular para piqueniques, passeios de barco pelos canais da cidade e muita visita aos inúmeros parques que rodeiam a região.

Nossos parques preferidos em Amsterdã

Essa é uma escolha realmente difícil, pois a cidade tem uma infinidade deles, mas aqui temos os nossos preferidos:

Vondelpark: Como uma das principais atrações da cidade, o Vondelpark oferece uma atmosfera encantadora e uma ampla gama de atividades. É um local popular para caminhadas, corridas, piqueniques e passeios de bicicleta. O parque também abriga belos jardins, lagos, cafés e até mesmo um teatro ao ar livre. É um ótimo lugar para relaxar, aproveitar a natureza e observar as mudanças sazonais.

Amstelpark: É especialmente adequado para famílias, pois as crianças podem se divertir enquanto os adultos podem desfrutar de uma atmosfera tranquila. O parque possui extensas áreas verdes, lagos, jardins temáticos e playgrounds. Além disso, o lugar abriga um pequeno zoológico, um labirinto e até mesmo uma ferrovia em miniatura.

Amsterdamse Bos: É o maior parque de Amsterdã e oferece uma vasta área de natureza exuberante para explorar. O parque possui florestas, lagos, trilhas para caminhadas e ciclismo, áreas de piquenique e até mesmo opção para a prática de esportes aquáticos, como a canoagem. É um refúgio tranquilo da agitação da cidade. Um lugar perfeito para se conectar com a natureza, fazer atividades ao ar livre e desfrutar de um ambiente sereno.

Portanto, visitar esses parques permitirá que você desfrute da beleza natural da cidade! Dê uma olhadinha nessas dicas e escolha seu preferido também! Leia outros artigo aqui no Blog sobre o inverno Europeu.

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Erika Hasman

Erika Hasman

Olá, eu sou do interior de São Paulo, de uma cidade bem pequena, sempre gostei de viajar mas nunca imaginei morar fora do Brasil até que não faz muito tempo, fiz minha primeira viagem internacional, eu já era casada e estava grávida de 6 meses quando fomos para Madri e depois Paris, a partir dali minha mente se abriu para o quanto eu tinha à conhecer de novas culturas e lugares fantásticos, alguns meses após esta viagem, meu marido recebeu uma proposta pela empresa que ele trabalhava para morarmos em Johannesburg e de lá pra cá já somamos 3 Continentes em 7 anos... Atualmente vivemos em Amsterdã e com todas essas mudanças, precisei me reinventar profissionalmente. Sou Psicóloga especialista em Expatriados e Imigrantes e Co-Founder da X.You Global, uma startup que trabalha exclusivamente com brasileiros que vivem fora do Brasil, oferecemos serviços que tanto precisei para ajudar na minha adaptação e da minha família durante nossas mudanças e não encontramos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − oito =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.