O Chile é um grande produtor de vinhos, reconhecido mundialmente. Em 2019 ficou em 6° lugar no quesito produção, devido sua imensa variedade.
Entre as 50 melhores vinícolas do mundo, o Chile tem seis na lista da revista The Word’s Most Admired Wine Brands 2020, que é uma referência no mundo dos vinhos.
A Concha y Toro, no Chile, foi considerada a melhor vinícola do mundo em 2019, já neste ano ficou em 5° lugar. Em destaque tem algumas outras viniculas, como por exemplo:
11° Errazuriz
19° Cono Sul
30° Undurraga
35° Santa Rita
37° Montes
Porém, o melhor vinho será sempre aquele que você mais gosta. Ou seja, independente se a vinícola seja premiada, ou se esteja na lista das 50 melhores, cada um tem o seu gosto. Mas lembrando que vale a pena saborear os famosos vinhos do Chile.
TIPOS DE UVAS
Antes de mais nada, no Chile, você pode experimentar várias uvas e aromas, pois aqui se produz diversos tipos de vinho, como por exemplo: Cabernet Sauvignon, Merlot, Carménère; Pinot Noir e Syrah (vinhos tintos) e o Sauvingnon Blanc, Chardonay, Riesling entre outros (vinhos brancos).
REDESCOBERTA DO CARMÉNÈRE
Os vinhos Carménère era uma uva extinta na França, por causa de uma praga. Porém, há alguns anos, foi redescoberta acidentalmente no vinhedo da Vinha Santa Rita, no Chile. Uns enólogos franceses, que estavam de visita e caminhando pelo vinhedo de Merlot, encontraram algumas plantas diferentes que não era Merlot, mas sim o Carménère . Isso significa que hoje essa uva é emblemática do Chile.
LOCALIZAÇÃO DOS VINHOS DO CHILE
Os vinhos são produzidos em algumas regiões da parte sul de Santiago, onde o clima é mais propício para a sua produção: Vale de Casablanca, Vale de Aconcágua, Vale do Maipo, Colchagua, Maule Rapel, Curicó e o Vale Central .
No vale de Casablanca, por exemplo, tem o vinhedo Attilio & Mochi que é de um casal de brasileiros, Ângela Mochi e o Marcos Attilio, que em 2011 deixaram tudo no Brasil e vieram para o Chile para produzir vinho. A produção anual deles são de 15.000 garrafas, com oito tipos diferente de uvas.
Outra vinícola de brasileiro, é a La Recova do David Giacomini. Ela também encontra-se no Vale de Casablanca. Porém é um vinhedo com uma produção pequena, mas com vinhos muito bons.
TOUR PELOS VINHEDOS DO CHILE
Um passeio recomendado para quem vem ao Chile, é ir aos vinhedos. Não muito longe da capital, Santiago, está a Vinícola Concha e Toro. Muito bonita, e tem vários tipos de tours com diferentes degustações de vinhos.
A Santa Rita, é também muito visitada pelos brasileiros. Afinal, é cheia de histórias, e é onde o Carménère foi redescoberto. Além disso, possui também a história de Doña Paula que escondeu 120 soldados, que lutavam pela independência do Chile e, que tiveram que fugir quando foram derrotados na batalha de Rancagua.
Logo depois, em homenagem aos soldados, foi criado um vinho com o nome de 120, que era o número da casa onde eles ficaram escondidos. Posteriormente, tornou-se Monumento Nacional do Chile, onde também há um museu.
Entretanto, existem vários vinhedos que oferecem passeios com degustações como: Viña Casa del Bosque, Emiliana; Viu Manent, Montes; Veramont, Vik, Santa Cruz, Indómita, Undurraga e muitas outras.
Em algumas, além do passeio, tem também restaurantes onde você pode almoçar e, degustar alguns vinhos recomendados para cada prato. Em contrapartida, alguns vinhedos, a reserva tem que ser com antecedência.
Portanto, é muito bonito e agradável o passeio pelos vinhedos chilenos, principalmente, entre os meses de Janeiro e Maio, quando está tudo verdinho e com as uvas nas parreiras. Recomendo incluir este passeio na sua lista de lugares para conhecer.
Para mais textos da autora clique aqui,
Norma Sueli Santos Nunes é Gerente de Vendas numa empresa de máquinas para aplicação de Adesivo Hot-Melt. Formada em Estudos Sociais e Geografia, foi professora por 17 anos. Em 1995 foi morar no Chile. Casada há 32 anos, um filho, dois enteados, três noras e dois netos e expatriada há quase 25 anos, em Santiago no Chile. Alegre descontraída e simples na sua vida diária. Viajar é seu maior objetivo. Gosta muito de estar com seus amigos, e procura manter os amigos que tem pelo mundo.
Uma resposta