Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Coisas do Brasil no Chile

Última atualização do post:

Coisas do Brasil no Chile
Antipasto - foto com permissão de uso da Antipastosrodelli

Hoje em dia no Chile temos muitas coisas do Brasil o que não acontecia quando eu vim morar aqui. Só para exemplificar só tinha a Elvira que fazia salgadinho e nada mais.

Antes tínhamos a TV Manchete depois a Globo e a Record, mas atualmente têm somente a Globo por TV a cabo. Hoje em dia o Brasil esta muito mais presente por causa do acesso a internet, isso facilitou muito a vida.

Para esclarecer um pouco essas informações, eu vim morar no Chile em 1995, então muita coisa mudou. Mas estar longe de casa traz a nostalgia de tantas coisas e das pessoas que deixamos lá no Brasil.

Eu acho que este é o ponto mais difícil de se morar fora, pois sempre fica faltando alguma coisa no nosso dia como expatriada. Fica faltando os encontros familiares, os momentos que não compartilhamos com eles. Mas com o tempo vamos fazendo amigos que passam a ser nossa família.

E a partir desse momento que você está longe, não terá mais acesso ao que você gosta e que fazia parte do seu dia. E até tem algumas coisas do Brasil que você não gostava, passa a gostar quando mora longe. Este é o meu caso com o chuchu que eu nunca gostei muito e hoje gosto e sempre que vou ao Brasil peço para a minha mãe preparar.

O que encontramos do Brasil no Chile

Atualmente temos uma imensa lista de produtos brasileiros no Chile. Por exemplo no supermercado tem guaraná Antártica, pão de queijo Forno de Minas, frango e carne brasileira.

Também tem aqui várias empresas de brasileiros que oferecem uma variedade de produtos e vou citar abaixo algumas que conheço.

Temos @antipastosrodelli que são produtos gourmet artesanais como tomate seco, berinjela, peperonata e geleias.

Coisas do Brasil no Chile
Bolo artesanal – Imagem da Pastelaria Dulce Amore

Pastelaria Dulce Amore que elabora bolos de aniversario deliciosos, decorados e temáticos, cupcake, brigadeiros e outros doces.

A @dulcemaniachile faz também bolos e doces temáticos, em geral fazem um trabalho muito bonito.

Tem o sabor Brasil que faz vários salgadinhos como coxinha, quibe, rissoles, brigadeiro e beijinho.

Podemos comprar pão de queijo da Grespan e que são muito bons. E quando der uma saudade de um cafezinho com um pãozinho de queijo temos como matar a saudade lá.

Garotapioca que tem uma tapioca saudável e livre de glúten.

Temos calabresa e outras delicias oferecidas pela Dalva Defumados do Sabor Brasileiro.

Você vai encontrar um bar de brasileiros que é o ponto de encontro dos brasileiros aqui e que se chama Buteco Santiago.

O restaurante Muqueca que é dos mais antigos em Santiago oferece uma variedade de comidas brasileiras muito boa.

Mais coisas do Brasil que você encontra no Chile

Aqui tem um blog de uma brasileira com muitas informações de turismo em Santiago e no Chile. É também usado por muitos brasileiros que vem de turismo, o blog Nosnochile, com várias informações superinteressantes, então vale a pena para quem quer visitar o Chile.

Tem também um minimercado de produtos brasileiros chamado Biroska. E a padaria de pão de massa madre a Harina pão artesanal, que tem uma grande variedade de pães.

Já a Wine Famiglia é uma empresa de brasileiros que comercializa suco de uva, açaí e espumantes brasileiros e também tem vinhos chilenos e argentinos.

Na área da psicologia você vai encontrar psicologas brasileiras também, pois isso ajuda muito para quem quer se expressar e o melhor será no nosso idioma.

Coisas do Brasil no Chile
Suco de uva – Imagem da Wine Famiglia

Brasil e Chile

E no âmbito de país o Brasil e o Chile também têm vários projetos de integração nos dois países.

No ano de 2021 Brasil e Chile comemoraram 185 anos desde o estabelecimento de suas relações diplomáticas. Essas relações sempre foram marcadas por valores comuns e pela materialização de iniciativas concretas.

O Corredor Bioceânico vai ligar Porto Murtinho aos portos de Antofagasta e Iquique. E tem também o projeto do cabo submarino de fibra óptica que ligará a América do Sul à Oceania e outras regiões.

Portanto a ligação entre os dois países é promissora e sendo a ponte entre o Atlântico e o Pacífico, e também a ligação da região e o resto do mundo.

Mas um outro setor importante também entre os dois países é o turismo, sendo esse um dos setores mais afetados pela pandemia. Pois até 2019, o fluxo de turistas estava crescendo fortemente. Em média, meio milhão de brasileiros visitavam o Chile anualmente e o Brasil recebia cerca de 300.000 turistas chilenos por ano.

Turismo nos dois países

Além da proximidade geográfica, uma das razões para este interesse é que ambos países são destinos turísticos marcadamente complementares. O Chile é um dos lugares mais valorizados pelos brasileiros que buscam as vinícolas e a neve. E o Brasil, por se tornar um dos principais destinos visitados pelos turistas chilenos que são atraídos pelo sol, praia e pelo patrimônio cultural e ambiental.

Aliás a embaixada brasileira promove a arte brasileira, nas mais diversas expressões. É um instrumento de grande valia para a divulgação desses elementos e para o trabalho do Centro Cultural Brasil-Chile no país. E por isso temos um pouco do Brasil aqui no Chile para poder ter um contato mais próximo com a nossa cultura e nossos costumes.

Então espero que tenham gostado de saber o que temos do Brasil aqui no Chile. Qualquer dúvida pode deixar um comentário.

Cliquem aqui para mais textos da autora

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Norma

Norma

Norma Sueli Santos Nunes é Gerente de Vendas numa empresa de máquinas para aplicação de Adesivo Hot-Melt. Formada em Estudos Sociais e Geografia, foi professora por 17 anos. Em 1995 foi morar no Chile. Casada há 32 anos, um filho, dois enteados, três noras e dois netos e expatriada há quase 25 anos, em Santiago no Chile. Alegre descontraída e simples na sua vida diária. Viajar é seu maior objetivo. Gosta muito de estar com seus amigos, e procura manter os amigos que tem pelo mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × três =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.