Sou formada em Direito e até tentei trabalhar na minha área de formação, mas a vida dá muitas voltas e continua sempre a me trazer de volta para o inglês. Estudo inglês desde os meus 12 anos, além de ter sido exposta ao idioma aos 3 anos de idade pela primeira vez quando estudei em uma Escola Americana no Brasil por um ano. Dessa forma, percebo que a minha missão é ensinar inglês para quem quer ter o idioma na ponta da língua.
Entendo o inglês com muita facilidade e posso passar muito tempo sem falar ou ouvir, mas o que aprendi está sempre ali guardado para quando eu precisar. Claro que quando falamos no dia a dia, falamos bem mais rápido e nos acostumamos ao idioma, mas ainda que adormecido, ele está sempre lá. Acredito ser muito importante ter uma base forte no idioma e é por isso que comecei a buscar materiais de qualidade para dividir com todos aqueles que estejam interessados em falar inglês.
No Brasil comecei a fazer a diferença na vida das pessoas ensinando inglês, sempre de forma muito didática e atenciosa, minhas principais características. Sou muito acolhedora e por falar português como língua nativa entendo perfeitamente as dúvidas dos meus alunos. Essas dúvidas já foram minhas um dia.
A necessidade real de saber falar inglês no exterior
Quando vim morar em Portugal, percebi que é muito difícil ir a algum estabelecimento e não encontrar um(a) funcionário(a) não saiba falar inglês. Pode até não ser fluente no idioma, mas sabe o necessário para se comunicar e atender o cliente. Também é comum encontrar traduções do português para o inglês por toda a parte, pois milhares de turistas andam por aqui diariamente.
Recentemente, voltei a dar aulas presenciais de inglês para um casal de brasileiros muito simpático, o Ruy e a Daniela do perfil @sintoniaessencial. Eles trabalham com óleos essenciais e pregam o bem estar como estilo de vida. Para que possam divulgar ainda mais o seu trabalho, já que existem muitos estrangeiros morando em Portugal, entenderam a necessidade de se falar bem o inglês e decidiram investir no idioma.
Ao perceber essa necessidade – de falar bem o inglês – tanto por parte de expatriados quanto pelos turistas, ou para quem quer aumentar o seu catálogo de clientes, resolvi fazer o lançamento de um curso on line para ajudá-los a desenvolverem o idioma. Tendo esse projeto em mente, comecei a pesquisar materiais online em inglês. Fiquei encantada com a quantidade e a qualidade de materiais que estão disponíveis, muitos inclusive de forma gratuita, na internet.
A experiência como professora e os inúmeros recursos disponiveis para alunos e professores
Ao longo da minha história como professora, observei que muitos alunos aprendem a gramática de forma razoável, ao passo que outros têm bem mais dificuldade. Da mesma forma, alguns se preocupam muito com pronúncia e vocabulário, enquanto outros têm muita vergonha de falar. Essa dificuldade acontece tanto em aula como em situações reais fora da sala de aula, ou mesmo em contextos de viagens ou trabalho. Eles têm muita dificuldade na compreensão auditiva e reclamam que os nativos falam muito rápido e “engolem” as palavras ou alguns de seus trechos etc.
Hoje em dia, existem perfis do Instagram que oferecem planos de aula prontos para serem usados por professores de inglês, facilitando imensamente o nosso trabalho. Há ainda outros que oferecem calendários prontos com as atividades a serem realizadas pelos alunos para praticar o idioma. Existe muita coisa diferente e de qualidade. Muitos professores dando dicas, ensinando pronúncia, vocabulário, gramática etc. Em suma, tem muito material de qualidade tanto para quem quer aprender quanto para quem quer ensinar. A vida dá voltas, mas é necessária a busca dessas ferramentas para virarmos a chave.
Aprender uma língua é uma vivência
Então, se existe tanto material, tanta informação, por que tanta gente ainda não fala bem inglês? Para mim, aprender uma língua é uma vivência. É algo que precisa ter início, exposição, repetição e tempo. Esqueça fórmulas mágicas que te ensinam a falar inglês em um pequeno espaço de tempo. Aprender inglês é uma construção.
Se você já saiu do seu país, mas ainda não fala inglês, está passando da hora de começar ou continuar a estudar. O inglês é indispensável para que você consiga um bom trabalho e possa se comunicar com pessoas de outras nacionalidades. Sabe o conselho de usar protetor solar quando vai à praia? Dou o seguinte conselho: Vai para o mundo, aprenda inglês! Aí você perceberá que a vida dá voltas e que o inglês poderá se tornar um caminho para te ajudar em seu objetivo.
Recentemente, criei um perfil no Instagram chamado @lorenatradutora e venho pesquisando diversos sites e outros perfis de inglês para trazer o melhor que há para quem quer estudar e melhorar seus conhecimentos na língua inglesa.
Neste link você encontra algumas dicas sobre como aprender um novo idioma.
Como ajudar expatriados a falar melhor em inglês?
Meu desejo agora é reunir as principais dificuldades dos alunos e trazer soluções para essas questões e outras que eu possa vir a identificar. Sinto muita alegria quando vejo meus alunos falando inglês em viagens, congressos, no trabalho, escrevendo artigos científicos etc. É muito gratificante ver o progresso das pessoas, principalmente daquelas que nem acreditavam que fosse possível aprender e muito menos se comunicar em inglês.
Acompanho à distância, pelo Instagram, o sucesso de antigos alunos, que moram no exterior e no Brasil. Vejo como alguns deles atualmente usam o inglês para se comunicarem rotineiramente. Quantos a outros que, mesmo continuando a falar português no seu dia a dia, evoluíram bastante em suas vidas através do aprendizado desse idioma. Fico muito feliz por saber que o inglês, de uma forma ou de outra, fez a diferença em suas vidas. Isso comprova as voltas que a vida dá a partir do aprendizado desse idioma.
Sigo criando conteúdo com diversas dicas no meu perfil do Instagram (@lorenatradutora) para que as pessoas que queiram ou precisem aprender inglês possam usufruir das minhas indicações. Disponibilizo, no Instagram, sugestão dos mais diversos sites onde podem praticar exercícios de gramática, leitura, compreensão auditiva. Podem ainda ouvir músicas acompanhando e completando as letras, assistir pequenos vídeos de séries em inglês com exercícios relacionados, realizar exercícios de escrita, ditado etc.
Vale a pena conferir e compartilhar com os amigos. No Instagram conta muito a participação dos seguidores. Por isso, se você gostar do meu conteúdo, deixa sua curtida nas postagens e comenta para eu saber como posso ajudar mais. Se tiver interesse em desenhar um plano de estudos para você, fala comigo no Instagram e vai me acompanhando. Em breve vou ter novidades para apresentar.
“Sou Lorena Paula, Advogada, Tradutora Juramentada e Professora de Inglês. Sou expatriada no Porto, Portugal desde 2021. Adoro estudar e falar inglês. Sempre foi minha paixão. Sou muito comunicativa e adoro ensinar inglês! Voltando a ensinar, dessa vez, de forma online. Meu desejo agora é ajudar o maior número possível de pessoas através do ensino da língua inglesa. Se você estiver interessado em conhecer o meu trabalho, me segue lá no Instagram: @lorenatradutora”