Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Batu Caves: um incrível templo na Malásia!

Última atualização do post:

Foto para mostrar a estatátua gigante

Hoje vamos falar um pouco sobre uma das principais atrações turísticas da Malásia e que com certeza você já viu alguma foto circulando aí pelas redes sociais: esse local é Batu Caves!

Então, vem com a gente conhecer tudinho sobre esse lugar espetacular!

Acompanhem:

Sobre Batu Caves

Batu Caves é uma colina de calcário e possui diversas cavernas e templos hindus no distrito de Gombak, a aproximidamente 15Km das Petronas em Kuala Lumpur. É um dos Santuários hindus mais famosos fora da Índia e dedicado ao Lorde Murugan, portanto, você não pode deixar de conhecer!

Mas, quem foi Lorde Murugan? Lorde Murugan é um Deus hindu da guerra, ou seja, uma divindade muito importante na Índia e, por isso, logo na entrada de Batu Caves você encontra uma imensa estátua dele na cor dourada.

Certamente, se você já pesquisou sobre a Malásia, viu dezenas de fotos de Batu Caves com a estátua dourada e a escada colorida ao fundo!

Batu Caves
Batu-Caves – arquivo pessoal

Vamos conhecer um pouco mais sobre a estátua de Lord Murugan:

  • É a maior estátua de uma divindade hindu na Malásia;
  • É uma das maiores estátuas do mundo de Murugan (42,7 metros);
  • Demorou 3 anos para ser construída, foi inaugurada em janeiro de 2006;
  • Toda feita em concreto;
  • Foram utilizados 300 litros de tinta dourada para pintar a estátua. Ela não é de ouro.

Além das informações acima, se quiser conhecer um pouco mais sobre a história de Batu Caves, recomendo esse link da Wikipedia sobre Batu Caves

O que você vai encontrar em Batu Caves

Ao chegar em Batu Caves, você vai encontrar 2 estátuas: a da esquerda que é uma estatua esverdeada do Deus macaco Hanuman e que marca a entrada da caverna de Ramayana e a da direita que é a do Lord Murugan.

Para acessar a caverna de Ramayana você paga RM 5 ($1,24) e em seu interior você vai encontrar, por exemplo, a história de Lord Rama, do hinduísmo e seus deuses de uma forma cronológica através das imagens postas nas paredes da caverna.

Entrada da Gruta de Ramayana
Entrada da Gruta de Ramayana – arquivo pessoal

Existe também uma grande escadaria no final da caverna que leva a um portão fechado com um calcário. Para mim não representou muita coisa, mas, conversando com pessoas locais, o calcário representa Shiva.

Já do seu lado direito você vai encontrar a estátua do Lorde Murugan e a escadaria colorida com 272 degraus que levam à uma outra caverna vista como “A” Batu Cave por excelência.

Essa caverna é composta por duas enormes grutas com vários templos e santuários, e, portanto, é o principal centro de vários rituais religiosos diários, com especial destaque para o Festival Thaipusam que decorre todos os anos por altura dos meses de Janeiro/Fevereiro. Este é também o local onde irás encontrar mais macacos, com inúmeros “amiguinhos” a correr e a escalar as paredes das cavernas num vai-e-vem sem fim! A entrada é gratuita.

Festival de Thaipusam

Mais de um milhão de hindus se reúnem todos os anos em vários templos em todo o país para celebrar Thaipusam. A data exata deste importante evento hindu é baseada no dia de lua cheia no mês de tailandês (janeiro / fevereiro) no calendário hindu. Thaipusam é uma celebração dedicada à divindade hindu Lord Murugan. As celebrações acontecem em grande escala em Batu Caves.

Os devotos se preparam para a ocasião purificando seus corpos por meio de jejum e abstinência, e geralmente seguem uma dieta vegetariana por um certo período de tempo. Muitos devotos começaram a pagar penitência alguns dias antes do festival propriamente dito, carregando o kavadi (uma estrutura decorada com a imagem de várias divindades, incluindo Lord Murugan) em seus ombros e pal kodum (potes de leite) transportados acima de suas cabeças.

Mas, esse é um tema para o próximo artigo! Fique ligado!

Dicas para visitar Batu Caves!

Para que você aproveite ainda mais seu passeio por Kuala Lumpur, Batu Caves e arredores, fique ligado nas dicas:

  • Use e abuse do protetor solar! A Malásia é um país muito quente e a temperatura média gira em torno de 35°C.
  • Vá com um sapato confortável! De preferência tênis.
  • Use roupas leves.
  • Cuidado com os macacos! Apesar de serem fofinhos, eles roubam suas coisas em um piscar de olhos! Fique atenta(o).
  • Se mantenha hidratado.
  • Se tiver dificuldade de locomocação, não suba as escadas.
  • Antes de entrar nos templos, lembre-se de tirar os sapatos.

Espero que vocês tenham curtido o conteúdo e se ligue que no próximo artigo vamos falar sobre o Festival de Thaipusam! Até mais!

Leiam também outros artigos da autora aqui

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Cinthia Martins

Cinthia Martins

Olá! Muito prazer! Sou Cinthia Martins, mineirinha, engenheira de segurança do trabalho e meio ambiente. Atualmente moro na Malásia, na cidade de Johor Bahru, e quero dividir com vocês minhas experiências e um pouquinho da cultura do sudeste asiático. Vamos juntos descobrir mais um pouquinho desse país maravilhoso! 😊 Um grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete + dezesseis =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.