Continuando com nossa série de atrações turísticas não convencionais na Inglaterra, no tour de hoje vamos conhecer Brownsea Island, o berço do Escotismo.
Brownsea Island é uma ilha conhecida no mundo todo, pois foi lá que, em agosto de 1907, Sir Robert Baden-Powell realizou o primeiro acampamento escoteiro da história. Mais de um século se passou, muita coisa mudou na ilha mas, a principal atração continua sendo sua ligação com a história do Movimento.
Movimento esse que me ensinou sobre a ilha, seu visitante mais ilustre e o evento histórico que mudou a minha vida, a do meu filho e de milhões de jovens no mundo todo.
Mas mesmo afastada do Movimento desde 2018, continuo vivendo sobre o juramento que fiz. Afinal:
“UMA VEZ ESCOTEIRO, SEMPRE ESCOTEIRO! UM POR TODOS, E TODOS POR UM!”
Visitante ilustre
Sir Robert Baden-Powell, ou simplesmente BP, como é chamado dentro do Movimento, foi General do exército inglês e herói na II Guerra dos Bôeres na África do Sul em 1988. No entanto, ele se tornou conhecido mundialmente quando se aposentou. Só então ele teve tempo para, usando seus conhecimentos militares, desenvolver o programa de educação não formal que se tornaria o maior Movimento para jovens do mundo.
O acampamento realizado por BP em Brownsea foi um experimento tão bem sucedido que, menos de um ano depois, ele lançou o livro Escotismo para Rapazes. No livro ele explicava os conceitos básicos do novo Movimento. Entre eles, as Leis do Escotismo e a importância da participação dos adultos como facilitadores das atividades propostas. Um dos livros mais simples que já li. E no entanto causou um impacto permanente em minha vida.
A estátua do fundador, com seu icônico uniforme de calças curtas e o chapéu de quatro dobras, fica no píer da cidade, e é um local quase místico. É difícil descrever os sentimentos que a expressão contemplativa do Primeiro Chefe Escoteiro Mundial despertaram em mim. Como mãe de escoteiro e ex escotista, posso dizer que foi uma experiência inesquecível.
A vista do píer é uma atração à parte. E é de lá que partem os barcos em direção à Brownsea Island.
A ilha
O transporte até a ilha é feito por barcos e a viagem pode ser considerada um atrativo por si só, afinal, “é preciso sair da ilha para ver a ilha“. Dei nota dez nos quesitos segurança e conforto, apesar de considerar o passeio curto.
A ilha faz parte da Reserva Natural de Purbeck, uma espécie de parque nacional protegido por lei. No entanto, visitantes são muito bem vindos. E para que eles aproveitem ao máximo, existem inúmeras trilhas para caminhada e vários espaços para piquenique. Além, claro, dos parquinhos infantis construídos com materiais naturais da ilha. Aconselho levar protetor solar, repelente de mosquitos e claro, água.
Passado e presente caminham lado a lado em Brownsea Island, o berço do Escotismo. É possível visitar o local histórico onde BP e os primeiros escoteiros acamparam – com a ajuda de um guia voluntário local, se preferir. E também reviver a experiência deles e acampar na ilha. Para isso é preciso agendar com antecedência no site da National Trust, a administradora do local, pois o número de visitantes é limitado. Admiro a forma como a tecnologia está à serviço da preservação histórica e natural da ilha.
O castelo de Brownsea foi construído entre 1545 e 1547 por Henry VIII com a finalidade de proteger a baía de Poole de possíveis ataques franceses. Porém, foi transformado em hotel na década de 60. Como conserva muito de sua originalidade, hoje é usado como restaurante e café. Recomendo ainda uma visita à loja de souvenir. Enviei um cartão postal para o meu antigo grupo escoteiro no Brasil de lá.
Poole e arredores
A ilha de Brownsea pertence ao município de Poole, uma pequena e acolhedora cidade que tem muito a oferecer aos turistas, especialmente no verão. E como o verão inglês é muito curto, aconselho então a não perder tempo e incluir esse destino nas próximas férias.
Os quase cinco quilômetros de areia dourada das praias de Poole atraem visitantes do país todo. E, apesar da água fria e escura para os parâmetros brasileiros, o chamado do mar é quase que irresistível. Bom, pelo menos para mim.
A enseada natural de Poole é considerada a maior da Europa, criando um local perfeito para a prática de esportes aquáticos. Aliás um dos eventos esportivos mais populares é o Campeonato de Pólo Aquático de Praia, que estará de volta em setembro deste ano, atraindo grandes nomes do esporte e uma legião de fãs.
Para quem gosta de liberdade e autonomia é possível alugar um barco e explorar as várias ilhas da região, das quais Brownsea é a maior. Ou, se preferir, assistir o Festival Aéreo de Bournemouth (praia preferida dos expatriados brasileiros na Inglaterra) em alto mar. Este ano o festival será realizado entre 1 e 4 de setembro e eu quero ir novamente. Além do show dos aviões, eu amo as comidas de rua que servem durante o festival.
Em Poole, assim como em toda cidade litorânea, é possível pescar, visitar museus (entrada gratuita), comprar souvenir, apreciar a vista e comer em um restaurante requintado. Mas a minha refeição preferida foi, sem dúvida, degustar o tradicional fish & chips inglês sentada a beira mar enquanto apreciava o pôr do sol.
Morador ilustre
Brownsea Island é um dos poucos lugares no Reino Unido onde é possível observar esquilos vermelhos em seu habitat. Cerca de 250 desses animais vivem na ilha e podem ser vistos subindo e descendo das árvores em busca de alimento. Mas em nossa visita (início de agosto) vimos apenas dois esquilos vermelhos.
O início do outono (final de setembro) é a melhor época para observá-los, pois é quando estão ocupados estocando comida para o inverno que se aproxima. A escolha do lugar perfeito para esconder o estoque de nozes é um processo demorado e, para eu que apenas observava, muito divertido.
Este ano a ilha estar aberta para visitações desde 19/03/22. Por isso para mais informações sobre valores e como agendar sua visita estão disponíveis no site da National Trust.
Para quem assim como eu mora na Inglaterra e tem filhos, uma dica de atividade extra curricular para o desenvolvimento de habilidades físicas e intelectuais é fazer parte do Movimento Escoteiro. Por isso segue o link para informações e inscrições no site Scouts.org.uk.
Cliquem aqui para mais textos da autora
Sou paranaense, expatriada em Londres desde 2016. Bahcarel em Turismo por formacão, administradora de profissão e escritora por amor. Apaixonada por livros, viagens, fotografia, artesanato, jardinagem e camping. Mãe orgulhosa de um adolescente e namorada de um verdadeiro lord inglês, com quem estou descobrindo a ilha da Rainha. Para acompanhar minhas aventuras pela Inglaterra me sigam no Instagram.
Respostas de 4
Vontade de ler mais e mais…..
Quero o livro inteiro , onde posso encontrar ????
Desejo muitas aventuras e que venha correndo nos contar 😘
Sensacional, Isabel! 👏🏼👏🏼 Obrigada por compartilhar essa aventura e toda história com a gente! SAPS ✌🏽🐺
Oiii Isa que delícia de experiência!!
SAPS
Com carinho Ju Santos.
um dia vou conferir de perto suas dicas!!