Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

País de Gales

Última atualização do post:

Snowdon Summit, País de Gales - arquivo pessoal
Snowdon Summit, País de Gales - arquivo pessoal

A primeira vista, a geografia inglesa é um verdadeiro desafio para os expatriados. Mas com o tempo, e algumas viagens, fica mais fácil entender o que é Inglaterra, País de Gales, Grã-Bretanha ou Reino Unido.

Quando falamos da Grã-Bretanha, estamos nos referindo à Inglaterra, País de Gales e Escócia. Por outro lado, quando dizemos Reino Unido, além desses três países, incluímos a Irlanda do Norte.

Apesar de o inglês ser a língua comum dos quatro países, apenas a Inglaterra não possuí uma segunda língua oficial.

País de Gales ou Wales

Quando criança estudei sobre o País de Gales na escola e sempre ouvia referências ao país na televisão brasileira. Mas nunca passou pela minha cabeça que um dia eu iria conhecê-lo.

No entanto, quando me mudei para a Inglaterra, percebi que seria um dos primeiros países europeus que eu visitaria, já que não é preciso nem passaporte para entrar em seu território.

Localizado no sudoeste da Grã-Bretanha, é famoso por seu litoral repleto de penhascos, os parques nacionais cheios de montanhas, a língua galesa e a cultura celta.

A capital do País de Gales é Cardiff, mas o principal destino turístico do país é o Parque Nacional de Snowdonia.

País ou principado?

O nome já diz: País de Gales. No entanto existem muitas peculiaridades que, por vezes, confundem os visitantes.

Por exemplo, o herdeiro do trono inglês é também o Príncipe de Gales. A moeda utilizada no país é a libra inglesa, e o Welsh é apenas um dos idiomas oficiais, sendo o inglês a língua mais utilizada.

A linha que impede o país de ser um principado inglês é tão tênue quando a fronteira geográfica. Existe, mas quase ninguém vê.

Nota-se que estamos em solo Welsh quando as placas de trânsito se tornam impronunciáveis e os imponentes dragões vermelhos substituem as bandeiras do Reino Unido nas fachadas.

Snowdon summit

O Parque Nacional de Snowdonia atrai praticantes de montanhismo não apenas da Inglaterra, mas da Europa toda.

As várias montanhas existentes no parque proporcionam desafios para amadores e profissionais. Sendo o Snowdon Summit o pico mais alto não apenas de Wales, mas de toda a Inglaterra.

O nome Snowdon vem do Saxão, snow dune, e significa montanha de neve. No entanto, é no verão que as coisas ficam movimentada por lá, pois é quando a vista pode ser melhor apreciada.

Garantia, no entanto, não existe. Pois apesar de o dia estar lindo quando iniciamos a subida do Snowdon Summit, assim que chegamos perto do topo, a neblina se tornou densa e não foi possível enxergar mais de dez passos a nossa frente.

País de Gales
Snowdon Summit: neblina e frio a mais de mil metros acima do nível no mar. Foto – arquivo pessoal.

Existem vários caminhos que levam ao topo da montanha. Alguns mais fáceis e mais longos, outros mais difíceis, porém, mais curtos. E existe, ainda, a possibilidade de subir de trem.

A charmosa “maria-fumaça” oferece o passeio entre abril e setembro e fecha durante o inverno, quando a neve cobre a montanha e transforma completamente o cenário.

Outras informações e reservas pelo site Snowdonrailway.co.uk/.

O dragão de Wales

Se você, assim como eu, gosta de histórias fantásticas, que misturam conquistas humanas com a magia dessas criaturas místicas, preste muita atenção nos detalhes ao visitar o País de Gales.

O dragão de Wales está em toda parte. Reproduzido em diversos materiais – ferro, madeira, plástico, tecido – e diferentes tamanhos, o símbolo nacional se faz presente em fachadas, muros, parques, postes, jardins e onde mais a criatividade permitir.

A história do dragão de Wales é tão antiga quanto o próprio país. Conta a lenda que o rei celta Vortigern estava a procura de um lugar para construir seu castelo e, ao encontrar o local ideal, foi alertado por Merlin (ele mesmo, o mago) de que, no lugar escolhido pelo rei para a construção do castelo, havia um lago subterrâneo aonde viviam dois dragões.

País de Gales
Dragão de Wales: o símbolo nacional está em todos os lugares. A língua nacional é um dos maiores orgulhos do povo Welch. Fotos – arquivo pessoal.

Durante as escavações os homens do rei encontram os dois dragões lutando bem feroz entre si. Um era branco, o outro vermelho. Ao final da batalha, o vencedor foi o dragão vermelho.

Alguns estudiosos dizem que o dragão vermelho representa o povo de Vortigern, por sua força e coragem. Outros veem a história como uma profecia da vinda do Rei Arthur. Em todos os casos, escavações feitas no local em 1945, revelaram evidências da existência de um lago e de um forte que datam da época do rei Vertigern.

A bandeira

Apesar de alguns soldados ingleses usarem o dragão vermelho em suas bandeiras a caminho de Roma no século quarto, somente na batalha do Campo de Bosworth, em 1485, quando Henry Tudor derrotou o rei inglês Ricardo III, é que o dragão foi reconhecido oficialmente como símbolo nacional.

Em 1959 a rainha Elizabeth II declarou que “somente o dragão vermelho em uma bandeira verde e branca deveria pairar sobre os edifícios do governo em Wales”.

Mais uma prova de que o País de Gales é um incógnita do ponto de vista geopolítico. Mas um destino irresistível para quem gosta de natureza, cultura e alguns mistérios.

Espero que tenham gostado de conhecer um pouco da história do País de Gales. Se quiser saber mais, deixa um comentário nesse artigo que reponderei com maior prazer.

Cliquem aqui para mais textos da autora

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Isabel Brambilla

Isabel Brambilla

Sou paranaense, expatriada em Londres desde 2016. Bahcarel em Turismo por formacão, administradora de profissão e escritora por amor. Apaixonada por livros, viagens, fotografia, artesanato, jardinagem e camping. Mãe orgulhosa de um adolescente e namorada de um verdadeiro lord inglês, com quem estou descobrindo a ilha da Rainha. Para acompanhar minhas aventuras pela Inglaterra me sigam no Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × quatro =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.