Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Café colombiano – uma cultura deliciosa pelo mundo todo

Última atualização do post:

O café colombiano com seus sabores justifica o turismo para aqui
Uma vista da cidade de Montenegro - Imagem: arquivo pessoal

Que o café colombiano é considerado como um dos melhores, isso todo mundo sabe! Por isso mesmo, por viver aqui na Colômbia, acabei aprendendo a degustar o bom café.

Quando eu vivia no Brasil, não tinha o costume de tomar café, mas ao chegar ao país, passei a me aproximar dessa cultura e hoje aprecio sem moderação. Mas, calma! Não tomo qualquer café!

Após 3 anos de país, fiz um curso super básico, onde aprendi a diferenciar o café comercial do bom café artesanal. Certamente que o curso me abriu a mente para muitas possibilidades do produto, desde gostos, preparos, aromas, até a maneira de plantar e a colheita. Ao final desse artigo, vou indicar o lugar onde realizei o curso.

Café colombiano x café brasileiro

No Brasil cultiva-se o café em áreas montanhosas, mas na Colômbia, eles têm uma combinação especial de altitude, clima e solo que dão um toque diferente ao sabor. Estamos acostumados a um tipo específico de café no Brasil, e esse costume passa de geração em geração. Quem vive no interior de São Paulo, por exemplo, tem a tradição de tomar cafés dos seus familiares.

O café colombiano é conhecido por ser suave, com notas frutadas e florais que o tornam bastante distinto. Seu cultivo ocorre em pequenas fazendas familiares, onde os agricultores têm um cuidado especial com cada grão, desde o plantio até a colheita. Falando em termos técnicos, o café colombiano seria o arábica e, o café brasileiro, o robusta.

Um ponto diferente é que o café colombiano passa pelo processo de lavagem. Aqui se usa um método chamado de “lavado. Ou seja, os grãos são cuidadosamente lavados para remover qualquer resquício de polpa e isso resulta em uma bebida mais limpa e suave.

Alguns tipos de cafés colombianos:

  1. Café Supremo: Este café é cultivado em altitudes mais elevadas, geralmente acima de 1.800 metros. Ele tende a ter um sabor mais complexo e intenso, com notas mais pronunciadas de frutas e flores.
  2. Café de Altitude: Esse café é cultivado muitas vezes acima de 2.000 metros.
  3. Café Orgânico: Este é cultivado sem o uso de pesticidas ou produtos químicos e seguindo práticas agrícolas sustentáveis. Os cafés orgânicos colombianos geralmente têm um sabor mais limpo e natural, com notas terrosas e frutadas.
  4. Além disso, há o descafeinado e um tipo chamado excelso (onde há acidez equilibrada e notas cítricas).

Tomar café colombiano também envolve a experiência e o ambiente
Ambiente agradável da Pergamino Café – Imagem: El Colombiano

Marcas de cafés colombianos

São muitas as marcas, desde a mais barata à mais cara, porém falarei apenas de algumas. Dos mais famosos, eu consumia Juan Valdez, Quindío e Pergamino. Há também as mais acessíveis, que são Tostão e Selo Rojo.

Hoje já me vejo fazendo parte da “seita do café”, e me proponho a não tomar mais dos cafés comerciais. Da mesma forma, aprendi que, mesmo o mais famoso, não significa que é o melhor café. Sendo assim, já não vejo mais o Juan Valdez como a cara do café colombiano. Portanto, posso confirmar que depois que eu fiz o curso de café (que mencionei mais acima), minha mente se ampliou muito.

O que eu consumo atualmente são cafés da Catación Pública, Libertário, Café do San Alberto, entre vários outros. Nesse caso, além de tomar o café, há embutida a experiência do café, o que não significa apenas tomar a bebida. Nesse sentido, os próprios baristas te ensinam mais sobre os grãos, bem como a respeito dos processos envolvidos, tais como métodos de preparo, etc. Mas, de todos os mencionados, eu ainda prefiro o da Catación Pública, pois a própria experiência que eles causam no consumidor é surreal.

Pronto para a experiência do café? Vamos lá!!!

Os cafés colombianos “não comerciais” que eu recomendo

Pergamino Café

Todas as cafeterias da Pergamino estão na região de Antioquia, mais precisamente em Medellín e Envigado.

Estive presente na cafeteria de Medellín, na unidade Cl 10b no bairro Poblado e, certamente, valeu muito a pena. O ambiente é incrível e aconchegante. O atendimento muito bom, e o café delicioso.

Clicando “aqui” você consegue aprender sobre os diversos tipos do café da marca.

San Alberto Cafe

Esse é o café mais premiado da Colômbia e eu o compro de tempos em tempos em casa, porque tanto o gosto, quanto o cheiro me agradam demais. A cafeteria é linda, fica em um lugar turístico em Bogotá, conhecido como Usaquén e é de facílimo acesso para quem não conhece a cidade. Isso facilita muito o passeio, já que encontrar o local é tranquilo.

No entanto, o que eu mais gosto é justamente o da foto abaixo e, especialmente, saboreá-lo no local, pois você consegue provar dele com vários métodos de preparação.

café colombiano e seus sabores suaves e bem cuidados
Um dos cafés que eu mais aprecio: café San Alberto – Fonte: San Alberto

Essa cafeteria tem uma estrutura incrível, bela. Entre ela e o Pergamino, ela sem dúvida ganha no quesito atendimento, sendo de fato a minha preferida. É possível desfrutar ali de um brunch (há muitas opções), ou mesmo tomar aquele café gostoso no fim da tarde.

Há unidades disponíveis em Bogotá, ao Norte (Usaquén), centro, departamento de Quindío e também em Cartagena!

Para mim, a melhor cafeteria de Bogotá: café colombiano e experiência

Catación Pública – café colombiano e experiência inesquecível

A MELHOR CAFETERIA na minha opinião (sou bem clubista rs)!

Tanto o atendimento, quanto a experiência são excelentes e os cafés são muito variados. De verdade, não tenho nada de que me queixar desse local, ainda mais porque foi aí mesmo que fiz o curso. Logo farei outro, de métodos de fazer o café . Além disso, eles ainda oferecem o de barista, que é um curso longo, mas de maior especialização. Por certo, para conhecer bem do assunto, há que estudar.

Conheca sobre o café colombiano e o melhor dessa iguaria direto da Colômbia.
A minha cafeteria preferida: Catación Publica – Fonte: TripAdvisor

O atendimento é surreal e os meninos fazem questão de explicar de onde veio o café, métodos de preparo, e te deixam o mais à vontade possível!!

Eles têm unidade em Bogotá e em Armênia, que fica em Quindío.

Quindío – afinal que lugar é esse?

Quindío é um dos departamentos (=estado) mais importantes da Colômbia quando se trata de produção de café. Ao mesmo tempo, é a famosa região do café, o famoso “Eje Cafetero”. Ele se destaca pelo seu solo fértil, altitude ideal e clima temperado que favorecem a produção de cafés de alta qualidade.

A cidade de Armenia, que é a capital do Estado (departamento), é um dos principais centros da cultura cafeeira colombiana. Nessa região há o Parque Nacional do Café, um espaço turístico que explora a história e o processo de produção do café no país. As paisagens do local estão na lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO.

Estivemos em Quindío em 2021 e queremos voltar ainda esse ano. Ficou curioso? Te convido a ler o artigo sobre.

Quindío é especial! Visite e aproveite de uma das melhores coisas que a Colômbia pode te proporcionar: o café!

About The Author

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no X
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Compartilhe no Telegram
Compartilhe no WhatsApp
Picture of Gabi Luspa

Gabi Luspa

¡Saludos! Sou a Gabi, nutricionista, e moro na Colômbia com minha família, mais precisamente em Bogotá. Sou apaixonada não só pela cidade, mas como por toda a Colômbia e fico muito feliz em poder dividir minhas experiências com todos vocês :)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove − dois =

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.