Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O Carnaval na Croácia

Última atualização do post:

Carnaval na Croácia
Créditos: Pixabay

O que faz uma carioca largar o Carnaval do Rio de Janeiro e o Reveillon de Copacabana para vir morar na Croácia? Essa pergunta é feita quase que todas as vezes em que conheço alguém por aqui. Depois de um certo tempo vivendo no país, a gente se acostuma e se adapta a diversas formas de cultura e diversão.

E como é o Carnaval aqui na Croácia? Os croatas gostam de festas, de celebrar Carnaval? Eu acredito que sim, pois o terceiro maior Carnaval do mundo acontece todos os anos na cidade de Rijeka, no litoral croata. E como surgiu essa ideia de trazer o Carnaval pra Croácia?

Bem, na verdade, o Carnaval é uma forma encontrada por muitos, insatisfeitos com o sistema, de se rebelarem. Tanto que, no final dos dias de festa, os croatas elegem um personagem (geralmente político) para ser o Pust, e o queimam, assim como fazemos no Brasil com o Judas.

Créditos: Pixabay

Carnaval em Rijeka

Você acredita que morando há 9 anos aqui, ainda não fui a Rijeka ver de perto o Carnaval da cidade? Sempre estou por Split e por aqui as coisas também são animadas!

O que é mais estranho pra mim, claro, é o fato de o Carnaval ser celebrado durante os meses de frio, e as pessoas estão vestidas com fantasias pesadas e caprichadas. Coisa que não acontece no Rio, por exemplo, quando o que mais vimos são pessoas com o mínimo de roupa possível.

As temperaturas por aqui nessa época variam entre 10 e 15 graus e, estranhamente, esse ano quase não se sentiu o frio do inverno como nos anos anteriores. Mas eu, que sinto frio de qualquer forma, creio que nunca vou me acostumar.

Mas mesmo assim, seguindo a tradição brasileira, há algumas meninas corajosas que se vestem com adereços típicos do Rio e saem por aí sambando! É até engraçado de se ver como elas têm coragem de enfrentar aquele vento frio em cima de um salto alto e biquini minúsculo!

Leia mais sobre a Croácia aqui.

Turistas de todo o mundo na Croácia

Com relação ao número de turistas que visitam o país durante essa época, é claro que é bem menor se comparado aos milhões de foliões pelas ruas do Rio e Sambódromo. No entanto, a festa por aqui se tornou tão popular que todos os anos, mais e mais turistas vêm para visitar e ver as atrações durante quase o mês de fevereiro todo.

No ano passado, se contabilizou cerca de 10 mil pessoas pelas ruas de Rijeka, a famosa Korzo, e a cidade ganhou o prêmio de ” Melhor Cidade” nos quesitos criatividade e originalidade.

Carnaval em Samobor

Com mais de 200 anos de tradição, o Carnaval em Samobor (região próximo a Zagreb) é super famoso, principalmente entre as famílias que levam seus pequenos enfeitados e fantasiados.

Grupos locais vestidos com as mais variadas fantasias desfilam pelas ruas do bairro, cantando músicas locais e dançando no estilo croata. É um momento bastante esperado o ano todo, pois logo depois do Carnaval se tem a impressão de que a primavera logo vai chegar.

Carnaval em Split

Durante 10 dias, a cidade de Split celebra, principalmente pela Riva e ao redor do Palácio, o Love Carnival (assim é denominada a festa por aqui). São várias atrações acontecendo ao mesmo tempo: workshops para crianças, apresentações de crianças das escolas e jardins de infância, grupos de dança, festa de ritmos variados como salsa, tango, música eletrônica e folclórica.

Assim como acontece em Rijeka, existe também a procissão onde o Pust é queimado, e todo ano um político local é escolhido para ser “malhado”.

Dá pra ver que, seja no interior ou litoral, os croatas também sabem celebrar Carnaval!

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Debora

Debora

Sou Debora, carioca de Niterói e moro na Croácia. Trabalho como produtora de conteúdo e redatora em redes sociais, sites e blogs. Sou também professora de línguas (inglês e português para estrangeiros) e tradutora EN-PT). Antes dessa mudança total em minha vida de expatriada, trabalhei como professora de inglês em diversas escolas de línguas no Brasil e também em empresas com a Petrobras e Vale do Rio Doce. Fui recepcionista bilíngue em eventos voltados a plataformas de petróleo e gás. Viajei o mundo e conheci os 5 continentes e mais de 60 países, a bordo de navios de cruzeiro da empresa Royal Caribbean, onde era recreadora infantil.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + nove =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.