Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Celebridade Gastronômica do Québec – Poutine

Última atualização do post:

Celebridade Gastronômica do Quebec
Prato típico de Quebec - Imagem: Shutterstock

O simples é o bom! A celebridade gastronômica do Québec, e mesmo além das fronteiras da província francesa do Canadá, é o poutine. Dá água na boca só de olhar. Se você vier ao Canadá, especialmente à Québec e não experimentar o poutine, definitivamente você não conheceu o queridinho da gastronomia canadense.

Um prato clássico de apenas três ingredientes: batata frita, molho escuro marrom à base de caldo de carne e queijo semelhante ao tipo coalho. E o melhor, você pode degustar este prato típico da cozinha quebequense em todas as estações do ano. E já aviso, você nunca mais comerá batatas fritas sem pensar no poutine

As origens do poutine

Até meados do século XX não se conhecia o poutine, já hoje você o encontra nos melhores restaurantes e também em lojas de fast food.

Foi no final dos anos 1950, em lanchonetes na zona rural de Quebec, que este prato apareceu pela primeira vez. Não se conhece as origens precisas do poutine, apesar disso há um consenso de que a receita se desenvolveu em várias etapas.

A proximidade das fábricas de queijo no centro do Québec desempenhou um papel crucial. Na região várias cidades e até várias famílias se declaram os autênticos criadores do poutine.

Em Warwick (perto de Victoriaville), Fernand Lachance, que dirige o Café Idéal (rebatizado de Le Lutin qui rit), disse que acrescentou coalhada de queijo às batatas fritas em 1957, a pedido de Eddy Lainesse, um de seus clientes regulares na época. Fernand Lachance imediatamente teria respondido ao seu cliente:Isso vai fazer você um maldito poutine !” antes de servir a mistura em um saco de papel.

Em 1963, Lachance começou a servir o poutine em um prato para evitar que houvesse muitos detritos nas mesas. Com os clientes reclamando de que as batatas fritas esfriavam muito rápido no prato, ele decidiu molhar as batatas fritas e o queijo com molho para manter o prato quente. 

Em Drummondville, Jean-Paul Roy afirma ter inventado o poutine em 1964. No seu restaurante Le Roy Jucep oferecia batatas fritas com um molho especial desde 1958, na forma de um prato chamado “molho de batata”.

Percebendo que as vezes os clientes adicionavam coalhada de queijo às batatas fritas, ele decidiu incluir o prato ao seu cardápio com o nome de “queijo-batata-molho”.

Derivação da palavra

Verdade que o prato não tem uma apresentação muito bonita e em razão disso, por muito tempo, teve uma reputação negativa.

A palavra poutine deriva da palavra em inglês pudding, que descreve uma mistura geralmente pegajosa de vários ingredientes. Já em Quebec, poutine é gíria e significa bagunça. Além dessas ainda existem mais de uma dúzia de outras explicações , incluindo uma na qual a palavra veio do francês potin (patê) e poutitè (ensopado de batata).

Da popularidade à celebridade

Comida de rua popular, ele rapidamente fez seu nome nos cardápios de food trucks que operam em Quebec e Ontário. A sua popularidade chegou a grande cidade de Montreal em 1983. 

Com sua popularidade crescente, houveram várias versões deste prato, incluindo o poutine italiano (servido com molho de espaguete ou salsichas), o poutine vegetariano (com molho de cogumelos e vegetais) e o poutine irlandês (com bacon). As variações regionais incluem o galvaude, na Gaspésie, preparado com frango e ervilhas, e o poutine Montreal, feito com carne defumada, para citar apenas dois.

Celebridade além das fronteiras

No início da década de 1970, esse prato célebre já podia ser degustado em cidades distantes como Nova York e Nova Jersey, onde ficou conhecido como “disco fritas”, porém estes eram preparados com muçarela ralada. Já para os mais conservadores, o poutine autêntico é aquele que contém grãos “elásticos” de queijo como os produzidos na região de suas origens.

A celebridade gastronômica ultrapassou fronteiras. Hoje em dia você encontra o poutine em diversos outros lugares do mundo, como na praia isolada de Zipolite, no México, no Royal Decameron Hotel no Panamá, Tryp Cayo-Coco e Melia Las Dunas Hotels em Cuba. E chegou mesmo a Europa e a Ásia.

Na Europa, atualmente, podemos degustar o prato no restaurante Le Québec na principal rua de pedestres de Nice, no restaurante Frittiersalon em Berlim, bem como no pub The Maple Leaf em Londres, Reino Unido. 

Em terras asiáticas é possível experimentá-lo em Hanói no Vietnã, em Xangai na China, em Seul na Coréia do Sul e em Tokyo no Japão. 

Poutine no cardapio de um restaurante em Tokyo, Japão. Arquivo Pessoal

Impacto da celebridade na sociadade

Desde sua origem na década de 1950 lá na zona rural, lembram ? O poutine foi associado à diversos símbolos (politicamente falando). No começo de sua história os canadenses falantes da língua inglesa usavam a palavra para ridicularizar a sociedade quebequense (língua francesa). 

Em março de 2016, surpreendentemente, o poutine foi servido na Casa Branca durante o primeiro jantar entre Barack Obama e Justin Trudeau.

Enquanto as primeiras gerações sofreram o estigma do poutine e preferiram se dissociar do prato. Hoje os jovens do Quebec se apropriaram de forma positiva e afirmativa, tornando-o um símbolo de orgulho cultural.

O prato é celebrado em festivais anuais de poutine em Quebec, em outas províncias do Canadá, e também nos Estados Unidos.

Viva ao Poutine !

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Kelly Silva

Kelly Silva

Brasileira, paulistana, secretária executiva - com ênfase em administração hospitalar, esposa de um canadense, mãe de um menino e influenciadora fitness. Adoro fotografia, arquitetura, decoração, história, dançar, praticar esportes e bater papo tomando um drink. Cheguei ao Canadá em 2014 para uma visita e desde então criei raízes aqui.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − quatro =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.