Quer viajar pela Europa em segurança após a pandemia? Conheça o Certificado Digital COVID antes de planejar qualquer coisa.
Afinal, mesmo nas férias precisamos nos precaver e proteger a família do vírus.
Saiba o que é, que países o reconhecem e o que você precisa fazer para obter um certificado.
O que é o Certificado Digital COVID?
O Certificado Digital COVID é um documento que comprova a sua imunidade ao novo coronavírus SARS-COV-2. Além de incentivar a imunização da população, o certificado facilita a viagem livre e segura de cidadãos residentes na Europa. Ao mesmo tempo, a medida vem para tentar fortalecer a economia e o turismo europeu durante a pandemia.
Que países o reconhecem?
O Certificado Digital COVID foi idealizado pelos os países da União Europeia (UE) desde o dia 1 de julho de 2021. Todos os Estados-Membros da União Europeia o reconhecem, assim como a Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça. Ele não é obrigatório, mas torna mais fácil viajar entre todos esses países.
Quem pode obter o certificado?
Todas as pessoas residentes e devidamente registradas nos países da UE podem obter o certificado. Por outro lado, não precisa ter nacionalidade europeia. Basta estar inscrito no sistema de saúde e ter os documentos em dia.
Quanto custa?
Obter o certificado não tem nenhum custo. Ou seja, é completamente gratuito e você pode obtê-lo através da internet.
Como ele funciona?
O Certificado Digital COVID da UE contém um código QR com uma assinatura digital que garante a sua originalidade. Ou seja, é à prova de falsificações. Quando o certificado é verificado, o código QR é lido e a assinatura verificada.
Cada órgão emissor do certificado em seus países diferentes possui uma chave de assinatura digital própria armazenada num banco de dados seguro. Além disso, os dados pessoais ficam protegidos.
A Comissão Europeia desenvolveu um portal por onde tudo é verificado. Ademais, os diferentes países europeus também têm seus aplicativos que integram as informações aos dados da UE.
Como obter o meu?
Para obter o seu certificado digital COVID, você precisa contactar as autoridades de saúde do país europeu que você vive.
O certificado pode ser obtido por três vias:
- Vacinação: Comprova que o cidadão foi completamente vacinado contra a COVID-19. Entretanto, deve ser por uma vacina aprovada pela UE 14 dias após a toma da última dose;
- Testagem: Comprova que o cidadão realizou um teste à COVID-19 e teve resultado negativo. Válido desde que seja através da apresentação de um teste RT-PCR, RT-PCR em tempo real ou Testes Moleculares Rápidos;
- Recuperação: Comprova que o cidadão se recuperou da COVID-19. Deverá ser apresentada uma testagem negativa após um período de 11 a 180 dias após um teste positivo, com efeito de prova.
Em Portugal
Você deve ter um registro no Serviço Nacional de Saúde (SNS) com um número de utente para obter o certificado no país luso. Seja lá qual for o tipo de certificado, é só preencher com seus dados o formulário do site oficial do SNS e seguir as indicações.
Na Espanha
Os cidadãos residentes na Espanha devem solicitar o certificado em sua Comunidade Autônoma. Além disso, o Ministério da Saúde espanhol emite certificados de vacinação e recuperação, apenas em formato eletrônico, no site oficial. Você também pode consultar o mapa com o andamento da emissão do certificado em sua comunidade.
Na França
Para receber o seu passe de saúde na França, tudo depende do comprovante de saúde escolhido. Portanto, o site oficial do governo francês explica em detalhes cada caso. Saiba como usar o aplicativo oficial TousAntiCovid e o que você deve saber em cada caso, assim também se protegendo.
Na Alemanha
O governo alemão também desenvolveu um aplicativo próprio gratuito para o certificado digital COVID, o CovPass. Ele emite certificados UE de vacinação, recuperação e testagem de forma rápida e fácil através do celular. Da mesma forma, está disponível para todos os residentes na Alemanha.
Na Itália
Sob o mesmo ponto de vista, a chamada Certificazione verde da Itália garante a certificação da União Europeia e também dá benefícios dentro do país. O aplicativo desenvolvido no país é o Immuni, e emite o certificado de graça junto do Ministério da Saúde italiano para todos os residentes.
Veja também como os outros países da União Europeia se organizaram para emitir e ler o certificado digital COVID no site oficial da Comissão Europeia.
Facilite a sua viagem na Europa
Todo mundo adora viajar, mas não podemos nos esquecer de nos manter em segurança. O certificado digital COVID veio para facilitar o turismo consciente e iniciar uma reabertura das fronteiras aos poucos.
Por isso, é uma ótima ideia tirar o seu certificado para viajar livremente na Europa, sempre seguindo as recomendações das autoridades locais de saúde.
É seguro viajar?
No final das contas, você é quem será o responsável pela sua saúde e a saúde das pessoas perto de você. Portanto, deve ser consciente.
Com a certeza de que não está contaminado com o novo coronavírus, ficará mais à vontade para passear e voltar ao normal em um ambiente seguro.
Vários países desenvolvidos ao redor do mundo estão em fases avançadas de vacinação. As pessoas já nem usam mais máscaras em público na Hungria, como foi visto durante a Eurocopa na televisão aberta. O Reino Unido já decretou o Dia da Liberdade. Tudo está caminhando para que voltemos ao antigo normal e há até quem diga que viajar é preciso.
Mas acima de tudo isso, está o bem-estar comum. Tenha consciência de grupo, não coloque a vida de ninguém em risco. Por isso, viaje apenas se estiver saudável.
Letícia Melo é uma redatora e gestora de conteúdo que em 2017 trocou Brasília por Portugal. Formada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Algarve e pós-graduanda em Saúde Mental pela PUC Minas, ela escreve sobre viagem e imigração e seus desafios. Leia seus trabalhos publicados em sites como o Diário de uma Expatriada, Euro Dicas, Viv Europe e muito mais.