O Chile é o país com o maior número de vulcões ativos da América.
São cerca de 500 vulcões considerados geologicamente ativos e 60 com registro de erupção nos últimos 450 anos.
Sendo 2000 vulcões espalhados por todo o país e entre o Chile e a Argentina são 40 ativos.
Vou listar alguns desses vulcões: o Vulcão Villarica, Llaima, Cabulco, Quisapú, Puyehue, Copahue, Láscar, Osorno, Lonquimay, Antuco, Michinmah, Nevado Ojos del Salado, Lanin, Isluga, Mentolat, Callaqui, Peteroa, Tupungato, Tupungatito, Descabezado Grande, Carran-Los Venados, Antillanca, Sollipulli, Quetrupillán, Hudson, Cocovado, e muitos outros.
Os três vulcões mais ativos são o Villarica, o Llaima e o Cabulco.

O Villarica tem uma altitude de 2.840m está localizado na cidade de Pucon, ao sul do país. Então este vulcão está soltando fumaça todo o tempo.
Pois sua última erupção foi em março de 2015 e foi responsável pela retirada de muitas pessoas da cidade.
O Llaima tem uma altitude de 3.125m é um vulcão no formato de cone, está a 80 km da cidade de Temuco. Sua última erupção foi em 2008.
Teve uma coluna de fumaça de cerca de 3.000 metros de altura.

O Cabulco tem uma altitude de 2.015m, está situado na região de Los Lagos também ao sul. Aliás ele teve três erupções em abril de 2015, obrigando a evacuação de muitas pessoas.
O Cabulco é considerado o terceiro mais perigoso em uma lista de vulcões chilenos ativos. Pois ele está bem próximo de lugares povoados.
Leiam aqui também: Patrimônios mundiais da UNESCO no Chile
Outros vulcões
Além dos três vulcões citados destaco também o vulcão Puyehue, na região de Los Lagos. Ele entrou em erupção pela última vez em junho de 2011.
Logo depois da erupção, foi muito complicado para a cidade de Bariloche na Argentina e também para o espaço aéreo brasileiro principalmente na fronteira com o Uruguai, que foi bastante afetada pela fumaça da erupção.
O outro destaque vai para o vulcão Láscar. Localizado no deserto do Atacama, no norte do Chile, e sua última erupção foi em abril de 2006.
As nuvens das erupções vulcânicas são extremamente prejudiciais para a realização de voos. Pois caso entre em contato com algum avião, pode danificar as turbinas, os motores e causar a falta de visibilidade. Pois os gases tóxicos fazem muito mal à saúde.
Mas com toda a certeza ver um vulcão ativo como o Villarica que está sempre saindo fumaça é uma experiência bem legal.
Além disso, aqui no Chile temos a oportunidade também de poder escalar esses vulcões. E não é uma escalada de grandes dificuldades. Até quem não tem experiência pode fazer.
Círculo de fogo do Pacífico
Esta região que está no oeste da América e leste da Ásia e Oceania é uma zona de grande instabilidade geológica, com mais de 40 mil quilômetros de extensão.
Na verdade, o Círculo de Fogo é responsável por cerca de 90% dos abalos sísmicos e de 50% dos vulcões existentes em todo o planeta.
Como resultado, os tremores de terra e os vulcanismos são provenientes do encontro e da interação entre as placas tectônicas.
O Chile é um país com muitos vulcões, com terremoto e tsunamis é geologicamente bem agitado, mas muito bonito. Portanto vale a pena conferir.
Fonte retirada: https://es.wikipedia.org/wiki/Anexo:Volcanes_de_Chile
Leiam aqui meus outros artigos no blog
About The Author
Norma
Norma Sueli Santos Nunes é Gerente de Vendas numa empresa de máquinas para aplicação de Adesivo Hot-Melt. Formada em Estudos Sociais e Geografia, foi professora por 17 anos. Em 1995 foi morar no Chile. Casada há 32 anos, um filho, dois enteados, três noras e dois netos e expatriada há quase 25 anos, em Santiago no Chile. Alegre descontraída e simples na sua vida diária. Viajar é seu maior objetivo. Gosta muito de estar com seus amigos, e procura manter os amigos que tem pelo mundo.
Uma resposta