Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Coaching para expatriados, funciona?

Última atualização do post:

Coaching para expatriados
I AM COACHING - arquivo pessoal

Mudar para um novo país exige muita preparação. Desde cuidar dos seus pertences, escolher seu novo lar, até lidar com as questões que envolvem o seu emocional. Tanta coisa a fazer. Mas, por onde começar? Coaching para expatriados, funciona?

Quando se trata de relocações internacionais, os expatriados muitas vezes não sabem realmente o que esperar até que estejam no meio da situação. A essa altura, eles já estão atrás da curva de aprendizado e experimentando o estresse da transição cultural.

Sintomas como insônia, alimentação insuficiente ou excessiva, autoestima reduzida e até depressão estão entre os mais comuns.

O coaching para expatriados ajuda você a visualizar a sua trajetória de vida para melhor. Pois com a orientação e o apoio de um coach, talvez fique mais fácil de você fazer isso acontecer. Entretanto, são tantos detalhes que às vezes paralisamos e perdemos o foco.

Aliás no meu artigo Como devo me preparar para uma mudança de país falamos sobre como o coaching pré-partida ajuda você a se mudar com expectativas realistas, auto-conhecimento, um bom plano e uma mente aberta.

Portanto cuidar de si é o primeiro passo para você ter sucesso em todas as outras áreas da sua vida de expatriada. Já que a decisão de mudar para o exterior representa um grande salto e há muito a considerar.

Por isso, pode ser muito bom falar com alguém que tenha experiência e pode lhe oferecer ferramentas e técnicas sobre como fazê-lo.

O primeiro passo é o autoconhecimento! O que melhor te descreve?

coaching para expatriados
auto conhecimento – foto unsplash
  • Você se conhece?
  • Sabe quais os seus pontos fortes?
  • Suas áreas para desenvolvimento?
  • Até onde você vai quando encontra desafios?
  • Qual o seu limite para fazer tudo sozinha?
  • Voce pede ajuda?

Saber mais sobre quem você é, quais são suas expectativas, seus sonhos e pontos fortes pode ser o grande diferencial para o seu sucesso como expatriado.” – Coach Adriana Meyer.

Estudos feitos com expatriados destacam alguns tipos mais comuns de perfil de expatriados. Veja abaixo qual deles pode ser o seu?

Sonhador

  • Você sonha com uma vida emocionante no exterior, mas não tem ideia de como tornar seu sonho realidade?
  • Você está considerando uma mudança internacional, mas primeiro quer saber se é a escolha certa?

Planejador

  • Você já decidiu se mudar para o exterior, mas se sente sobrecarregado por ter que desenraizar sua vida?
  • Você é do tipo que gosta de abordar grandes transições com expectativas realistas e um plano sólido?

Novato

  • Você se mudou recentemente para uma nova cidade ou país e está lutando para encontrar seu lugar e propósito?
  • Procura orientações para se instalar, fazer amigos e começar a sentir-se em casa?

Experiente

  • Você já mora em um país estrangeiro há algum tempo, mas sente que algo está faltando?
  • Você está procurando maneiras de se sentir mais instalado, satisfeito ou realizado em sua vida no exterior?

Então após reconhecer o seu perfil de expatriado ficará mais fácil para você traçar metas daquilo que precisa fazer para dar sentido à sua nova vida.

O coaching para expatriados visa facilitar mudanças positivas experimentando novas habilidades e comportamentos até que estes se tornem intuitivos e os expatriados estejam preparados para enfrentar esse novo desafio. – ” Coach Adriana Meyer

coaching para expatriados
coaching para expatriados – foto unsplash

Nesse processo o coach vai estar atento à quatro considerações fundamentais que ajudarão a aumentar a resiliência e a capacidade do seu coachee (cliente em coaching) de alcançar seus objetivos durante sua relocação.

1. Reconhecer e priorizar as necessidades básicas

Como expatriados, nós precisamos “recomeçar do zero” em diversas áreas da nossa vida. Por isso, nossas necessidades básicas podem ficar de lado. O coaching para expatriados portanto pode lhe ajudar a reconhecer e priorizar as necessidades básicas que são importantes para você.

E assim, o coach pode lhe ajudar fazendo “perguntas poderosas” e também as mais simples que irão fundo no coração das suas necessidades básicas.

2. Fornecer estrutura emocional durante a mudança

Com uma mudança internacional experimentamos perdas tangíveis, como nossos objetos pessoais, nosso lar. Mas há também as intangíveis como deixar nossa família e amigos para trás. A falta do papo amigo, da segurança e estabilidade emocional é um preço muito caro que pagamos com a mudança.

Assim, o coaching para expatriados lhe oferece a oportunidade de mapear seus sentimentos e fornecer uma estrutura focada no que chamamos de metas SMART. Ou seja, é um método de definição de metas visando 5 fatores: S= Específica, M= Mensurável, A= Atingível, R= Relevante e T= Temporal.

As metas SMART servirão como um checklist onde você poderá avaliar e medir seu progresso em cada passo.

3. Identificar e reforçar a cultura do país hospedeiro

Quando conhecemos uma nova cultura e vivenciamos ela de pertinho, entendemos que não é a mesma coisa do que estar visitando aquele país. Logo, pequenos hábitos de um país pode representar um desafio para nós expatriados.

Por exemplo culturas mais patriarcais em países como a Índia, China ou até o Catar país onde moro hoje, podem representar um desafio para o expatriado. Então, entender essas diferenças culturais ajuda muito quando você muda para um novo país.

4. Considerar quando precisa de ajuda

Então, se você está nesse processo e sente que sozinho não vai conseguir, peça ajuda. O coaching para expatriados é um investimento de tempo e dinheiro que serão muito bem utilizados.

Os programas de coaching para expatriados servem como um roadmap, uma espécie GPS emocional que lhe ajudará a criar um mindset do crescimento e lhe fornecer as ferramentas necessárias para você passar melhor por essa fase tão importante da sua vida de expatriado. Desde a pré-mudança até a adaptação no novo país.

Você não precisa passar por isso sozinho. No meu programa de coaching para expatriados “Acredite, Transforme e Conquiste” eu ajudo você a identificar as suas necessidades, entender como seus pontos fortes podem ser o seu diferencial e trabalhar suas áreas de desenvolvimento.

Pela minha própria experiência de expatriada por 15 anos morando em 4 países diferentes – Brasil, Emirados Árabes Unidos (UAE), Portugal e Catar, eu sei como é difícil.

Sou Coach PCC credenciada pela ICF (Federação Internacional de Coaching) e profissional parceira aqui do blog “Diário de uma Expatriada” você que é nosso leitor(a) amigo(a), terá uma sessão de descoberta de coaching comigo. Então entre em contato conosco para saber mais detalhes.

Portanto, você irá experimentar o “Coaching para expatriados.” E assim, nos dizer se funciona.

Leiam aqui outros textos da autora

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Adriana Meyer

Adriana Meyer

Adriana Meyer é consultora em Psicologia Empresarial e Coaching Executivo. Mestrado em Ciências Sociais - MSc in Business Psychology - pela Universidade Heriot-Watt (Dubai). Trabalhou em diversos setores para organizações públicas e privadas. Contribuiu com projetos sociais para a comunidade, tanto no Brasil quanto em Portugal. Sua jornada como expatriada a levou a criar um programa de "Coaching para mulheres expatriadas", ajudando nesse processo de mudança pessoal e emocional. Email: [email protected] Twitter: AdrianaMeyer11 LinkedIn: Adriana Meyer

Respostas de 4

  1. Certamente essa matéria foi de extrema importância pra uma vez que pretendo mesmo viver no Qatar nos próximos 5 anos

    1. Olá Zacarias. Muito bom ter o seu feedback aqui no blog. Fico feliz que o meu artigo tenha sido útil para sua fiutura mudança para o Qatar. Eu moro no Qatar há 3 anos e caso necessite de alguma informação, conte comigo. Melhores cumprimentos, Adriana.

  2. Otimo artigo, nos oferece informaçoes de como a transiçao inusitada pode ser bem menos desgastante com auxilio de um profissional que atua passo a passo emocional e estrategicamnete neste processo de mudança ao “mundo novo”, tanto no partir bem como na melhor forma de “la'” ingressar e bem estar.
    Confortante e empolgante.
    Muito Obrigada
    Giovana Rossi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 − 5 =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.