Mudar para um novo país exige muita preparação. Desde cuidar dos seus pertences, escolher seu novo lar, até lidar com as questões que envolvem o seu emocional. Tanta coisa a fazer. Mas, por onde começar? Coaching para expatriados, funciona?
Quando se trata de relocações internacionais, os expatriados muitas vezes não sabem realmente o que esperar até que estejam no meio da situação. A essa altura, eles já estão atrás da curva de aprendizado e experimentando o estresse da transição cultural.
Sintomas como insônia, alimentação insuficiente ou excessiva, autoestima reduzida e até depressão estão entre os mais comuns.
O coaching para expatriados ajuda você a visualizar a sua trajetória de vida para melhor. Pois com a orientação e o apoio de um coach, talvez fique mais fácil de você fazer isso acontecer. Entretanto, são tantos detalhes que às vezes paralisamos e perdemos o foco.
Aliás no meu artigo Como devo me preparar para uma mudança de país falamos sobre como o coaching pré-partida ajuda você a se mudar com expectativas realistas, auto-conhecimento, um bom plano e uma mente aberta.
Portanto cuidar de si é o primeiro passo para você ter sucesso em todas as outras áreas da sua vida de expatriada. Já que a decisão de mudar para o exterior representa um grande salto e há muito a considerar.
Por isso, pode ser muito bom falar com alguém que tenha experiência e pode lhe oferecer ferramentas e técnicas sobre como fazê-lo.
O primeiro passo é o autoconhecimento! O que melhor te descreve?
- Você se conhece?
- Sabe quais os seus pontos fortes?
- Suas áreas para desenvolvimento?
- Até onde você vai quando encontra desafios?
- Qual o seu limite para fazer tudo sozinha?
- Voce pede ajuda?
“Saber mais sobre quem você é, quais são suas expectativas, seus sonhos e pontos fortes pode ser o grande diferencial para o seu sucesso como expatriado.” – Coach Adriana Meyer.
Estudos feitos com expatriados destacam alguns tipos mais comuns de perfil de expatriados. Veja abaixo qual deles pode ser o seu?
Sonhador
- Você sonha com uma vida emocionante no exterior, mas não tem ideia de como tornar seu sonho realidade?
- Você está considerando uma mudança internacional, mas primeiro quer saber se é a escolha certa?
Planejador
- Você já decidiu se mudar para o exterior, mas se sente sobrecarregado por ter que desenraizar sua vida?
- Você é do tipo que gosta de abordar grandes transições com expectativas realistas e um plano sólido?
Novato
- Você se mudou recentemente para uma nova cidade ou país e está lutando para encontrar seu lugar e propósito?
- Procura orientações para se instalar, fazer amigos e começar a sentir-se em casa?
Experiente
- Você já mora em um país estrangeiro há algum tempo, mas sente que algo está faltando?
- Você está procurando maneiras de se sentir mais instalado, satisfeito ou realizado em sua vida no exterior?
Então após reconhecer o seu perfil de expatriado ficará mais fácil para você traçar metas daquilo que precisa fazer para dar sentido à sua nova vida.
“O coaching para expatriados visa facilitar mudanças positivas experimentando novas habilidades e comportamentos até que estes se tornem intuitivos e os expatriados estejam preparados para enfrentar esse novo desafio. – ” Coach Adriana Meyer
Nesse processo o coach vai estar atento à quatro considerações fundamentais que ajudarão a aumentar a resiliência e a capacidade do seu coachee (cliente em coaching) de alcançar seus objetivos durante sua relocação.
1. Reconhecer e priorizar as necessidades básicas
Como expatriados, nós precisamos “recomeçar do zero” em diversas áreas da nossa vida. Por isso, nossas necessidades básicas podem ficar de lado. O coaching para expatriados portanto pode lhe ajudar a reconhecer e priorizar as necessidades básicas que são importantes para você.
E assim, o coach pode lhe ajudar fazendo “perguntas poderosas” e também as mais simples que irão fundo no coração das suas necessidades básicas.
2. Fornecer estrutura emocional durante a mudança
Com uma mudança internacional experimentamos perdas tangíveis, como nossos objetos pessoais, nosso lar. Mas há também as intangíveis como deixar nossa família e amigos para trás. A falta do papo amigo, da segurança e estabilidade emocional é um preço muito caro que pagamos com a mudança.
Assim, o coaching para expatriados lhe oferece a oportunidade de mapear seus sentimentos e fornecer uma estrutura focada no que chamamos de metas SMART. Ou seja, é um método de definição de metas visando 5 fatores: S= Específica, M= Mensurável, A= Atingível, R= Relevante e T= Temporal.
As metas SMART servirão como um checklist onde você poderá avaliar e medir seu progresso em cada passo.
3. Identificar e reforçar a cultura do país hospedeiro
Quando conhecemos uma nova cultura e vivenciamos ela de pertinho, entendemos que não é a mesma coisa do que estar visitando aquele país. Logo, pequenos hábitos de um país pode representar um desafio para nós expatriados.
Por exemplo culturas mais patriarcais em países como a Índia, China ou até o Catar país onde moro hoje, podem representar um desafio para o expatriado. Então, entender essas diferenças culturais ajuda muito quando você muda para um novo país.
4. Considerar quando precisa de ajuda
Então, se você está nesse processo e sente que sozinho não vai conseguir, peça ajuda. O coaching para expatriados é um investimento de tempo e dinheiro que serão muito bem utilizados.
Os programas de coaching para expatriados servem como um roadmap, uma espécie GPS emocional que lhe ajudará a criar um mindset do crescimento e lhe fornecer as ferramentas necessárias para você passar melhor por essa fase tão importante da sua vida de expatriado. Desde a pré-mudança até a adaptação no novo país.
Você não precisa passar por isso sozinho. No meu programa de coaching para expatriados “Acredite, Transforme e Conquiste” eu ajudo você a identificar as suas necessidades, entender como seus pontos fortes podem ser o seu diferencial e trabalhar suas áreas de desenvolvimento.
Pela minha própria experiência de expatriada por 15 anos morando em 4 países diferentes – Brasil, Emirados Árabes Unidos (UAE), Portugal e Catar, eu sei como é difícil.
Sou Coach PCC credenciada pela ICF (Federação Internacional de Coaching) e profissional parceira aqui do blog “Diário de uma Expatriada” você que é nosso leitor(a) amigo(a), terá uma sessão de descoberta de coaching comigo. Então entre em contato conosco para saber mais detalhes.
Portanto, você irá experimentar o “Coaching para expatriados.” E assim, nos dizer se funciona.
Leiam aqui outros textos da autora
Adriana Meyer é consultora em Psicologia Empresarial e Coaching Executivo. Mestrado em Ciências Sociais – MSc in Business Psychology – pela Universidade Heriot-Watt (Dubai). Trabalhou em diversos setores para organizações públicas e privadas. Contribuiu com projetos sociais para a comunidade, tanto no Brasil quanto em Portugal. Sua jornada como expatriada a levou a criar um programa de “Coaching para mulheres expatriadas”, ajudando nesse processo de mudança pessoal e emocional. Email: [email protected] Twitter: AdrianaMeyer11 LinkedIn: Adriana Meyer
Respostas de 4
Certamente essa matéria foi de extrema importância pra uma vez que pretendo mesmo viver no Qatar nos próximos 5 anos
Olá Zacarias. Muito bom ter o seu feedback aqui no blog. Fico feliz que o meu artigo tenha sido útil para sua fiutura mudança para o Qatar. Eu moro no Qatar há 3 anos e caso necessite de alguma informação, conte comigo. Melhores cumprimentos, Adriana.
Otimo artigo, nos oferece informaçoes de como a transiçao inusitada pode ser bem menos desgastante com auxilio de um profissional que atua passo a passo emocional e estrategicamnete neste processo de mudança ao “mundo novo”, tanto no partir bem como na melhor forma de “la'” ingressar e bem estar.
Confortante e empolgante.
Muito Obrigada
Giovana Rossi