A Turquia é um país rico em cores e sabores. Com uma culinária repleta de opções, as comidas de rua são muito populares entre turcos e apreciada por turistas do mundo todo. De fácil acesso e com baixo custo, elas são imperdíveis pra quem vier visitar o país e também um papel muito importante na adaptação dos expatriados, e a comida de rua é o que faz a conexão da fase de adaptação, por ser uma referência em todos os lugares da cidade. Então vem comigo que vou te mostrar algumas dessas comidas de rua aqui em Istambul (e só algumas) das várias opções turcas!
Simit
Essa espécie de bagel coberta com gergelin é ainda mais gostosa do que parece. Os clássicos carrinhos vermelhos que vendem essas comidas de rua fazem parte da paisagem de Istambul, e deixam seu aroma de pão fresquinho por onde passam.
Também é comum ver homens carregando bandejas cheias de simit pelas ruas da cidade. Então eu recomendo comer um acompanhado de um copo de ayran (bebida típica feita com iogurte natural, água e sal). Yummy!
Kumpir
Imagine uma batata assada, bem macia, com manteiga, queijo e mais uma infinidade de opções de acompanhamento a sua escolha? Sim eu sei, não é algo original nem exclusivo da Turquia, ja que podemos achar a baked potato em outro países do mundo inclusive na Croácia, de onde vem o nome conhecido na Turquia.
A batata depois de assada e cortada ao meio, esta pronta para receber o recheio, entre eles: salsicha, milho, azeitona, picles, ervilha entre outros. Portanto quem passar em Istambul e quiser experimentar a batata assada turkish style, o lugar certo é o bairro de Ortaköy do lado europeu da cidade.
Midiye Dolma
Midye (mexilhão) e dolma (recheado). Um mexilhão muito saboroso recheado com arroz temperado com pimenta do reino, pinholi e uma fruta seca chama kuş uzumu (uma groselha passa).
Os vendedores de midye estão espalhados por toda a cidade e é comum vê-los com suas barracas empilhadas de marisco ao lado de limões (como é servida a iguaria). Ao abrir o fruto do mar, você utiliza a propria casca como colher e pode saborear tudo de uma vez mas cuidado! Aliás é impossível comer um só.
Entretanto, caso esteja muito calor, sugiro que ao invés de comprar na rua, você experimente em qualquer restaurante de peixe da cidade por questao de segurança alimentar.
Çiğ Köfte
Ao olhar, até parece feito de carne e antigamente era mesmo. Mas um produto feito com carne crua vendido pelas ruas da cidade não poderia dar muito certo, não é? Portanto, a carne saiu de cena mas o sabor, certamente não!
Uma mistura de trigo para quibe, pasta de pimentão vermelho, pasta de tomate, cebola ralada e pimenta que é misturado com as mãos e servidas em um formato de quibe, moldados um a um.
Alface acompanha o prato que serve como recheio da folha, formando um charutinho sendo por exemplo uma ótima opcão vegana pra quem visitar a cidade!
Lahmacun
Ainda é difícil definir o lahmacun, uns falam que parece uma pizza, outros que se parece mais como uma esfirra, mas a verdade mesmo é que o lahmacun é único.
Primeiramente, uma massa bem fininha quase como um wrap é assada coberta com uma fina camada de carne moída bem temperada. Só isso já seria uma delicia, né? Mas fica ainda melhor com o acompanhamento de alface americana, cebola com um tempero ácido chamado sumac e salsinha.
Ah! Existem as versões com e sem pimenta, então se você é como eu que não gosta de comida apimentada, peça a versão acısız (sem pimenta), caso contrário. acılı (com pimenta) é a sua pedida!
Dürüm
Ah, e quem não gosta de um wrap? Um pão fininho chamado lavaş envolve diversos tipos de recheio. O famoso döner kebab (conhecido no Brasil como churrasco grego) é o rei desse wrap, sendo ele de frango ou carne, acompanhado de batata frita, tomate, alface, cebola e outros.
Uma opção pra quem não quer comer o tradicional döner kebab no pão, por exemplo.
Deu água na boca?
A Turquia tem a sua culinária, herdada da era Otomana e com um mix de Ásia e Mediterrâneo, sendo assim tem uma grande variedade a ser degustada onde cada região tem sua especialidade gastronômica, o que faz com que todas juntas formem um verdadeiro império de delicias. Como se diz por aqui antes e depois das refeições: afiyet olsun! E você gostou de conhecer algumas dessas comidas de rua em Istambul?
Para mais textos da autora cliquem aqui
Merhaba! Eu sou a Carol. Gaúcha de sorriso fácil e que chora em comercial de margarina. Sou mãe do Vítor e da Luna e esposa do Fernando. Ensino inglês para pequenos seres humaninhos e desde 2016 faço da Turquia o meu lar! Compartilho meu dia a dia de expatriada na única cidade do mundo que fica em dois continentes no @aquinaturquia.