Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Morando em Xangai

Última atualização do post:

Xangai

Falar sobre a China é falar sobre uma das civilizações mais antigas do mundo. E por isso mesmo, sobre um país com fortes tradições e um passado rico e fascinante.

Constatamos isso a todo momento, ao atravessarmos uma rua movimentada e barulhenta e nos depararmos com uma casinha típica chinesa com seu telhado típico e encantador, pressionada entre imóveis feiosos, mas com um passado e charmes autênticos.

Xangai

Estou morando em Xangai há quase três anos e posso afirmar que existem mil possibilidades de vivenciar esta cidade imensa, cercada de contrastes e experiências inolvidáveis.

Existem prédios e pontos turísticos que são verdadeiros ícones para todo turista. Passear pelo calçadão do Bund, observando os antigos prédios no estilo Europeu do século 19 é voltar no tempo mas com um “toque” moderno e super urbanizado, com uma iluminação e paisagismo impecáveis. E uma vista estonteante de todo o esplendor do Rio Huangpu.

Do outro lado do Rio Huangpu, podemos apreciar o fulgurante bairro Lujiazui e seu distrito financeiro com suas torres modernas, hotéis de luxo com gigantescas telas luminosas, e a famosa Torre de televisão chamada “The Pearl”.

Morando em Xangai
Vista mais famosa de Xangai – à esquerda, a torre “The Pearl”

Típica cidade chinesa

Esta Xangai tão diversa, não reflete muito bem uma típica cidade chinesa em seu sentido mais tradicional. Já que por ter o maior e mais movimentado porto do mundo, sofreu e sofre forte influência ocidental devido ao enorme comercio internacional.

A China de hoje tem pressa e é intensamente moderna e “high-tech” na maneira de construir, de planejar e crescer. Os índices chineses nos impressionam em todos os sentidos. E asseguro que eles se sentem super orgulhosos deste progresso e desenvolvimento.

É muito comum acordarmos num dia e descobrirmos que uma parte da nossa rua foi totalmente renovada. Ou então, depararmos com uma imensa demolição em ritmo acelerado no prédio bem ao lado da sua padaria predileta. Simplesmente assim, da noite para o dia.

Ah…e os magníficos jardins chineses? Uma mistura da arquitetura tradicional das últimas dinastias em bem cuidados pavilhões com o frescor exuberante de pequenas arvores centenárias (bonsais), de lagos enfeitados de coloridas carpas e minuciosas e bem decoradas pontes.

Morando em Xangai
Um dos pavilhões do Yu Garden em Xangai com suas pontes e telhados

Aliás Xangai possui uma profusão de praças, parques e áreas de lazer que se mesclam silenciosamente com os prédios por toda cidade.

Simplicidade da vida morando em Xangai

Vou contar um fato interessante que aconteceu comigo recentemente.

Acordamos num domingo de abril e fomos eu e meu marido caminhando pelo calçadão bem cuidado, limpo e urbanizado de um dos canais perto de meu apartamento em Lujiazui, um bairro aconchegante no lado do rio Huangpu chamado Pudong.

O céu de um azul pálido e incipiente, não nos animava muito mas surpreendentemente andamos por quase duas horas.

Por todo o trajeto, pássaros cantando nos presenteavam o momento, uma profusão de verde, flores e cores enchiam de alegria nossa caminhada…. aqui e ali crianças sorrindo e correndo com os pais num eterno vai-e-vém.   

Mais adiante, um casal de namorados tirando ‘selfies’ e fotos de flores.

Parque em Pudong
Parque em Pudong

Pouco depois, nos deliciamos pela naturalidade com que três amigas cantavam em um recanto do parque, num karaokê improvisado.

Esta é a Xangai que descubro aos poucos, uma cidade enorme (segundo dados oficiais, cerca de 26 milhões de habitantes) mas com relativa qualidade de vida. Uma cidade dinâmica e aberta a todas as culturas

Se por um lado, temos dias angustiantes de trânsito lento, dias cinzentos e uma nevoa a desafiar nosso sorriso, por outro lado, podemos simplesmente descobrir parques, jardins e lugares muito encantadores.

Lupu Brigde

Eu em frente a famosa Lupu Brigde

Vivendo fora do Brasil

Há quem pense que vida de expatriado seja somente feita de momentos maravilhosos e enriquecedores. Mas nem sempre vivenciamos o “paraíso” fora do Brasil.    

Há dias de muitas saudades, onde temos consciência de que estamos perdendo inesquecíveis momentos no convívio com os familiares e amigos.

Mas o que nos conforta e aquece nossos corações, são estas pequenas experiências que vivenciamos em nosso dia a dia: cenas comuns do quotidiano que poderiam passar desapercebidas pelo turista mais distraído, mas que nos envolvem totalmente pois são de uma banalidade cativante e inesperada.

Ao voltarmos para casa, passamos em frente a um restaurante típico chinês de peixes frescos e mariscos em plena calçada. Onde uma cozinheira chinesa preparava tranquilamente um prato de lesminhas escuras, usando cerca de 10 tipos diferentes de condimentos.

Pessoas comuns, nos mostrando como a vida em Xangai pode ser provinciana e ao mesmo tempo, espetacular.

E assim, voltamos felizes para casa, trazendo pequenos petiscos chineses, frutas doces e generosas. E aquela impressão de que ainda temos muito a vivenciar nesta cidade que nos acolhe e nos fascina.

Xangai
passeios nas horas livres por Xangai – arquivo pessoal

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Desiree Shangai

Desiree Shangai

Sou mineirinha de Belo Horizonte, casada e tenho 3 filhas. Atualmente moro com meu marido em Xangai, na China. Economista de formação, porém há muitos anos me dedico a ensinar piano para crianças. Já morei em 5 países diferentes e penso que mudar faz parte do meu destino. Adoro pão de queijo e um cafezinho acompanhado de uma boa prosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × três =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.