Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Perspectivas no mercado de trabalho em Malta

Última atualização do post:

Mercado de trabalho em Malta
Bruna no seu espaço de trabalho - Imagem: Arquivo Pessoal

Você está iniciando o ano de 2023 com o planejamento de estudar ou trabalhar na Europa? Uma das perguntas mais feitas em várias pesquisas sobre Malta é: Como está Malta e o mercado de trabalho? A resposta é: Estamos vivendo um dos melhores momentos, com boas perspectivas de trabalho em Malta.

Se você está pensando em vir estudar ou imigrar para Malta, é possível encontrar vagas de emprego enquanto você ainda está no Brasil.

O que é necessário?

Bom, primeiramente, eu aconselho sempre fazer um planejamento e uma autoanálise, para minimizar o impacto de uma mudança. Seja ela pra Malta ou qualquer outro país que você esteja pensando em imigrar.

Após isso, vem a famosa frase: “Você fala inglês?” Aí, logo recebemos como resposta, a pergunta: “Mas isso interfere em alguma coisa?” Sim, interfere na sua posição profissional, pois você tem que falar pelo menos um pouco de inglês para trabalhar como garçom, ou até mesmo, na área da limpeza. Com um nível básico de inglês já é possível ir um pouco mais adiante.

O mais bacana é que se você tiver o inglês fluente, conseguirá trabalhar na sua área de atuação, sem precisar mudar tanto. Empresas em Malta já aceitam melhor os estrangeiros e está mais fácil o processo de aplicação de vistos.

Quais são as vagas mais requisitadas?

As áreas mais requisitadas no mercado de trabalho em Malta, são:

TI, Finanças, Contabilidade, Cuidadores de idosos, Área de enfermagem, Setor educacional, Representantes Comercial para Vendas, Empresas de iGaming (cassino).

Sem contar o setor de hospitalidade e turismo, que iniciarão o recrutamento para o verão nos próximos dias.

Empregos na área de construção, limpeza também estão sempre disponíveis.

Como funciona o recrutamento?

Visando facilitar esse recrutamento, hoje, é possível encontrar as famosas RH’s que fazem toda a seleção, como também a aplicação do visto. São as chamadas agências, que geralmente são assessoradas por advogados. Então, dependendo da empresa que está te contratando o processo vai ser de responsabilidade deles, mesmo que precisem subcontratar alguém, e isso é 100% legal.

Uma das minhas dicas é que se você está sendo contratado por uma empresa local, pode iniciar a aplicação do seu visto, de forma segura, estando ainda no Brasil. Isso é super aconselhável, pois assim você já vem com mais segurança.

Algumas pessoas preferem estudar inglês na ilha de Malta, e só depois, iniciar a jornada no mercado de trabalho. É uma opção, mas terás que planejar bem.

O estudante pode trabalhar após os 90 dias de estudos, mas apenas por meio período. Visto que a maioria das escolas oferecem programas de estágios. Eu o aconselho também a procurar o estágio não remunerado como uma oportunidade de estar na área desejada. E se você se esforçar bem, mostrar um bom trabalho, será muito mais fácil a contratação após o período de estágio. Isso sem contar o upgrade que vai ter no seu currículo.

Existem opções para quem tem ensino universitário nas áreas da saúde ou educacional, todavia precisam fazer alguns cursos locais para validar seus certificados e conquistar a nova posição.

mercado de trabalho
Fazer novos contatos é fundamental para o mercado de trabalho – Imagem: Canva

Processo para obter vistos

Por enquanto nós brasileiros ainda não precisamos aplicar para a permissão. Então precisamos ficar de olho e estar atentos quando a nova regra irá realmente iniciar. Mas até hoje, janeiro de 2023, brasileiros têm direito a ficar 90 dias dentro da área Schengen sem visto.

Também é possível estender a estadia por meio de: estudos, trabalho ou situação familiar. Planeje-se!

Primeiramente, o visto como estudante de escolas de inglês irá lhe dar uma extensão e não o famoso ID card que seria o nosso RG no Brasil. Esse visto também não permite extensão para membros da família.

Já os cursos superiores, MBA ou diplomas acima do nível 5, dão o direito de permanecer por um ano na ilha com o famoso ID card, porém sem extensão para família.

Já o Working Permit, o visto de trabalho, você recebe um Blue paper ao dar entrada, é o documento que relata que você, está em processo ou tem um contrato de trabalho com uma empresa. Alguns deles  recebem um adesivo branco que lhe dá permissão de trabalhar enquanto possui esse papel. Caso você não tenha esse adesivo, considere que você não pode trabalhar até o recebimento de seu ID card.

Extensão de visto de família

Para a extensão de visto de família também mudaram as regras. O funcionário precisa ter mais de um ano de trabalho em Malta para aplicar essa extensão aos seus familiares e também precisa ter uma base salarial que assegure o sustento da família e filhos.

É possível conseguir essa estensão, mas terá que se planejar e ter bastante cautela para não ficar ilegal pois existem várias regrinhas. Sem contar, que o Identity Malta está sempre alterando suas regras, então, te aconselho a ter uma assessoria para esse assunto.

Outra dica importante é que  você precisa comprovar as suas primeiras vacinas e ainda assim terá chances de ter que tomá-las novamente, aqui em Malta. Algumas posições precisam também de cursos/certificados que lhe darão uma licença, por exemplo o de manuseio de alimentos (food handling). Fique atento!

Por fim, deixe seu comentário sobre esse artigo e se você tem planos de vir pra Malta? Qual seria a sua área de interesse? Assim poderíamos fazer um texto mais detalhado, de acordo com suas dúvidas.

Até o próximo artigo, espero que tenham gostado.

Bru!

Cliquem aqui para mais textos da autora

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Bruna Maier

Bruna Maier

Bruna Maier é uma mãe solo de três anjos, residente em Malta há mais de uma década e uma empreendedora de sucesso. Como fundadora da UBM Study and Travel, a única agência de turismo brasileira licenciada pela MTA e Cadastur como representante oficial para visitas a Malta, ela é reconhecida por sua expertise na indústria do turismo e intercâmbio. Além disso, Bruna desempenha um papel essencial como mentora, coach e terapeuta sistêmica, ajudando indivíduos a descobrirem seu potencial máximo e superarem desafios em suas vidas pessoais e profissionais. Com sua ampla experiência em quatro continentes, Bruna oferece um serviço personalizado e de qualidade, garantindo experiências enriquecedoras e inesquecíveis para seus clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − 10 =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.