Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como os pets podem melhorar sua vida social

Última atualização do post:

Os pets podem melhorar sua vida
Fonte: Pixabay

Você já parou pra pensar como seu pet pode te ajudar a construir amizades e melhorar seu bem-estar social?

Imagine a seguinte situação: uma cena clássica nos filmes em que o tutor que sai pra passear com o seu cãozinho e conhece pessoas ao longo do caminho. Como isso torna a socialização fácil, né? Mais fácil que  um bom dia no elevador, por exemplo. E a partir daí, pode surgir uma amizade ou até um relacionamento.

Um outro exemplo comum é aquele tutor orgulhoso (“Olha aqui a foto do meu bichinho!”). Os tutores de gatos que me digam sobre aquela pasta separada do bichano pra mostrar a quem aparecer! Minutos deliciosos de uma boa conversa já estão preparados.

Mas essa relação vai um pouco mais longe, e ter um animal de estimação te ajuda a:

1- Manter uma vida social mais ativa

Os tutores de animais fazem amizades mais facilmente e são pessoas mais extrovertidas e amáveis. A psicóloga Fabiana Oliveira reitera que existe um vínculo formado entre o animal de estimação e seu dono. Há de se pensar na empatia estabelecida entre ambos, o que reforça aspectos psicológicos positivos nesta interação, pois envolve emoções e lembranças, o que afeta diretamente na personalidade de ambos.

2- Reduz o estresse

Todo mundo sabe que um dia-a-dia estressante te faz querer sumir de todo mundo e torna a socialização muito mais difícil. Em 1999, Karen Allen, uma cardiologista, provou que pessoas com contato com animais tendem a ter o estresse reduzido e pressão sanguínea normalizada. Ter um animal de estimação reduz a ansiedade  e eleva os níveis de serotonina e dopamina. 

3- Ajuda com a depressão

É sabido entre especialistas que pessoas que tem peludos são menos suscetíveis à depressão, e que os animais funcionam como uma excelente terapia para quem tem a doença. De acordo com a psicóloga Cristiane Blanco, alguns estudos verificaram um aumento da produção e liberação da serotonina e dopamina, hormônios responsáveis pela sensação de prazer e alegria, após 15 a 20 minutos de interação com um cão.

4- Crescer com animais de estimação te faz mais empático

Pessoas que cresceram com animais de estimação tendem a ser mais empáticas, amorosas e extrovertidas, além de mais responsáveis. Essas características com certeza fazem a vida social mais rica para a pessoa e para as demais que convivem com ela. O convívio com eles ainda ajuda no tratamento de alguns problemas infantis, como no caso do autismo e hiperatividade.

A neuropsicóloga Paula Lopes relata que “crianças com autismo têm muita dificuldade no contato social e a simples presença de um animal treinado associada a atividades adequadas para eles auxiliam nesse desenvolvimento”.

Bom, não foi à toa que eu coloquei essa foto do pinscher preto logo no início do texto. Esse cachorro foi muito especial e importante na minha jornada aqui na terra, eu poderia redigir um texto imenso aqui e ainda não conseguiria contar nem a metade das peripécias do Milton Nascimento, ou melhor, Miltinho.

Meu filhote já me rendeu horas de conversas, e meus amigos já chegavam com um: mas como está Miltinho? E senta que lá vinha história. Até hoje eu conto a aventura que ele fez, fugindo de casa por três dias enquanto eu estava desesperada, e resultado: encontrei ele no vizinho dormindo em cima da barriga de um senhor.

Mas, ainda aproveitando a brecha, como descrito no meu perfil, atualmente moro em Dubai e aqui a gente adotou a Feta Cheese, vou deixar foto logo embaixo, apreciem essa beleza:

Quem já tem animal de estimação sabe o quão esses seres nos fazem bem. E quem não tem, corre e adota logo um melhor amigo.

Pra ler mais textos de Livia, é só clicar aqui.

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Lívia Martins

Lívia Martins

Médica Veterinária de pequenos animais, e apaixonada por gatos. Atualmente morando nos Emirados Árabes com seu marido e sua gata Feta Cheese.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − 15 =

LEIA TAMBÉM

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.