Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Conheça as habilidades transferíveis de quem mora no exterior

Última atualização do post:

habilidades transferíveis
Identificar habilidades é fundamental - Imagem: Canva

Com um mundo altamente interconectado, mais e mais pessoas estão optando por trabalhar no exterior. Embora morar em um país estrangeiro possa ser desafiador, um mundo de oportunidades valiosas de crescimento pessoal e profissional se apresentam para você.

Um dos benefícios mais significativos de trabalhar no exterior é, além da experiência internacional no currículo, o desenvolvimento de habilidades transferíveis, ou seja, aplicáveis a uma ampla gama de carreiras.

O que são habilidades transferíveis?

As habilidades transferíveis são aquelas desenvolvidas ao longo de uma profissão e de uma vida e que podem ser transportadas e utilizadas em diversas carreiras.

Quando se trata de mudanças de carreira ou retorno ao trabalho após uma pausa, ter habilidades transferíveis é absolutamente crucial. Essas habilidades podem desenvolver-se por meio de uma variedade de aprendizados e experiências, incluindo morar e trabalhar no exterior.

Sendo assim, os expatriados, em particular, geralmente possuem uma riqueza de habilidades transferíveis que podem ser aplicadas em muitas profissões. Desde a adaptabilidade e a comunicação à solução de problemas e gerenciamento de tempo, tais habilidades têm muita procura na economia globalizada de hoje. Seja você um recém-formado ou um profissional experiente, o desenvolvimento de habilidades transferíveis pode ser um fator-chave para alcançar o sucesso.

Morar no exterior

Morar no exterior pode ser uma experiência incrivelmente enriquecedora. Você não apenas experimenta novas culturas, estilos de vida e culinárias diferenciadas, mas também tem a oportunidade de desenvolver uma mentalidade global acompanhada de uma consciência intercultural. Como expatriado, você se torna mais flexível e adaptável. Ademais, aprende a navegar em território desconhecido e a se comunicar de forma eficaz com pessoas de diferentes origens.

habilidades transferíveis
Solidão, sentimento de muitos expats diante dos desafios no exterior – Imagem: Arquivo Pessoal

O expatriado é forçado a sair da sua zona de conforto. Além disso, você não está mais cercado por familiares e amigos, e isso torna a experiência de morar fora desafiadora, mas, ao mesmo tempo, recompensadora. O mundo se abre com uma perspectiva diferente à medida em que você se ajusta a um novo modo de vida. Você se torna mais consciente das diferenças e nuances culturais. E, sem dúvida, mais sensível às necessidades e interpretações do mundo dos outros.

Morar no exterior também permite que você desenvolva suas habilidades no idioma. Mesmo que você não seja fluente na língua local, inevitavelmente, aprenderá algumas frases e expressões úteis. Ou seja, isso pode ajudá-lo a se conectar com as pessoas em um nível mais profundo. Ao aprender o idioma, você também se torna mais sintonizado com a cultura e a história do país em que vive, o que pode aumentar ainda mais sua consciência intercultural e a suas chances de sucesso na vida profissional.

Habilidades transferíveis que os expats desenvolvem

Mentalidade Global – Consciência Intercultural – Tolerância

O expatriado se torna mais receptivo, adaptável e empático ao mergulhar em uma nova cultura. Passa a desenvolver um senso de empatia e compreensão em relação às pessoas de diferentes origens. Ou seja, ao aprender sobre diferentes culturas e costumes, deve apreciar a riqueza e a diversidade do mundo ao seu redor. Isso pode ajudá-lo a construir relacionamentos significativos, além de criar um network internacional.

Desenvolver uma mentalidade global auxilia na geração de análises, sejam elas quais forem, a partir de diferentes perspectivas e cenários. Assim, o seu entendimento e percepção de situações tanto profissionais quando pessoais é expandido e o indivíduo passa a navegar com estratégia no ambiente profissional.

Adaptabilidade – Flexibilidade – Comunicação

Os expatriados muitas vezes precisam atravessar diferenças culturais e barreiras linguísticas, o que requer um alto grau de adaptabilidade e flexibilidade. Estas habilidades, muito procuradas na economia globalizada, auxiliam-no a ingressar e ter sucesso em diversos ambientes de trabalho. Além disso, geralmente desenvolvem fortes habilidades de comunicação com pessoas de diferentes origens e sotaques.

Autoconfiança – Autonomia – Tomada de decisão e Resolução de Problemas

Viver e trabalhar no exterior também exige um alto grau de autoconfiança e independência. Em outras palavras, os expatriados devem aprender a percorrer ambientes desconhecidos e resolver problemas por conta própria, o que pode ajudá-los a desenvolver fortes habilidades de tomada de decisão e resolução de problemas. Essas habilidades podem ser inestimáveis ​​em diversas carreiras, desde negócios até educação, saúde e muito mais.

Gerenciamento do tempo e resiliência

Gerenciamento do tempo

Outra habilidade importante que os expatriados desenvolvem é a capacidade de administrar seu tempo de forma eficaz. Sem dúvida, viver em um país estrangeiro muitas vezes significa conciliar múltiplas responsabilidades, desde trabalho e estudos, até relacionamentos pessoais e atividades culturais.

Os expatriados aprendem a priorizar suas tarefas e gerenciar seus horários de forma eficiente, uma vez que o desafio de morar no exterior vem acompanhado de muitas facetas, principalmente no começo da vida como expatriado: burocracia com vistos, seguros de saúde, carteira de motorista, aulas de idiomas, cursos extra-curriculares para ingresso na comunidade local, procura de um novo emprego, conhecimento da região, diferença de fusos horários com o Brasil, etc.

O gerenciamento do tempo é uma habilidade significativa, pois auxilia no desempenho profissional, reduz o estresse e, além do mais, cria um equilíbrio entre carreira e vida pessoal.

Resiliência: lembre-se dos seus desafios e de como você os superou – Imagem: Canva

Resiliência

A resiliência, em termos gerais, é a capacidade de se recuperar após grandes desafios. Quem mora e trabalha no exterior geralmente desenvolve um forte senso de resiliência ao atravessar inúmeros obstáculos para se firmar num mundo competitivo e desconhecido. O expatriado continua seguindo em frente e passa a enxergar além dos seus problemas, visando um alvo maior a ser conquistado.

Caso uma oportunidade de morar ou trabalhar no exterior apareça para você, não a deixe passar e aproveite para se lançar pelo mundo, você irá adquirir uma nova percepção da vida e, de quebra, irá desenvolver e aprimorar habilidades essenciais para progredir na sua carreira profissional!

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Piera Soderini

Piera Soderini

Paulistana, leonina, curiosa, expatriada e sempre em busca de novos aprendizados e novas aventuras. Após muitos anos vivendo em diferentes países (Austrália, Estados Unidos, Suíça e Alemanha) e com experiência profissional na área de Recursos Humanos, decidi fundar EXPAT ANIMA para ajudar aqueles que decidem morar longe de casa a atingir o potencial profissional no exterior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze + 10 =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.