Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vida de expatriada saudável

Última atualização do post:

Vida de expatriada saudável
Tim Foster (Unsplash)

Mens sana in corpore sano”, a famosa citação do filósofo romano Juvenal, que significa “Mente sã em corpo são”, continua verdadeira e atual. Existe uma profunda conexão, entre corpo e mente, portanto manter essa ligação em equilíbrio, é essencial para uma vida de expatriada saudável.

Uma ótima opção para exercitar o corpo, e liberar a mente é o hiking. Já que esse esporte é praticado ao ar livre, onde quer que esteja vivendo no exterior, provavelmente, encontrará uma trilha para espairecer e conectar-se com a natureza.

Benefícios do Hiking

Lamma Island (Arquivo Pessoal)
  • Diminui o risco de doenças cardíacas
  • Diminui o nível de açúcar no sangue
  • Aumenta a densidade óssea
  • Fortalece os músculos da região das pernas, quadris e glúteos
  • Fortalece a região abdominal
  • Ajuda no controle do peso
  • E ainda, melhora o estado emocional em geral, combatendo os sintomas do estresse e ansiedade.

Hiking em Hong Kong

Hong Kong, onde moro atualmente, é considerado um dos melhores lugares para a prática de hiking do mundo. A cidade é entrecortada por montanhas e o acesso a inúmeras trilhas incríveis é muito fácil.

Para praticar o hiking, é necessário se preparar um pouco melhor do que para uma simples caminhada, pois normalmente o percurso é mais longo e fora da cidade. Entretanto, não precisa ter preparo físico de um atleta, pois existem opções para todos os níveis.

Use roupas leves, e na mochila carregue bastante água, um lanche saudável, protetor solar, repelente e alguns itens de primeiros socorros. Ah! E não se esqueça do traje de banho, pois dependendo da trilha, além das muitas cachoeiras de águas límpidas e frescas, o seu destino final poderá ser uma bela praia. Por fim, consulte a previsão do tempo e, escolha um dia bom para o seu passeio.

São inúmeras as opções, no entanto, selecionei, por nível de dificuldade, trilhas populares e aconselhadas pelos que entendem do esporte. Lembrando que a dificuldade de uma trilha não está relacionada somente à distância a ser percorrida, mas também pela inclinação e características da superfície do terreno. Pronto! Agora é só escolher.

Lantau Island (@flying_fiche)

Categoria Fácil

Dragon’s Back (Aprox. 8,5 Km): Uma das trilhas mais icônicas e agradáveis de Hong Kong, oferece belas vistas panorâmicas da praia de Stanley e Shek O. A trilha passa por bosques exuberantes e no final, à sua direita, encontra-se a baía de Big Wave. Termine o seu dia relaxando nas águas da praia de Big Wave.

Lamma Island (Aprox. 6 Km):  A terceira maior ilha de Hong Kong, Lamma, uma ilha de pescadores, com 6.000 anos de história, convida a ser explorada. A sugestão aqui é seguir a trilha da família, que vai de Sok Kwu Wan para Yung Shue Wan, os dois portos da ilha. A ilha esconde algumas joias, desde templos a um museu tecnológico, a céu aberto, aos pés de uma turbina eólica. Portanto, planeje alguns desvios no seu roteiro.

Finger Hill (Aprox. 7 Km): Localizada na ilha de Peng Chau, essa trilha atravessa uma agradável floresta e proporciona lindas vistas da Hong Kong Disneyland e da ponte Tsing Ma. Um prato cheio para quem gosta de capturar imagens da natureza.

Categoria Médio

Tai Long Wan (Aprox. 13 Km): Localizada na costa leste da península de Sai Kung, essa região é chamada de “O quintal de Hong Kong”, com quatro praias consideradas as melhores do país. A trilha exige preparo físico, no entanto, o cenário compensa o esforço. Por ser uma área remota, a natureza ainda permanece intocada. Lembre-se de colocar na mochila a sua roupa de banho.

Lion Rock (Aprox. 6 Km): Essa trilha que chega no pico mais icônico de Hong Kong tem vistas de tirar o fôlego e, é um must para os amantes do esporte. Prefira um dia de céu claro e ar límpido, de forma que não perca a parte mais importante dessa trilha, a vista!

Ng Tung Chai Waterfalls (Aprox. 11 Km): Contendo quatro cachoeiras, essa trilha é bastante popular no verão. Localizadas na base do pico mais alto de Hong Kong, o Tai Mo Shan, essas cachoeiras são uma atração única em meio à cidade cosmopolita de Hong Kong. Definitivamente uma trilha memorável e imperdível.

Categoria Difícil

MacLehose Trail (Aprox. 100 Km): É a trilha mais longa de Hong Kong e é dividida em 10 estágios. Inicia em Pak Tam Chung na região de Sai Kung até chegar na área de Tuen Mun. O trajeto passa por quatro parques ecológicos e oferece vistas panorâmicas deslumbrantes da costa, de pedras monumentais, e grande parte das montanhas de Hong Kong. Não deixe de apreciar o nascer ou o por do sol ao longo da sua jornada.

The Twins (Aprox. 4.8 Km): Troque a academia por essa trilha. É uma das trilhas mais desafiantes de Hong Kong, por isso é conhecida como a trilha dos 1.000 degraus, que na verdade são 1.200. Em suma, o trajeto consiste em subir e descer dois morros, Violet Hill e The Twins. Ao mesmo tempo que o físico é colocado à prova, a vista estonteante faz o esforço valer a pena.

Tai Mo Shan (Aprox. 10 Km): Este é o pico mais alto de Hong Kong, com 957 metros de elevação. Nos meses mais quentes, as trilhas mais altas ficam encobertas por nuvens, por isso o nome do pico, que traduzindo significa “montanha do chapéu grande”. Portanto, no inverno, o chão pode ficar coberto por gelo e na primavera, por flores da estação. Leve roupas extras, pois no topo venta muito e a temperatura é 5 a 6 graus menor do que na cidade.

Caso queira saber mais sobre as trilhas de Hong Kong, o site Drone & DSLR é bem completo e ilustrado.

Não perca tempo! Sua vida de expatriada saudável começa, literalmente, com o primeiro passo.

Para mais textos da autora, clique aqui

About The Author

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no X
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Compartilhe no Telegram
Compartilhe no WhatsApp
Picture of Luiza Leao

Luiza Leao

Luiza Leão – Cientista do Coração e Instrutora de Yoga. Atualmente morando em Hong Kong com sua família, Luiza é formada em Ciência da Computação (PUC MG) e tem mestrado em Comunicação e Mídia (Manipal University Dubai). Tem a certeza de que tudo na vida tem um motivo, pois foi quando morou em Dubai, de 2007 à 2019, que ela conheceu e se encantou com a Ciência do Coração, descobrindo assim seu propósito de vida. Seguindo seu caminho, ainda em Dubai, Luiza se certificou como Life Consultant, facilitadora de cursos do The Solution Series e instrutora de Yoga. Luiza, que hoje se denomina Cientista do Coração, acredita em um mundo melhor, onde cada pessoa vive em coerência com seu coração e com o próximo. Trabalhando com esse intuito, Luiza ministra cursos, faz palestras sobre o assunto e desenvolveu o programa de transformação pessoal Shivaya – O Caminho de Volta à Essência. Entre em contato: leaoluiza@gmail.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + 5 =

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER

zh-CNenfrdeptes

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.