Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Croácia e seus países vizinhos

Última atualização do post:

Croacia
Rio Cetina, Croácia. Arquivo pessoal.

Pra quem não sabe, a Croácia fez parte da antiga Iugoslávia até o início dos anos 90, quando se deu a guerra civil que separou os seus estados, que hoje são repúblicas independentes. No início, as coisas aqui eram bem complicadas, porque muitas pessoas sofreram muito durante o período da guerra.

Mas, e agora, alguns anos depois? Como se relacionam os países vizinhos com a Croácia? É o que vamos ler nesse artigo.

Países que compunham a Iugoslávia

Em primeiro lugar, a Iugoslávia era formada pelos Estados (ou reinos), que hoje são repúblicas separadas. Era uma verdadeira colcha de retalhos no que se refere a religião e grupos étnicos. Ou seja, Bósnia e Herzegovina, Sérvia, Montenegro, Macedônia (hoje chamada Macedônia do Norte), Eslovênia e Croácia faziam parte do bloco de países.

Praia na Croácia. Arquivo pessoal.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a Iugoslávia era evidentemente forte. No entanto, com o fim da guerra, e a consequente expulsão dos nazistas comandado pelo seu líder Josip Tito ( Marechal Tito), se aboliu a monarquia, e daí as seis repúblicas surgiram. A Sérvia ainda contava com a região de Kosovo, com a maioria de origem albanesa.

No entanto, Tito não era mais tão bem visto pelos outros governos socialistas, como o de Stalin e a USSR. Portanto, aí se deu o primeiro rompimento e crise com a Rússia e, após a morte do marechal, vários conflitos religiosos e étnicos começaram a surgir.

O fim da Iugoslávia

Os seis países que formavam a região e a federação socialista entraram em crise. A mais forte dessas repúblicas era a Sérvia, de maioria cristã ortodoxa, contrastando com os bósnios muçulmanos e os croatas, de maioria católica.

Com isso, a Eslovênia e a Croácia se separaram da federação em 1991, tomando de fúria o governo sérvio, que decidiu iniciar a guerra civil naquele ano. No ano seguinte, Macedônia e Bósnia-Herzegovina também se declaram independentes, o que foi visto como uma ofensa tremenda pelos sérvios que residiam na Bósnia, provocando rebeliões e matança.

Acontecia na região duas guerras ao mesmo tempo. Uma entre sérvios e bósnios e a outra, envolvendo a Sérvia, Croácia e Eslovênia. Essas guerras duraram até 1995 matando mais de 70 mil pessoas.

A relação entre esses países hoje

Muita gente me pergunta como é a relação entre esses países hoje em dia, se é possível entrar e sair, passar pelas fronteiras sem hostilidade ou problemas. Bem, eu costumo dizer que eu, como estrangeira vivendo na Croácia, nunca passei por nenhuma situação complicada ou de risco, de verdade.

Lagos de Plitive National Park. Arquivo pessoal.

No entanto, ainda existe por parte de alguns residentes, tanto croatas como de outras nacionalidades, alguma mágoa ou ressentimento, principalmente por parte dos mais idosos que perderam família ou amigos durante a guerra, e que, claro, não superaram o trauma. Há muitos aposentados de guerra no país, muitos com problemas psicológicos por conta de tortura e do que viram.

Mas, em termos gerais, o que posso dizer como conclusão é que existe paz entre as pessoas de nacionalidades diferentes. Muitos viajam entre os países, sem problema algum e formam famílias e vivem fora de seu país de origem.

Leis mais sobre a Croácia aqui.

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Debora

Debora

Sou Debora, carioca de Niterói e moro na Croácia. Trabalho como produtora de conteúdo e redatora em redes sociais, sites e blogs. Sou também professora de línguas (inglês e português para estrangeiros) e tradutora EN-PT). Antes dessa mudança total em minha vida de expatriada, trabalhei como professora de inglês em diversas escolas de línguas no Brasil e também em empresas com a Petrobras e Vale do Rio Doce. Fui recepcionista bilíngue em eventos voltados a plataformas de petróleo e gás. Viajei o mundo e conheci os 5 continentes e mais de 60 países, a bordo de navios de cruzeiro da empresa Royal Caribbean, onde era recreadora infantil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − 7 =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.