Quem vive nesse país, que é conhecido como o berço do budismo, país de Mahatma Gandhi, e cujos casamentos são feitos para mais de mil pessoas, não imagina que aqui a religiosidade pode ser misturada, como fez Sri Ramakrishna, e que apenas 40% da população é vegetariana e que há muitos heróis nacionais além de Gandhi.
Morar na Índia mostra coisas desconhecidas para gente, como por exemplo ver animais passeando pelas ruas ou simplesmente parados no meio do trânsito, deitados na rua. Ou então ver uma multidão de pessoas indo à pé com destino a um templo.
Contar sobre a Índia tem muita coisa a se falar, mas tentarei contar num breve relato.
Comida indiana
A comida é bem saborosa, tem todos os temperos possíveis, bem apimentada como uma boa comida oriental. Mas, se você quer se arriscar em experimentar, tenha cuidado, pois é possível que você sofra com um desarranjo intestinal, possivelmente devido ao excesso de pimenta. Mesmo você, meu caro ocidental, que é acostumado a pimenta pode sofrer com esse possível problema.
A loucura do trânsito
Andar pelas ruas da Índia é outra loucura igual ao trânsito. No começo, nos faz sentir medo, pois é barulho de buzina constante, barulho de carros, ônibus, tuk tuk, rickshaw puller e ainda animais no meio do trânsito. Tudo isso nos faz ter cuidado constante com o trânsito, porém não nos impede de chegarmos na hora certa.
Tradições indianas
Nos costumes indianos, as mulheres têm que usar roupas que cubram os peitos e as nádegas. Usam-se a mão direita para comer e a mão esquerda para fazer a higiene das necessidades fisiológicas. Há vários rituais para diversos tipos de coisas: quando se faz esses rituais aos deuses, não se pode comer arroz, e é obrigatório comida vegetariana. Todas as quintas-feira é o dia de fechar o comércio, de fazer a limpeza e oferecer puja (oferendas) aos deuses.
O interessante dos rituais indianos é que em sua maioria serve para o bem-estar familiar, principalmente dos filhos, e tem também a valorização do casamento, uma forma de mostrar a importância da mulher perante a sociedade indiana.
Os rituais são contados através das tradições dos deuses hindus e cada estado indiano tem um Deus ou Deusa Hindu para cultuar. Como por exemplo Maharastra, cultua o Deus Ganesha. Ou Bengala Ocidental, cultua a Deusa Durga ou Parvati. Nesses estados tem uma semana de festival dedicada a esses deuses, entre os meses de setembro ou outubro, dependendo do calendário hindu.
O casamento hindu é como um rito de passagem, muito importante na vida daqueles que se casam, tanto que os familiares lotam as casas dos noivos para acompanharem esse momento tão importante. Eles dançam, comem e cantam muito para que a noiva (principalmente) veja que seus familiares estão lhe ajudando nessa mudança.
Roupas indianas e a influência ocidental
As mulheres casadas normalmente usam o saree, lehenga ou a kurta com uma encharpe e uma calça legging. Os homens usam o chamado panjabi ou kurta. Mas, atualmente na Índia, nas grandes cidades, vemos muitos jovens usando roupas de costumes ocidentais, devido a influência que esses recebem do Ocidente.
Cultura indiana
Quando lembramos da cultura indiana vem em nossa mente os filmes de Bollywood, lugar que produz muito mais filmes que Hollywood. Além de Bollywood, há os cinemas regionais indianos que tem uma forte influência. A música que realmente influencia é a de Bollywood, através dos filmes, mas as músicas regionais também possuem sua força, além das folclóricas.
A Índia possui uma riqueza cultural com variedade. Falar sobre esse país é fascinante, pois nos faz relembrar experiências únicas, como participar de rituais hindus, que mostram a força da fé hindu.
Enfim, há muitas curiosidades para se contar, e neste artigo apenas foi escrito parte para que possam desfrutar e aguardar por outras histórias.
Formada em História e em Arqueologia “lato sensu”. Foi professora no Brasil e agora vive na Índia. Adora viajar, escrever e comer. Todo momento aprende alguma coisa nova nessa nova jornada.
Respostas de 4