Definição de expatriado
Segundo o BusinessDictionary.com expatriado é uma pessoa que tenha cidadania em pelo menos um país, mas que esteja morando em outro.
A maioria dos expatriados só fica no país estrangeiro por um certo período de tempo e planeja retornar ao seu de origem eventualmente, embora haja alguns que nunca retornem para onde nasceram.
What is an expatriate? definition and meaning – BusinessDictionary.com
A person who has citizenship in at least one country, but who is living in another country. Most expatriates only stay in the foreign country for a certain period of time, and plan to return to their home country eventually, although there are some who never return to their country of citizenship.
http://www.businessdictionary.com/definition/expatriate.html
Como me tornei uma expatriada
Minha vida de expatriado(a) começou quando tinha vinte e poucos anos. Saí do Brasil para fazer um estágio na Alemanha.
A principio seriam somente seis meses, porém estendi minha estadia por mais um tempo para frequentar uma faculdade lá e acabei ficando por lá porque me casei.
Foram 15 anos na Alemanha. Apesar de viver longe de meu país de origem, até então não me considerava uma expatriada. Foi em 2006, quando nos mudamos Dubai, Emirados Árabes Unidos, que eu passei então a me sentir uma verdadeira expatriada.
Como é a vida em Dubai
Dubai é um país cuja cultura é bem diferente dos valores e costumes ocidentais como conhecemos. Apesar disso, a vida é bem ocidentalizada devido ao grande número de expatriados vivendo lá, o que faz do lugar um verdadeiro palco onde ocorre muita interação e trocas entre os estrangeiros.
As famílias, ou pessoas que se mudam para os Emirados Árabes Unidos, na sua maioria não têm familiares vivendo lá. Nesse contexto, amizades se fazem muito rápido e esses amigos passam então a exercer e a ocupar o lugar de parentes e familiares.
É uma vida que, apesar da distância dos familiares e parentes, é alegre, cheia de curiosidades, novidades, atividades e descobertas.
A gente acaba contando com o(a) outro(a) para tudo! Um elo que se faz e que não se desfaz mais. Uma prova disso é que estou escrevendo nesse blog da Bell :); e nos conhecemos em Dubai na situação de “expatriadas”.
O enriquecimento cultural
Expatriados que moram em Dubai nos Emirados Árabes sabem que aquele é um lugar transitório. Poucos permanecem morando lá por toda a vida. Em geral se torna apenas uma passagem para outro(s) lugar(es).
Cientes disso, os expatriados procuram curtir esse tempo intensamente, assimilando de forma lúdica e prazerosa os costume locais. Exemplos disso é fazer safaris ou acampar no deserto, andar de camelo e até participar ainda de festejos nas épocas típicas como o Ramadã (o mês santo em que os muçulmanos jejuam durante o dia e comem só depois do pôr do sol).
É uma delícia saborear os jantares “Iftars” – refeição noturna com a qual os muçulmanos terminam seu jejum diário do Ramadã, que significa a primeira refeição depois do pôr do sol; ou o “Suhoor” que é a refeição feita antes do amanhecer durante Ramadã.
Em geral, não importa onde seja o local em que se viva – a experiência de expatriado(a) certamente trará enriquecimento cultural e social.
Os bônus e os ônus de viver fora
Sem dúvida paga-se um preço estar fora do seu país natal, da sua língua materna, seus costumes e familiares. Mas, por outro lado, existe um ganho enorme em experiências novas e vivências.
Hoje em dia vivo um meio termo entre ser uma “expat” e alguém tentando se firmar como residente nos Estados Unidos.
Vivenciar diferentes costumes, contextos e desafios, se traduz em uma aventura constante. E apesar de termos alguns momentos de frustrações e obstáculos, ao final, quando esses são superados, podemos saborear grandes realizações.
Creio que a companhia, seja de parceiro(a), cônjuge, filhos, familiares, amigos, ou seja, ter alguém com quem contar, é a chave de qualquer vivência ou experiência.
Brasileira, designer e gerente de projetos na área de produção e customização – adoro arte, sinalização, tipografia, estilo de vida, moda, design, comportamento, hospitalidade, eventos, espiritualidade e gente.
Morei na Alemanha, Dubai e vivo hoje nos EUA, Califórnia.