Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Dia da República na Índia

Última atualização do post:

Dia da República na India
Bandeira da Índia.

O Dia da República na Índia iniciou em 15 de agosto de 1947. Da mesma forma, foi neste momento que começou o processo de elaboração das leis e de uma constituição para a Índia. A Constituição passou a vigorar a partir do dia 26 de janeiro de 1950.

Dia da República na Índia
Moeda de cinco rúpias com o símbolo naciaonal indiano, o leão de Sarnath do Rei Ashoka.
Foto: Kate Yamaguti

Gandhi e Netaji

Para quem não sabe, a Índia foi dominada pelos ingleses por mais de 200 anos, terminando exatamente em 15 de agosto de 1947. Houveram muitos heróis nacionais indianos na luta pela independência. Entre esses heróis nacionais está Gandhi, considerado pai da India, o Mahatma (Grande Alma) Gandhi ou Mohandas Karamchand Gandhi.

A Índia possui também um herói que desapareceu (segundo relatos) antes do fim do Império Britânico. Seu nome é Subhas Chandra Bose ou Netaji (significa respeitável líder). Da mesma forma que Ghandhi, ele dominava varios idiomas como: inglês, hindi, bengali (língua materna), tamil, telegu, gujarati, pastho, japonês e alemão. Chegou a alto posto do exército na Índia, considerando que, na Era Inglesa, eram poucos os indianos que chegavam a esse tipo de cargo.

Foi contemporâneo de Mahtama Gandhi e lutou ao lado dele pela independência da Índia. Mas, tinha outra visão em como tornar a Índia independente, acreditava que a Índia deveria entrar em guerra e não pelo caminho da não-violência, como pregrava Mahatma Ghandi. Antes de falecer, pediu asilo a Alemanha nazista e depois foi ao Japão. Faleceu nesse último país. Fontes históricas afirmam que Netaji faleceu devido a explosão de um avião do exército japonês em que se encontrava.

Caminhos da independência

Gandhi e Netaji são as principais referências nacionais em relação à Independência da Índia. Ambos iniciaram a luta pela independência lado a lado, mas por possuírem ideias opostas acabaram seguindo caminhos diferentes.

Netaji lutou pela independência da Índia, mas optou por buscar a ajuda de outros países, mas infelizmente foi trágico o fim de sua vida. Com sua morte em um acidente aéreo de detalhes pouco claros à época, surgiu o mito de que ele poderia ter retornado a Índia, onde tornou-se um guru. De qualquer forma sua história de luta por seu país até hoje inspiram jovens, filmes, livros e rodas de conversas.

Por outro lado, Gandhi continuou até o fim lutando dentro da Índia, desde o seu retorno da África do Sul. A cultura da não violência inspirou sua vida politica e a conquista da Independência de seu país. Certamente haviam opositores e infelizmente morreu vítima de um tiro, disparado por um extremista hindu, que não respeitou a divisão da Índia, para a sua independência, originando, no decorrer, um novo país, o Paquistão.

Foto do desfile do dia da República na Índia. Foto: Pexels.com.

Honrarias

Na Índia também nesse dia são distribuídas honrarias para algumas pessoas da sociedade. São as honrarias a seguir: Padma Vibhushan, Padma Bhushan and Padma Shri. Não é distribuído dinheiro, vantagem ou concessão especial, acima de tudo a homenagem é nomear as pessoas.

Chefes de estados e a pandemia

Desde o dia 26 de janeiro de 1950, tradicionalmente vem à Índia chefes de estados além de representantes de diversos países, todos convidados especiais para a celebração. Ao longo desses 71 anos, sempre houveram representantes oficiais, mas neste ano não vieram em razão da pandemia do Covid-19. O Brasil já participou três vezes desse convite feito pela Índia, o primeiro a participar foi o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso no ano de 1996, da mesma forma o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no ano de 2004 e o terceiro e o último foi o presidente Jair Bolsonaro no ano passado. Nesse ano o chefe de estado convidado foi o Primeiro-ministro Boris Johnson, mas recusou o convite devido a pandemia que a Inglaterra está passando.

Concluindo, nesse ano o desfile que ocorrerá provavelmente será menor do que a dos anos anteriores e, certamente também haverá um público menor devido a pademia, mas a data da Independência da Índia será celebrada.

Leiam aqui outros textos sobre a Índia da autora

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Kate Yamaguti

Kate Yamaguti

Formada em História e em Arqueologia "lato sensu". Foi professora no Brasil e agora vive na Índia. Adora viajar, escrever e comer. Todo momento aprende alguma coisa nova nessa nova jornada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 + 2 =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.