Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Dia dos Mortos no México

Última atualização do post:

Dia dos mortos

O Dia dos Mortos, celebrado por todos os mexicanos na verdade são dois: dia primeiro e dia dois de novembro. É uma das manifestações culturais mais importantes e mais animadas do México, afinal segundo a crença popular os mortos vêm visitar seus parentes neste período. Em outras palavras, trata-se de uma celebração tradicional mexicana bem conhecida em todo o mundo, com origem no período pré-hispânico.

Por isso, as pessoas enfeitam suas casas e um dos elementos mais importantes é o altar ou a oferenda. Esses altares são tradicionalmente montados no interior das casas. Eles incluem comida, bebida, flores, incensos, velas, água e sal para purificar as almas, além de itens pessoais favoritos do falecido e seus retratos. 

Após a montagem dos altares, durante o dia, as pessoas costumam ir à missa fazer suas orações, visitam seus cemitérios e decoram as sepulturas.

No México o Dia dos Mortos é uma grande oportunidade para momentos agradáveis em boas companhias e muita comida, enquanto aguarda-se pela “grata visita”.

Dia dos Mortos Mexico
Altar para a “grande vsita” – Dia dos Mortos no México – Arquivo pessoal

La Catrina

Personagem tradicional, é caracterizado como um esqueleto de uma dama da alta sociedade, usando um chapéu . O objetivo é lembrar que as diferenças sociais não significam nada diante da morte, rica ou pobre toda a pessoa acaba virando caveira. Sem sombra de dúvidas uma das figuras mais populares da festa do Dia dos Mortos.

Pan de Muerto

Um componente muito importante das oferendas, que nada mais é que um pão de trigo coberto de açúcar, cujo formato  simboliza o crânio do falecido. As tiras em relevo que o envolvem são a imitação dos ossos que constituem o corpo humano. 

E quando chega a temporada é pão pra cá, pão pra lá! Ninguém pode perder a oportunidade de experimentar, já que é parte da celebração.

Cempasúchil: a flor dos Mortos

Nas oferendas caminhos de pétalas são feitos. Uma vez que as pétalas eram para os antigos mexicas, como o sol e, nesse sentido servem para guiar os mortos de volta ao mundo dos vivos e, para irem às suas antigas casas sem se perderem. 

Nesse sentido o desenho animado da Disney, Viva – A Vida É uma Festa, é uma forte referência.

Papel Picado

Trata-se de um trabalho artesanal, feito com pequenos furos à mão em papel de seda. 

É uma grande tradição mexicana usado como decoração e pode vir em diversas cores. Um dos itens mais utilizadas para as oferendas no Dia dos Mortos.

Atualmente o papel picado além de dar cor à oferenda, também representa o ar. O altar precisa ter os quatro elementos básicos da natureza representados.

O papel tem várias significados de acordo com a cor: roxo faz referência à Igreja Católica; azul representa a água; verde, a vida; vermelho, o sangue; branco, a pureza; preto, o submundo e o amarelo para idosos. 

Este material é fabricado no município de Huixcolotla, Puebla. 

O lado doce da morte, caveiras de açúcar

Elemento decorativo e comestível dos altares tradicionais, as mais comuns eram feitas de açúcar e já nas últimas décadas as de chocolate se popularizaram também.

É tradição, inclusive, escrever o nome da pessoa que será presenteada ou o nome do falecido a quem a oferta é feita.

As caveiras podem ser comidas ou guardadas por alguns dias e depois jogada fora.

Em 2003 a Unesco declarou a festa como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade por sua importância e significado.

Em 2019 tive a sorte de viver essa experiência na Cidade do México. Mesmo não sendo a região onde mais se festeja o Dia dos Mortos, definitivamente os desfiles e outros eventos dos quais fiz questão de participar, será algo que lembrarei para sempre.

Flores Icone do dia dos Mortos Mexico
Pintura no rosto típica para o Dia dos Mortos – México – Arquivo pessoal

Em 2020, devido à pandemia provocada pela Covid-19, o desfile da Cidade do México acontecerá, mas desta vez será virtual.

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Ana Paula

Ana Paula

Meu nome é Ana Paula, tenho 44 anos, sou natural de São Paulo/SP, casada há 15 anos, e mãe de 2 meninos: Arthur de 14 e Rafael de 4 anos. Viemos para o México há 2 anos, aceitando um novo posicionamento na empresa em que meu marido trabalha. Ele já conhecia o México e mantinha uma paixão. De cara eu e meus filhos já nos adaptamos também, o que foi um processo bem rápido e prazeroso. Resolvi criar um perfil sobre o México, para mostrar aos familiares, parentes e amigos um pouco do que eu estava descobrindo por aqui. Então surgiu o Ana Descobre México. Sou completamente apaixonada por este país, pela sua cultura e pelo seu povo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 − 6 =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.