Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Dia dos namorados ou São Valentim? Entenda a diferença e comemore em dobro

Última atualização do post:

Dia dos namorados ou São Valentim
Imagem retirada do site: https://unsplash.com/

Afinal, é dia dos namorados ou São Valentim? Vem aí mais um dia 12 de junho, a data especial em que os brasileiros comemoram o amor, o dia dos namorados! Porém, quem mora fora do país pode ficar confuso com uma outra data parecida, o dia de São Valentim, em dia 14 de fevereiro. No artigo de hoje aprenda um pouco sobre as duas datas comemorativas e saiba porque não precisa escolher só uma para celebrar o amor. Confira!

Dia dos namorados ou São Valentim?

O amor está no ar! Chegou aquela época do ano em que há flores, corações e casais apaixonados em todos os lados, ou seja, o dia do amor! Mas espera, estamos falando de 12 de junho ou 14 de fevereiro?

Dependendo do lugar do mundo em que você esteja, o dia do amor é comemorado em datas diferentes. Embora tenham significados parecidos, o dia dos namorados e o dia de São Valentim não são a mesma coisa! Calma que a gente explica.

A origem do dia dos namorados

O dia dos namorados no Brasil é comemorado no dia 12 de junho desde 1948, quando um publicitário brasileiro decidiu fazer uma campanha especial. Nada de romantismo, apenas queriam aproveitar um mês sem feriados para a criação de uma data comercial e aumentar as vendas.

Já existia a tradição do dia de São Valentim nos países de língua inglesa, principalmente, mas no Brasil essa data, 14 de fevereiro, era totalmente abafada pelo carnaval.

Sendo assim, para o dia dos namorados, aproveitaram o dia 12 de junho: véspera do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro dos católicos. Era perfeito!

É o costume dar presentes no dia dos namorados
Imagem retirada do site: https://pixabay.com/

Mesmo assim, seja lá qual for o motivo da criação da data, o dia dos namorados ganhou significado entre a população. Faz parte da cultura brasileira e é a data especial que namorados em todo o país se dedicam a presentear os seus amores românticos.

A origem do dia de São Valentim

Na Europa e nos Estados Unidos comemora-se o Valentine’s Day no dia 14 de fevereiro, e a origem vai bem mais além do século XX.

Acredita-se que a origem do dia de São Valentim remonte à Roma antiga, de festivais pagãos de fertilidade, mas também está ligada a um padre católico que celebrava casamentos secretos no século III.

Embora a origem não seja exata, sabe-se que um papa, no século V, proclamou que fosse celebrado no dia 14 de fevereiro, o Festival de São Valentim.

A partir do século XVIII na Inglaterra, os casais começaram uma tradição de, no dia de São Valentim, enviarem uns aos outros flores e cartões amorosos assinados como “do seu Valentim”. Inclusive hoje em dia a data é também celebrada por países de língua portuguesa, Portugal e Angola.

Celebre os dias do amor
Imagem retirada do site: https://unsplash.com/

O Valentine’s Day é muito mais conhecido mundialmente e já foi representado em vários filmes de Hollywood, idealizando o amor, o feriado e os presentes.

Qual data devo comemorar?

Por que não comemorar os dois? O amor é uma coisa maravilhosa, e você pode e deve aproveitar cada momento com as pessoas queridas da sua vida.

Além do mais, o dia dos namorados e o dia de São Valentim são datas diferentes, ao contrário do que muita gente pensa.

Enquanto o dia dos namorados é dedicado exclusivamente aos casais e ao amor romântico, o dia de São Valentim celebra o amor entre um casal, amigos, irmãos, animais de estimação, etc.

Eu sou brasileira, amo datas comemorativas e moro em Portugal. Isso significa que aqui em casa temos o privilégio de comemorar o amor duas vezes por ano, além de todos os dias, é claro!

Portanto, entre o dia dos namorados ou São Valentim, escolha ambos! Amor nunca é demais. Por falar nisso, já disse “eu te amo” às pessoas especiais da sua vida hoje?

Leiam aqui outros textos da autora

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Letícia Melo

Letícia Melo

Letícia Melo é uma redatora e gestora de conteúdo que em 2017 trocou Brasília por Portugal. Formada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Algarve e pós-graduanda em Saúde Mental pela PUC Minas, ela escreve sobre viagem e imigração e seus desafios. Leia seus trabalhos publicados em sites como o Diário de uma Expatriada, Euro Dicas, Viv Europe e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × um =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.