Se você está se organizando para viajar, seja a passeio, estudo ou se mudar de forma temporária ou definitiva para a Itália saiba que nós brasileiros titulares da CNH brasileira podemos dirigir por aqui. Mas antes de dar pulinhos de alegria, vamos ver em qual categoria se enquadra e os requisitos necessários.
Dirigir na Itália como turista
• CNH brasileira, não serve a cópia, tem que ser original e a versão impressa. Pois na Itália você não consegue nem locar um carro com a sua CNH digital;
• PID/e ou tradução juramentada, dá uma olhadinha logo abaixo para ter mais informações;
• Passaporte original enquanto estiver dirigindo por aqui. Mas lembre-se sempre de levar consigo esses três documentos originais citados acima;
• Ao locar um veículo, seja através do seu agente de viagens, de um link da internet, escolha sempre a opção de seguro total contra danos, roubos e acidentes;
• Se informe também se o seu cartão de crédito tem algum seguro já incluído, pois quase sempre o seguro proposto é aquele básico. E/ou ainda no momento da retirada do carro, te oferecem um seguro adicional que custa, muitas vezes mais caro do que o próprio aluguel do carro!
O que é a PID e como solicitá-la
É uma Permissão Internacional para Dirigir e para solicitá-la entre no site do Detran da sua cidade ou estado. Lembrando-se que a PID deve ser retirada obrigatoriamente no mesmo estado de registro da CNH.
Caso tenha mudado, será preciso primeiro transferir o registro. E dependendo da sua região o custo da PID é bem maior do que você solicitar a tradução juramentada na Itália. Se quiser mais informações como proceder para fazer a sua tradução da sua CNH, antes mesmo da sua chegada, entre em contato comigo.
Aonde posso fazer a tradução juramentada?
A tradução juramentada pode ser feita tanto no Brasil, através de um tradutor juramentado (consulte a lista dos tradutores juramentados no consulado italiano da sua jurisdição), ou pode ser feita na Itália, contatando um tradutor juramentado na Itália (posso te ajudar nisso) e lhe enviando por e-mail ou WhatsApp uma cópia em PDF da sua CNH.
Dessa forma é possível providenciar a tradução juramentada da sua CNH, antes mesmo da sua saída do Brasil. E receber em mãos no momento da sua chegada na Itália ou ainda, enviar para o hotel/Brasil e/ou local da sua hospedagem através do correio (Posta, em italiano) ou qualquer outra empresa de serviços de envio (como DHL, FedEx, etc…)
Muito importante estar ciente de que muitas locadoras, seja no aeroporto ou até mesmo dentro das cidades italianas, exigem a apresentação da tradução da carteira de habilitação/e ou PID. Além de outros documentos de praxe (passaporte, CNH e cartão de crédito) no momento do retiro do veículo locado.
Segue o artigo em versão original, que seria muito “importante” imprimir ou salvar no seu celular, e levar sempre consigo durante a sua permanência na Itália, seja por motivo de turismo ou de residência, além da CNH, PID e Tradução Juramentada, enquanto estiver dirigindo pelo país. Pois nem sempre os policiais ou funcionários do trânsito se encontram atualizados e por dentro das leis.
Versão em italiano e sua tradução
Art. 135. Circolazione con patenti di guida rilasciate da Stati esteri. Fermo restando quanto previsto in convenzioni internazionali, i titolari di patente di guida rilasciata da uno Stato non appartenente all’Unione europea o allo Spazio economico europeo possono condurre sul territorio nazionale veicoli alla cui guida la patente posseduta li abilita, a condizione che non siano residenti in Italia da oltre un anno e che, unitamente alla medesima patente, abbiano un permesso internazionale ovvero una traduzione ufficiale in lingua italiana della predetta patente. La patente di guida ed il permesso internazionale devono essere in corso di validità. Segundo as disposições das convenções internacionais, os titulares de carteiras de habilitação emitidas por um Estado que não seja membro da União Europeia ou do Espaço Econômico Europeu podem dirigir veículos no território nacional os quais seja habilitado na sua carteira nacional de habilitação, desde que não residam na Itália há mais de um ano e, juntamente com a mesma CNH, estejam munidos de uma autorização internacional (PID) ou uma tradução juramentada em lingua italiana da referida CNH. A CNH e a PID devem ser válidas. |
Art. 135. Circolazione con patenti di guida rilasciate da Stati esteri. 8. Il titolare di patente di guida rilasciata da uno Stato non appartenente all’Unione europea o allo Spazio economico europeo che circoli sul territorio nazionale senza il permesso internazionale ovvero la traduzione ufficiale, di cui al comma 1, è soggetto alla sanzione amministrativa pecuniaria del pagamento di una somma da 400 euro a 1.600 euro. 8. O titular de uma CNH emitida por um Estado não pertencente à União Europeia ou ao Espaço Econômico Europeu que circule no território nacional sem uma autorização internacional ou a correspondente tradução referida no n.º 1 fica sujeito à sanção pecuniária administrativa de pagamento de uma quantia de 400 euros à 1.600 euros. |
Dirigir na Itália com visto de residente, estudo ou trabalho
No primeiro ano de residência (comprovada através da carteira de identidade emitida pelo órgão italiano) se pode dirigir com os mesmos requisitos da “categoria turista”, ou seja com CNH original, passaporte, PID e ou tradução juramentada.
Mas depois desse período será necessário fazer a conversão da sua CNH para à “patente di guida” italiana. Nesse caso, se pode solicitar uma assessoria através do ACI, auto-escola ou se dirigir pessoalmente na “motorizzazione” (o nosso DETRAN) apresentando esses documentos:
• CNH original;
• Tradução juramentada da CNH (pode ser feita tanto no Brasil como na Itália);
• Comprovante de residência;
• Certificado médico com menos de 3 meses de emissão;
• Carteira de identidade e CPF (codice fiscale) italianos originais e cópias;
• Formulário preenchido;
• Pagamento dos emolumentos (para mais informações entre em contato comigo).
Dicas para dirigir na Itália
Se estiver preparando a sua mudança para a Itália, verifique se a sua CNH está dentro da validade. Caso esteja para vencer, veja se é possível renovar antes da sua viagem. Pois é um dos requisitos importantes para o seu uso no exterior, é não ser a carteira provisória e estar dentro da validade. Aliás o consulado do Brasil em Roma ou Milão, NÃO presta o serviço de renovação da sua CNH.
Não deixe para solicitar a sua PID no último momento, pois sua emissão não é imediata, principalmente se sua CNH foi emitida em outra cidade ou região de onde você vive atualmente.
Após um ano de residência na Itália é possível converter a sua CNH brasileira em italiana, sem a necessidade de fazer provas teóricas ou práticas. Porém, é muito importante que o procedimento seja feito antes de completar 4 anos de residência na Itália, até o momento da solicitação. Pois caso passe desse período, será necessário se submeter a uma prova de revisão da CNH.
Além disso pesquise e se informe sobre as leis de trânsito e código da estrada na Itália. É indispensável ter um mínimo de conhecimento para dirigir aqui.
Multas quando dirigir na Itália
Em toda a Itália há cidades com área de tráfico limitado por serem medievais, patrimônio da Unesco, ou simplesmente por serem somente para pedestres, e por vários outros motivos, por isso é muito importante verificar o acesso a estas cidades antes de levar um “multinha” salgada.
Outros tipos de multa
Nas rodovias (ou seja, “autostrada”) deve-se retirar o bilhete ao entrar no pedágio e pagar ao sair, mas isso já vai ser um tema para um próximo artigo.
Se estiver dirigindo como turista, provavelmente a comunicação da multa junto com os dados para o pagamento chegará na sua residência, após alguns meses ou anos através do endereço fornecido na locadora. Mas se já for residente, a multa chega no seu endereço.
Então agora que você já sabe como proceder por aqui, pode sair dirigindo pelas estradinhas bucólicas da Toscana, alugar uma Ferrari por 20 minutos (lá vai uns 100 euros no mínimo), ou simplesmente sair por aí descobrindo esse país maravilhoso que é a Itália!
Aliás em algumas regiões você vai se surpreender percebendo que muitos dirigem como nós “brasileiros” rsrs.
Cliquem aqui para mais textos da autora
Nasci em São Paulo e, com a “cara e a coragem”, fui estudar no Japão onde vivi por 14 anos e trabalhei como tradutora/intérprete e docente da língua portuguesa.
Há 17 anos me mudei com a família para Florença – Itália, e aí tive que começar tudo de novo!! Por um período fui mãe em tempo integral, fiz cursos de história da arte para o turismo, enologia, guia ambiental… e atualmente trabalho com o turismo, cidadania, serviços consulares e ainda sobra tempo pra continuar exercendo a minha profissão de tradutora e interprete.
Viver em países como a Japão e a Itália, me deu a possibilidade de vivenciar experiências enriquecedoras, compreender melhor as diferenças culturais e a história de cada país, sem citar toda a beleza da arte e dos monumentos artísticos que fazem parte do nosso dia a dia. E posso garantir que o mais importante como EXPATRIADA é que podemos sempre recomeçar, não importa onde estejamos! Fico muito feliz de poder compartilhar todas essa experiências no nosso diário.
Respostas de 2
esclareceu a duvida eterna sobre tirar ou não o pid.. vou tirar, apesar de fucar 10 dias na italia
Posso trabalhar de motorista na Itália com a pid