Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Dress Code: um look para cada ocasião

Última atualização do post:

Dresscode, um look para cada ocasião
Para cada ocasião uma roupa adequada ao momento - Imagem: Arquivo Pessoal

O dress code é um tema que quase sempre causa dúvida e polêmica. Enquanto muitos o consideram obsoleto, outros o defendem e enxergam sua aplicação como uma maneira de facilitar a escolha de looks para eventos sociais e corporativos. Há quem considere uma forma de respeito a determinados locais e ocasiões. Frequentemente, chegam até mim dúvidas sobre como se vestir para esse ou aquele evento. Então, vamos a esse assunto tão relevante e discutido.

Entendendo o dress code

A expressão em inglês que significa “código de vestimenta” é uma forma de comunicação não-verbal que ajuda a criar uma imagem positiva, cumprir as expectativas de aparência, evitando, assim, situações equivocadas. Porém, muitas vezes, esse código não é especificado explicitamente, podendo estar implícito.

Cada tipo de vestimenta tem um local, horário e ocasião na qual ela se encaixa melhor. Assim sendo, um dia de praia pede roupas adequadas ao ambiente descontraído e informal. Enquanto uma festa de gala pede um vestir mais sofisticado. Já se imaginou chegar a um evento super formal vestida com trajes de banho e vice-versa? Poderia gerar um desconforto, não acha? Seria também uma questão de bom senso. Bom senso esse, que deve ser considerado em vários outros contextos quando se trata da nossa imagem pessoal.

A evolução do dress code ao longo do tempo

A sua prática é antiga na história da humanidade e surgiu como uma forma de distinguir as classes sociais. Reis e nobres usavam seus trajes para sinalizar sua posição e se diferenciar dos demais, tradição essa que perdurou ao longo dos séculos. A cor púrpura, por exemplo, era uma exclusividade nas roupas da realeza, imperadores e alto clero. Já no século XVIII, por influência francesa, as vestimentas passaram a dividir as pessoas por suas funções. Com o advento da industrialização, as empresas começaram a estabelecer políticas de vestuário para seus funcionários como forma de promover a uniformidade e profissionalismo.

Embora haja mudanças nos padrões de comportamento, com muito mais flexibilidade e menos imposições em relação ao que era adotado no passado, ainda hoje é comum que muitas instituições financeiras, grandes empresas, eventos sociais, restaurantes, templos religioso e outros estabeleçam seus códigos de vestimentas.

A liberdade de expressão do dress code e seus limites

No contexto feminino, o dress code tem sido motivo de controvérsias, sendo visto por algumas mulheres como uma forma de opressão e restrição à liberdade de expressão, enquanto outras defendem que ele é uma questão de respeito ao ambiente em que se transita.

Dress Code
Executiva vestida no ambiente corporativo – Imagem: Pexels

Ao mesmo tempo, no ambiente de trabalho, a sua aplicação pode ser vista como uma forma de transmitir profissionalismo, dentre outras mensagens referentes aos seus valores, impactando a impressão transmitida aos que estão à sua volta e consequentemente firmando a sua imagem pessoal. Quando se trata de eventos sociais ou corporativos, a questão é ainda mais relevante, pois é uma forma de mostrar consideração ao anfitrião e aos demais convidados. Se imagine em uma situação na qual a anfitriã ou anfitrião preparou cuidadosamente cada detalhe para recebê-la, se vestiu com todo capricho, e você nem sequer se preocupa com a forma como vai se apresentar, por fim vai vestida de qualquer jeito… Ressaltando que, para seguir essas diretrizes, não é preciso deixar de ser quem você é, abandonar seu estilo único. Em outras palavras, estar atenta ao que vai vestir pode ser uma demonstração de carinho e educação.

A escolha do dress code para cada evento

Atualmente, sabemos que é comum muitas noivas escolherem as cores de vestidos das madrinhas, com o objetivo de manter uma harmonia na cerimônia, nas fotos e também uma forma de fazer com que as mais próximas se sintam homenageadas, especiais e notadas perante aos demais convidados. Assim sendo, essa é uma forma de aplicação recorrente de dress code, onde se atende ao pedido da anfitriã, no caso a noiva.

Dicas para não errar!

Se você tem dúvidas, algumas dicas para não errar:

  1. Entenda o nível de formalidade da ocasião ou do local;
  2. Verifique se há especificação de vestimentas para o evento, ambiente de trabalho  ou qualquer outro local;
  3. No caso de dúvidas, pergunte. Consulte fontes confiáveis, como o anfitrião, o próprio restaurante, o RH da empresa;
  4. Para obter ideias do que vestir, recorra a fontes seguras com autoridade no assunto.

Faça as escolhas certas e arrase por onde for

O fato é que muitas mulheres ainda têm dúvidas quanto à interpretação de cada tipo de código, o que pode ser uma fonte de ansiedade e estresse antes de qualquer evento. Dessa forma, recorrer à ajuda da consultoria de imagem é uma boa opção para se obter as orientações necessárias sobre como combinar peças de forma mais assertiva e garantir que você esteja tranquila e confiante para qualquer ocasião.

Portanto, para fazer as melhores escolhas, procure entender o propósito de cada ocasião ou o estilo de cada local a ser frequentado, verifique se há uma recomendação a ser seguida, procure manter a elegância nas roupas e atitudes, esteja atenta aos acessórios e cores. Seguindo essas dicas, com certeza você terá sucesso nas mais diferentes situações.

Por último e importantíssimo, se você quer saber mais sobre esse assunto, comente aqui que logo tem mais dicas como essas e sobre o como se vestir para todos os eventos.

Beijos, amores e até a próxima!

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Renata Horta

Renata Horta

Sou Renata Horta, 51 anos, Consultora de Imagem e Estilo, Estrategista de Imagem Pessoal e Especialista em Coloração Pessoal e Visagismo. Sou mineira de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro e expatriada no Porto, Portugal, desde 2021. Vivendo meu melhor aos 51. Apaixonada por Moda e viagens. Casada há 27 anos e mãe de uma arquiteta talentosa de 25 anos. Somos únicas, únicas nas nossas escolhas, experiências e vivências, na carga genética, habilidades, imperfeições e sentimentos e esse é nosso super poder. Meu convite para você é: VISTA-SE DE SI MESMA Me siga também no instagram: @renatahorta

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 1 =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.