Diante do cenário atual brasileiro, observo que muitas pessoas começaram a cogitar a possibilidade de construir sua vida em outro país. E aí você me pergunta, Lu é o momento para emigrar para França? E eu te respondo com toda a sinceridade e certeza do mundo, NÃO, não é! Mas é o momento para se preparar!
A França e Europa como um todo também vivem os impactos da crise de COVID. Mas, o que isto quer dizer? Em primeiro lugar que mesmo os franceses sofrem com o desemprego e, nós brasileiros que já estamos por aqui também estamos encontrando maior dificuldade de ingressar no mercado de trabalho. Caso você venha por agora é provável que você encontre mais dificuldades que de costume. Por isso, te aconselho a aproveitar esse momento para se organizar e planejar a sua vinda da melhor maneira possível, para ter o mínimo de impacto, pois em condições normais o processo de migração já não é simples, portanto quanto mais preparado você estiver mais tranquila será sua adaptação.
Como me preparar para emigrar para França?
Primeira coisa a se fazer é descobrir onde você quer morar. Você prefere frio ou calor? Cidade grande ou campo? Praia, montanha, os dois? Depois de responder essas questões e pesquisar dentre as regiões da França qual atende melhor as suas expectativas, é hora de começar a se organizar.
Financeiramente
Comece os processos burocráticos necessários e organize os gastos com papelada ao longo do período que ainda ficará no Brasil. Alguns processos você começará ainda por aí, como solicitação de passaporte, visto, permissão internacional para dirigir, passagem, seguro viagem e traduções de documentos. Além disso, pesquise os valores de custos fixos na região onde pretende morar, aluguel, mercado, água, energia, telefone, internet, transporte, etc. No Numbeo você encontra o custo de vida em diversos países do mundo. E, acima de tudo faça uma reserva financeira para a sua mudança.
Emocionalmente
Se você já teve a experiência de morar fora sabe que é um processo intenso e pode ser doloroso às vezes. Se será a sua primeira experiência fora mais uma razão para se preparar emocionalmente. Aproveite os momentos com quem você ama (com atenção e cuidado já que estamos vivendo uma pandemia de forma descontrolada no Brasil), coma as comidas e doces brasileiros que você adora, pois, pode ter dificuldade de encontrar por aqui. Então visite lugares que gosta (mais uma vez respeitando as regras de distanciamento, utilização de máscara). Antes da mudança faça uma despedida reunindo esses elementos.
Idioma
Aproveite esse período de organização para aprender ou aprofundar seu nível de francês. Chegar com algum conhecimento de francês vai te ajudar e muito, principalmente na procura de emprego.
Visto
Tirar o visto que se enquadra as suas condições, para isso você precisa já estar com o passaporte em mãos e os documentos exigidos para o a categoria do seu visto. O visto é solicitado no consulado, existem uma embaixada e três consulados franceses no Brasil. Eles atendem por regiões e estão localizados em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.
Documentos
Reúna seus diplomas e históricos, carteira de motorista, certidão de nascimento/casamento, cartão de vacina e registros clínicos, caso faça uso de algum remédio controlado, receita traduzida. Deixe uma procuração com alguém de sua confiança para resolver questões burocráticas no Brasil, caso necessário.
Espero que esse texto tenha te ajudado e você possa tirar do papel seu plano de morar na França, mas que faça isso de forma planejada e organizada para que sua adaptação e integração à cultura francesa se dê da forma mais tranquila possível e você possa desfrutar da sua vida no novo país.
Leiam aqui outros textos da autora
Canceriana de 33 anos, psicóloga, mineirinha de coração e expatriada nos alpes franceses. Curiosa, gosto de descobrir lugares, culturas e novos sabores. Eu AMO o Carnaval! E adoro um bom papo, se for com vinho tinto melhor ainda! Por isso criei o insta @francesaquase para dividir as doçuras e agruras de uma expatriada na França.
Uma resposta