Dando sequência à nossa série sobre lugares turísticos na Inglaterra que não estão nos roteiros comuns. E nosso passeio de hoje será uma homenagem à chegada da primavera, que começou no dia 20 de março.
Apesar do vento frio que ainda corta os campos ingleses, das temperaturas próximas de zero grau e de haver grande possibilidade de nevar, já é primavera na Inglaterra!
E neste artigo darei dicas de passeios em meio a flores e frutas que enchem os olhos e adoçam o paladar.
Campos de lavanda
Os campos de lavanda da Inglaterra não se comparam aos franceses em tamanho, mas também não ficam atrás em beleza.
O que antes eram apenas fazendas fornecedoras de matéria prima para cosméticos e essências, graças às redes sociais, se tornaram destinos turísticos extremamente populares entre os londrinos.
O principal objetivo da visita a um campo de lavanda é, sem dúvidas, fotografar a imensidão púrpura. Existem até competições de fotografia sobre o tema. Mas o passeio não se resume aos cliques instagramáveis.
Cada fazenda oferece atrações únicas, que vão desde a colheita da lavanda nos campos até lojas de produtos à base dessa flor tão cheirosa. Alguns dos produtos mais comuns a venda nessas lojas são velas, sabonetes e óleos essenciais.
Mas a criatividade dos proprietários não tem limites e, em algumas fazendas, é possível experimentar doces, chocolates, chás, geleias e até sorvete de lavanda.
A lavanda floresce entre junho e julho, pois é quando estamos no ápice do verão europeu. Aliás o verão na Inglaterra pode ser bem quente, nem que seja por apenas duas ou três semanas. Achou ruim? Que nada, né?
Além disso todos os campos de lavanda possuem estruturas como banheiros, cafés ou restaurantes.
Mas o legal mesmo é simplesmente montar uma cesta de piquenique e aproveitar o dia à sombra de uma árvore nos arredores dos campos. Só não esqueça o protetor solar e o repelente de insetos.
Comprar os tickets com antecedência é uma opção em alguns campos. E como a procura nos finais de semana é grande, agendar sua visita para um dia de semana é uma boa ideia.
Com menos pessoas no campo fica mais fácil fotografar e, claro, apreciar a beleza do lugar.
Outras flores, outras cores na primavera na Inglaterra
Além dos campos de lavanda, que são os mais conhecidos e procurados, existem ainda fazendas que recorrem às cores de outras flores para chamar a atenção do público. É o caso de girassóis e dálias.
É o caso da fazenda em Hitchin que, apesar de ser conhecida como um lavender field, diversificou plantando girassóis nas bordas dos campos, criando um contraste de cores inigualável. Afinal, é primavera na Inglaterra!
A entrada custa seis libras por adulto e, caso você queira colher as enormes flores amarelas, cada uma custa 0,50 libra (0,65 dólar).
Não existe limite para fotos, afinal os celulares transformaram todos nós em fotógrafos. No entanto, se você preferir algo mais profissional, é possível contratar um fotógrafo no local por 50 GBP (59,92 dólar).
As enormes flores amarelas, assim como a lavanda, tem um curto período de floração e o mês de setembro é o mais aconselhável para a visita, pois é quando os girassóis estão todos abertos.
Campos de dálias também são uma ótima opção de passeio e rendem lindas fotografias. A delicadeza das pétalas e a variedade das cores fazem dessa uma das flores mais procuradas para decoração de casamentos e eventos.
A maioria dos viveiros em Londres possuem pequenos canteiros de dálias. Eu recomendo um que, apesar de ficar dentro da cidade, possui uma área externa bem grande e uma plantação super diversificada.
O Finchley Nurseries, em North Finchley, Londres, também oferece a opção de colheita das flores. Cada dália custa 0,45 libra (0,59 dólar). Isso quer dizer que você pode colher um lindo buquê por menos da metade do preço em supermercados.
Morangos e outras berries
Outro tipo de fazenda que atrai as famílias quando o sol começa a esquentar na Inglaterra são as do tipo “colha você mesmo”.
Uma experiência única para quem nasceu e foi criado em cidade grande, sem muito contato com a natureza. Mas, também, uma oportunidade para matar as saudades da vida no campo para aqueles que vieram do interior, seja expatriada ou não.
A colheita mais comum é de morangos (junho-setembro), fruta muito apreciada pelas crianças, seguida por outras berries, como amora, framboesa e mirtilo (julho-setembro). Mas existem opções que incluem milho verde (agosto-setembro), ervilha e vagem (junho-agosto), ameixa (julho-agosto) e maçãs (agosto-setembro).
Final de outubro é a época de colher abóboras para a decoração de Halloween. Uma atividade muito tradicional na Irlanda e Inglaterra.
Os campos de abóboras formam cenários perfeitos para fotos de outono, não apenas pelo colorido dos frutos mas principalmente pela composição deles com os diferentes tons do céu, das árvores e dos gramados.
Ficou interessada? Ainda dá tempo de se programar para aproveitar as cores da primavera na Inglaterra, pois a maioria das fazendas abre suas portas à partir de junho.
Basta digitar no Google “pick your own farm” ou “lavander filds” e escolher uma das opções indicadas neste artigo.
Cliquem aqui para mais textos da autora
Sou paranaense, expatriada em Londres desde 2016. Bahcarel em Turismo por formacão, administradora de profissão e escritora por amor. Apaixonada por livros, viagens, fotografia, artesanato, jardinagem e camping. Mãe orgulhosa de um adolescente e namorada de um verdadeiro lord inglês, com quem estou descobrindo a ilha da Rainha. Para acompanhar minhas aventuras pela Inglaterra me sigam no Instagram.
Respostas de 8
Espero conferir tudo em breve!!! ✈️
Eu conheço o Mayfield Lavender Field é simplesmente lindo e cheiroso. Ótima opção de passeio no verão. Só não gostei do chocolate de lavanda (muito exótico para o meu gosto).
Eu nao provei rsrsrs flor para mim so nos vasos 😉
Venha mesmo! Sera um prazer visitar esses lugares lindos na sua cia 😉
Uma delícia de viagem nesse mundo da escrita , parabéns belíssimo trabalho
Thanx!
Lindo lugar, quero visitar.
Nair mãe orgulhosa da minha escritora em breve estarei ali pra conhecer estas maravilhas e matar à saudade