A Índia é considerada um país em desenvolvimento, não é desenvolvido economicamente, mas cultural e socialmente tem uma raiz muito forte. Conheça a importância de uma boa educação na Índia, e detalhes sobre os vários exames e vida estudantil.
Como é a educação na Índia
A educação na Índia é baseada na rigidez de conteúdo. Tanto que muitos jovens estudantes indianos têm que ter um tutor para cada matéria. Lógico que depende do ano em que se encontra e a dificuldade do estudante em relação às matérias que são mais difíceis. Por exemplo, no caso da matemática, faz com que haja muitos jovens querendo um tutor para ajudá-los a passarem de ano.
Na Índia não é apenas passar de ano, mas também passar em exames para as escolas mais disputadas ou exames para entrar no Ensino Médio (equivalente no Brasil), que são disputadíssimos. Além disso, os alunos têm também que passar em exames para as universidades, que são os mais concorridos.
Sem contar que na Índia há uma variedade linguística muito grande, praticamente cada estado indiano fala-se uma língua diferente. O que faz com que o ensino da língua inglesa seja priorizado na vidas dos jovens estudantes. Não apenas nos estudos, como também para trabalharem.
Os pais indianos ou responsáveis pelos jovens levam muito a sério desde cedo os estudos das crianças e dos jovens, tanto que colocam uma criança de 3 anos na escola, que em pouco tempo estará praticamente alfabetizada, sabendo números de 1 a 100 e o abecedário.
Por que valorizam tanto o estudo na Índia?
Num país em que há uma superpopulação, isso torna-se necessário. Pensando na concorrência, no futuro da criança ao tornar-se um jovem, ter acesso a um boa educação é um excelente diferencial.
Por exemplo, houve uma vaga de emprego para uma pessoa que trabalha como auxiliar de necropsista, que cuida de mortos e mostram os corpos aos familiares, na Bengala Ocidental. Para 3 vagas foram mais de 50 mil concorrentes. Sendo que só pessoas com mestrado e doutorado em diversas áreas estavam disputando essas 3 únicas vagas.
Bullying nas escolas
Nas escolas indianas há também muito bullying, principalmente com os jovens que não acompanham os estudos como seus colegas. Esse é um ponto que tem que ser revisto nas escolas indianas, infelizmente.
Sendo que se você é estrangeiro ou de casta baixa, ou seja, considerado inferior, também pode ocorrer bullying.
Influência das indianos nas grandes multinacionais
Metade da equipe que trabalha na NASA é composta por indianos. Da mesma forma, metade da equipe que trabalha na Microsoft é composta de indianos. Até mesmo o atual responsável por ser Chefe Executivo do Google é um indiano. Além disso, também encontramos trabalhadores da Índia em outras multinacionais da tecnologia, como Nokia, entre outros.
Isso demonstra como a educação e a influência da Índia são fortes e reconhecidas no mundo todo. Muitos também falam da influência geopolítica da Índia no Sudeste Asiático.
Os exames escolares na Índia
Os exames na Índia são muito concorridos devido a ser um país superpopuloso. Além disso, os estudantes também enfrentam exames com um certo grau de dificuldade elevado.
Há alguns anos na Índia crianças tinham que prestar exames entre a idade de 9 a 10 anos, mas esse exame não tem mais. Mas, continuam os exames dos 14 a 15 anos, que equivalem ao Ensino Médio que temos no Brasil. E dos 16 aos 17 anos há outro exame para concluir o Ensino Médio e entrar nas universidades. É um sistema bem concorrido. Cada estado da Índia faz os exames em sua língua local ou no inglês, conforme o jovem escolher.
O ensino indiano em cada estado tem seu exame e também tem um exame nacional indiano. Mas, para cada tipo de exame há uma escola diferente, e isso torna-se difícil ter um controle sobre os exames na Índia, enquanto há muitos estudantes prestando os exames, particular a cada ensino que foi exposto.
O ensino também tem alta concorrência, já que há tantos estudantes.
Não há uma regra clara sobre o sistema educacional indiano, pois cada estado na Índia define seu sistema quando tem que ser feito ao nível estadual. Mas, há exames que são feitos em nível nacional.
Os diferentes currículos escolares na Índia
Na Índia há 3 tipos de currículos que as escolas particulares seguem, cada um com seu sistema. Já as escolas estaduais são diferentes. Elas possuem um currículo que os seus estados respectivos as disponibilizam.
Esse modelo de escola citada acima foi implementado depois da influência inglesa na Índia.
Na Índia o tipo de sistema que havia antes era o Gurukul, mas foi mudado e com a influência inglesa e com o ensino do idioma inglês em meados de 1830.
Como você pode perceber, o sistema escolar indiano é bem mais complexo. Vamos abordar esse tema novamente em outro artigo.
Se você se interessa pela vida de brasileiros na Índia, então não se esqueça de acompanhar as dicas da autora no blog e no Instagram. Vale a pena!
Formada em História e em Arqueologia “lato sensu”. Foi professora no Brasil e agora vive na Índia. Adora viajar, escrever e comer. Todo momento aprende alguma coisa nova nessa nova jornada.
Respostas de 3
E como funciona para as crianças do espectro autista na Índia? Eu confesso que procurei sobre isso e não achei nada sobre a criança autista na escola da Índia
oi oi kate, tudo bem? faço licenciatura em Matemática e o meu projeto de pesquisa é comparar a nossa grade curricular de matemática daqui do Brasil, com a da índia, já que tenho como objetivo poder em algum momento licenciar aí na Índia. pra esse projeto de pesquisa eu preciso dessa grade curricular daí, seria possível você me ajudar com isso?
Quero fazer um tcc para inspirarem a pessoas quererem licenciar em outros países assim como vc. desde já, muito obrigada!