Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Entrevista com expatriada – Coreia do Sul

Última atualização do post:

Coreia do Sul - Diario de Uma Expatriada

Hoje vamos fazer um passeio até a Coreia do Sul, onde mora a nossa entrevistada de hoje, a querida Jeiciane Torres. Ela nos contou diversas curiosidades sobre esse incrível lugar, que tem conquistado e influenciado muitas pessoas.

Nome completo: Jeiciane Torres

Idade: 27

Função: Mestranda

Nansan - Coreia do Sul
Nansan – Coreia do Sul – Arquivo pessoal da Jeiciane Torres

O que te motivou a ir morar na Coreia do Sul?

Sempre gostei da cultura coreana e me interessei por aprender o idioma, então foi um caminho natural até vir morar aqui.

Qual foi sua primeira impressão do país?

A tecnologia e a organização, assim como a segurança me impressionaram muito, desde o primeiro dia.

Como foi sua estadia?

Minha primeira estadia, em 2017, foi como estudante de idiomas em uma universidade no interior (Nonsan) e morei no dormitório da faculdade. Dessa vez (desde 2018), também morei no interior, nos dormitórios da universidade (tudo providenciado e bancada pela minha bolsa de estudos). Mas, agora moro em Seul, com duas amigas em uma casa alugada no distrito de Yongsan, famoso por abrigar muitos estrangeiros e ter depósitos mais baratos que a média.

Como foi pra você o impacto entre as duas culturas? Brasil e Coreia do Sul.

Acredito que me adaptei muito rápido. Como tendo a ser mais reservada, não sofri muito com a “frieza” coreana, coisa que muitos amigos brasileiros reclamaram.

Entretanto, tive dificuldade em me adaptar à ditadura da beleza coreana. e, acima de tudo, não me adaptei (mesmo depois de 2 anos) com as perguntas super pessoais que os coreanos adoram fazer.

Como era a sua alimentação no país? Conseguiu adaptar-se?

Gosto muito de pimenta e carne, então adoro a comida coreana e me adaptei rapidamente. Mas sinto muita falta das frutas e verduras brasileiras.

Cite alguns lugares que você indicaria para passeio

Pra uma viajem curta, certamente indico aproveitar tudo que Seul tem a oferecer, museus, parques, palácios, templos, lojas, etc. E, posteriormente, talvez uma visita à Busan, cidade litorânea no sul do país. Lugar preferido de muitos estrangeiros!

Por outro lado, pra uma viagem mais longa, as cidades históricas como Jeonju e Gyeongju são lindíssimas e oferecem uma experiência difícil de se conseguir em outros lugares.

A Ilha de Jeju também é muito popular, mas pode ser mais do mesmo para brasileiros, uma vez que os pontos turísticos são cachoeiras e praias.

Como funciona o sistema de transporte?

O transporte coreano é muito organizado e simples! Por exemplo, com um único cartão de transporte você pode pegar ônibus, metrô ou mesmo taxi. Caso pegue metrô e ônibus em até 30-40 minutos, a baldeação é gratuita.

Os aplicativos de transporte também funcionam muito bem e estão disponíveis em inglês. Eles mostram horários, intervalos, primeiro e último onibus/metrô disponíveis, valores e tempo que levará.

Os mapas também são muito úteis (mas o Google maps não é uma boa!! Confie mais no navermaps ou kakaomaps). Uma dica importante pra futuros visitantes é baixar e registrar o aplicativo kakaotalk antes de vir; uma espécie de WhatsApp. Este aplicativo te permite se conectar a vários outros aplicativos como o kakaotaxi. Por outro lado, o Uber não funciona muito aqui.

O que você acha sobre morar na Coreia?

Gosto muito da vida que levo aqui! Obviamente sofro com certas diferenças culturais e com o fato de que nunca serei 100% parte da sociedade coreana, mas sinto que a segurança e oportunidades de estudos e trabalho que tive compensam tudo isso.

A primeira vez que eu vim para a Coreia do Sul foi em 2017, até que voltei em 2018 e agora não tenho planos de partir tão cedo.

Confira aqui mais entrevistas com expatriadas.

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Bruna

Bruna

Meu nome é Bruna Marques, tenho 23 anos e moro no Rio de Janeiro/RJ. Sou formada em Marketing e possuo MBA em Administração e Comunicação Empresarial. Sou apaixonada pelo meu estado e toda a cultura que meu país abriga. Meus principais hobbies e lazer são ir à praia, escrever, ler e viajar. Conte comigo caso queira saber e entender mais sobre Marketing Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 2 =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.