O visto de Au pair (J-1) tem duração máxima de 2 anos nos EUA, devido ao COVID-19, o governo autorizou Au pairs no seu segundo ano ficarem mais 6 meses.
Com passagem para o Brasil marcada para o final de Janeiro de 2021, recebo um e-mail dizendo que devido ao Covid-19, o governo autorizou uma extensão de seis meses no meu visto. E foi assim que meu ultimo mês do segundo ano como Au pair começou, eu tinha organizado todos meus passeios e atividades para fazer antes de voltar pra casa, quando recebi um e-mail da minha agência dizendo que se eu quisesse, poderia fazer uma extensão de mais 6 meses.
Em tradução do e-mail: “Hoje, a Au pair International foi informada pelo Departamento de Estado dos EUA que as Au pair em seu ano de extensão, que estejam prestes a encerrar seu programa, terão a oportunidade de estendê-lo além da duração máxima. Esta extensão está sendo oferecida por mais seis meses, com a família anfitriã existente, para continuar o programa. O Departamento de Estado abriu esta exceção devido a atual pandemia, como resultado da falta de opções de voos disponíveis, fechamento de fronteiras além da necessidade de colocação contínua.”
Quando eu li esse e-mail, eu ri e chorei ao mesmo tempo. Tive várias emoções misturadas que até hoje não sei explicar. E eu estou escrevendo este texto exatamente no dia que seria o meu embarque de volta ao Brasil!
Por que eu aceitei a extensão do visto de Au pair?
Alguns meses antes do meu segundo ano do intercâmbio acabar pesquisei sobre a troca de visto para estudante. Mas, como já estava muito perto de encerrar o Au pair, a maioria das empresas especializadas não me aconselharam a pedir a extensão. Com a pandemia muita coisa mudou e não conseguíamos prever a resposta, mas se fosse negativa eu teria gasto todas as economias que juntei pra voltar pro Brasil. Então entendi que era meu momento de voltar e ver minha família e talvez começar a planejar outro intercâmbio.
Assisto palestras religiosas online, e nesses meses todas as mensagens eram sobre “descansar em Deus”, acreditar que “Nele” tudo pode. Portanto, quando recebi o e-mail, lembrei exatamente de uma frase que ouvi e que dizia: “Não importa o limite humano, esqueça a embaixada. Nada vai impedir que Deus faça o que precisa ser feito”. Certamente, o fato dessa pessoa ter falado exatamente sobre visto e embaixada, foi o que mais me chamou atenção. Isso me fez ter certeza de que deveria aceitar a extensão devido ao Covid-19.
Você ainda não é Au pair?
Às futuras Au pairs que possivelmente estão lendo esse texto agora, posso dizer que por muito tempo eu “dormi” apenas esperando o tempo do intercambio passar, completamente exausta pelas horas trabalhadas, dos gritos de criança e de todas as situações inimagináveis vividas em dois anos, sendo um deles praticamente todo em pandemia.
Então resolvi fazer – ou pelo menos tentar – desses seis meses, os melhores do intercambio. Ainda não sei se por sorte ou se é porque tenho muito o que aprender, que vou ser Au pair durante dois anos e seis meses nos Estados Unidos, mas decidi não deixar que sejam em vão e aproveitar cada segundo dessa oportunidade.
A saudade da família e dos amigos vem todo dia, principalmente em datas comemorativas ou quando penso nos planos que já imaginados, como por exemplo fazer pamonha na fazenda com a minha família. De qualquer forma, e mesmo de longe, eles são a minha maior força e incentivo para realizar meus sonhos.
Em conclusão, se você é uma futura Au pair esperando a situação da pandemia melhorar para vir viver seu sonho, aproveite seus lugares favoritos e desfrute do tempo com sua família. Faça sua despedida do seu eu de hoje. Assim, quando chegar seu momento de embarcar saberá que aproveitou cada minuto.
Espere em Deus – Adriana Arydes
“Espere em Deus
Confie em Deus
Que tudo vai dar certo
Seja feliz siga a cantar
As maravilhas que ele fez
Em sua vida
Esqueça tudo o que passou
Seja feliz de vez”
Leiam outros textos da autora aqui
Goiana, 29 anos, ex Au Pair na Flórida – US. Atualmente moro em Fortaleza-CE. Publicitária pela PUC-GO. Thetahealer, Reikiana, Aromaterapeuta.
Amante do pôr do sol, Disney, Harry Potter e do mar. Aqui eu falo sobre minha experiência como Au Pair, auxiliando futuras e atuais Au Pairs a lidarem melhor com essa jornada.
Uma resposta