Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Pós Au pair – Voltei para o Brasil!

Última atualização do post:

Fortaleza - BR (arquivo pessoal)
Fortaleza - BR (arquivo pessoal)

Várias meninas me procuram para perguntar o por que eu voltei para o Brasil após o Au pair nos EUA.

Voltei para o Brasil
Disney – 2019 (Arquivo pessoal)

Eu pensei em começar contando sobre as dificuldades da vida de imigrante pós intercâmbio, ou como eu nunca tive vontade de morar nos Estados Unidos. Ou sobre a palavra que Deus tinha colocado no meu coração nos últimos meses do intercâmbio. Mas na verdade, foi muita terapia e um processo interno muito longo até eu entender e aceitar que o que eu queria não ia agradar muita gente e até então eu também estava insatisfeita comigo mesma.

Por que não querer morar em um país com melhores condições?

Como eu não ia querer morar em um país com melhores condições de vida, trabalho, segurança e educação? Depois de viver 2 anos em uma realidade totalmente diferente – e melhor, por que eu ainda estava infeliz? Será que eu estaria disposta a solicitar uma troca de visto, procurar um curso com bolsa integral, me manter nos EUA sem poder trabalhar legalmente, passar por todos esses e outros desafios? A resposta era um constante ‘NÃO’. Além do cansaço físico, a exaustão mental e emocional tiveram um peso enorme para buscar a aceitação daquilo que eu queria fazer.

Mas com muita terapia – e deixo aqui meu agradecimento eterno à Flavia Chi, minha psicóloga – conversa com amigas ex-Au pair no Brasil e nos EUA, muita oração e conversas com várias pessoas. Eu resolvi então aceitar que aquele não era meu lugar, não nessa fase da minha vida. Que a conclusão do intercâmbio é com certeza a realização de um sonho. Mas aceitar o fim e voltar para o Brasil seria o início de outro sonho.

Espero poder te ajudar a decidir se você quer ficar ou voltar

Voltei para o Brasil
Abraçando a mamãe, 2 anos e meio depois. (Arquivo pessoal)

Aliás se você está lendo esse artigo, pensando se deveria voltar ou não após o intercâmbio, te digo para colocar os prós e contras no papel, analisá-los diariamente, conversar com pessoas, psicologos, terapeutas, profissionais de RH, e tudo mais que você conseguir de informação, antes de tomar uma decisão.

O sentimento no coração, que Deus tinha reservado algo novo e maravilhoso pra mim no Brasil, me fez pesquisar ainda mais, até esgotar o assunto mentalmente. Para que o cérebro e o coração estivessem unidos em uma só resposta. E essa resposta demorou muito mais do que eu gostaria, foram meses de “luta” interna e pesquisas sem fim sobre vistos, empregos, possibilidade de outros intercâmbios, ir pra outros países, etc.

Mas não se desespere! No minimo, 90% das au pair‘s passam por isso. Quando sua vez chegar, seja qual for seu objetivo, analise suas opções reais, anote seus medos e responda cada um deles. Encontre o “por que” de seus medos e avalie se são reais ou dúvidas de si mesmo. Antes de tudo, se ame e respeite seu processo.

O encerrar de ciclos é importante para darmos ínicio a uma nova jornada

E mesmo sabendo que esse momento sempre chega, é desafiante aceitar o fim. Seja de um emprego, relacionamento, amizade, um ano que termina ou uma pessoa que desencarna. A verdade é que tudo tem um tempo exato para acontecer em nossas vidas, tanto para começar quanto para acabar.

E será que estamos prontos pra essas situações? Será que que somos ensinados sobre como superar esses términos? Lembro-me sempre da oração do Pai Nosso, quando fala “Livrai-nos do mal”. Deus nos livra o tempo todo, ele sabe exatamente o que será melhor pra nós. E toda vez que pedimos ou insistimos em ficar mais tempo do que o necessário em situaçoes e relacionamentos, acabamos nos machucando muito mais, do que ter aceitado que era o fim.

E como aprender a lidar com términos

Voltei para o Brasil
Cada dia é um recomeço – foto unsplash

Autoconhecimento é uma ferramenta muito poderosa pra auxiliar em qualquer momento das nossas vidas. A partir do momento que nos conhecemos, fica mais fácil para decidir que caminho seguir e quais ferramentas utilizar.

Quando sabemos que aquela situação/relacionamento vai acabar:

  • Despedir aos poucos, internamente.
  • Fazer coisas que gosta naquele lugar
  • Deixar ser mais leve e se cobrar menos
  • Se recolher – tirar um tempo consigo mesmo para assimilar as mudanças
  • Fazer lista do que gostaria de fazer enquanto está aí e se programar pra realizar todas
  • Agradecer mesmo que em oração, por aquele lugar e as pessoas que fizeram parte desse tempo
  • Deixar ir, se abra a novas oportunidades

Quando não sabemos que a situação vai acabar: (um desencarne, o fim de um relacionamento ou do Au pair inesperados).

  • Deixar ser mais leve e se cobrar menos
  • Se recolher – tirar um tempo consigo mesmo para assimilar as mudanças
  • Agradecer mesmo que em oração, por aquele lugar e as pessoas que fizeram parte desse tempo
  • Deixar ir, se abra a novas oportunidades

Em ambas as situações é muito importante se conhecer e saber seus limtes. Meditações, orações, terapia tudo isso pode ajudar, mas só ajuda se você se permitir viver aquele momento e realmente deixar ir. Para algo novo entrar, o velho precisa sair. Acredite, tem um mundo melhor no dia seguinte.

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Carinna Alves

Carinna Alves

Goiana, 29 anos, ex Au Pair na Flórida - US. Atualmente moro em Fortaleza-CE. Publicitária pela PUC-GO. Thetahealer, Reikiana, Aromaterapeuta. Amante do pôr do sol, Disney, Harry Potter e do mar. Aqui eu falo sobre minha experiência como Au Pair, auxiliando futuras e atuais Au Pairs a lidarem melhor com essa jornada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − nove =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.