Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Festa de São João no Canadá

Última atualização do post:

São João no Canadá
Festa de São João no Canada
Ilustração: www.shutterstock.com/g/AnnHirna

São João no Canadá ?

Esse foi o primeiro festival do qual participei ao chegar no Canadá. Fiquei realmente empolgada, em ver a animação e participação da população, nesta data, 24 de junho. O sentimento que tomou conta do meu coração, foi como se eu estivesse no Brasil, um povo unido, e a alegria estava no ar. 

O grande dia se aproximava e era possível ver por toda a cidade a montagem de barracas, o palco para os artistas regionais, decoração com bandeirinhas, camisetas e chapéus estilo cowboy. Tudo lindamente decorado de branco e azul. A cor de Quebec !

Mas, foi aí que veio a confusão, para esta recém chegada, à terra do Maple Syrup. Nas rádios, televisão, nos jornais e em todos os meios de comunicação ora ouvia-se falar em Fête de la Saint-Jean-Baptiste, ora la Fête nationale du Québec.

Politica e Religião

Afinal, era o Feriado de São João (Fête de la Saint-Jean-Baptiste) ou o Feriado Nacional de Quebec (La Fête nationale du Québec)? Na verdade são dois em um. Em 1977, o Feriado Nacional de Quebec foi oficialmente renomeado e é portanto mais conhecido pelo nome de Fête de la Saint-Jean-Baptiste (Feriado de São João Batista).

Por outro lado, as origens do Feriado Nacional, remontam a tempos imemoriais, quando as pessoas celebravam o solstício de verão. Essa importante data, marca o dia mais longo e a noite mais curta do ano, que ocorre nos dias 21 ou 22 de junho no hemisfério norte.

Na antiguidade, diversos povos, como os celtas e os egípcios, aproveitavam a ocasião para organizar rituais, em que pediam fartura nas colheitas. Daí veio a utilização da fogueira.

O costume deste festival pagão era que uma grande fogueira fosse acesa para simbolizar a luz que estava no auge. Na Europa, principalmente na França, de onde cerca de 80% da população do Quebec é descendente, associaram a esta festa, João, primo de Jesus, apelidado de “o Batista”, tendo sido este que realizou, o batizado de Cristo. Assim, fizeram a ligação entre a luz e São João Batista.

Também é uma celebração política (do movimento soberanista do Quebec). Em 1969, ocorreu o reconhecimento e a oficialização da língua francesa no Quebec. O que o difere das outras províncias, que utilizam o idioma inglês. Posteriormente, onze anos depois, ocorreu um plebiscito para ocorrer o separatismo do Quebec, porém a maioria da população votou contra.

A persistência do povo francófono

Voltando um pouco no passado, em 1834, Ludger Duvernay decide organizar um grande banquete e lança a idéia de criar uma sociedade patriótica, a Société Saint-Jean-Baptiste, não apenas em Quebec, mas também em Ontário. O objetivo era criar uma ocasião em que todos aqueles que falam francês, possam comemorar seu pertencimento ao Canadá francês.

E mesmo nos nossos dias, nessas celebrações, há discursos patrióticos sobre a experiência dos canadenses franceses, o que chamamos de sobrevivência, o fato de ainda conseguirem falar francês, mesmo que vivem em um ambiente que por vezes é hostil a presença de falantes de francês.

Desfile de São João

Segundo o historiador Marcel Martel, este feriado ainda não é uma celebração puramente nacionalista, ainda há o aspecto religioso. Os quebequenses fazem as duas coisas, misturam tudo. Afinal, 24 de junho é a festa de João Batista, o precursor de Cristo.

Há algumas poucas décadas, aconteciam muitos desfiles desta grande celebração. No último carro alegórico, costumava-se ter a ovelha e o menino de cabelos encaracolados. Ele segurava uma cruz em uma mão e na outra acariciava as ovelhas.

O que isso quer dizer ?

Historicamente, João Batista era acompanhado por suas ovelhas. As ovelhas são, portanto, um símbolo desta celebração.

Nos dias atuais, esses desfiles não são mais muito vistos. E ao questionar os próprios cidadãos do Quebec, estes não sabem explicar o porquê estes desfiles não acontecem mais. Uma parte da tradição que se perdeu ao longo dos anos.

Como será o Feriado em 2020 ?

A grande equipe do Feriado Nacional de Quebec, anunciou que este ano de 2020, devido a pandemia que o mundo está encarando e lutando para disseminar o virus, o tema da edição 2020 será UNIDOS! Que em francês é UNIS.

Para esta 186ª edição, o Feriado Nacional teve que se adaptar a muitas mudanças no contexto da atual situação à qual vivemos. O Feriado Nacional, é um grande orgulho para cidadãos do Quebec que, a cada ano, mais de 2,5 milhões de habitantes, se reúnem em diversos locais da província. Um orgulho nacional que não evapora, mesmo nos momentos mais difíceis.

O orgulho deste ano, é em apoiar todo os profissionais dos serviços essenciais (enfermeiras, médicos, policiais e tantos outros), porque atualmente no coração desta crise, estamos UNIDOS.

Material Oficial do Feriado Nacional de Quebec 2020 (extraído do site oficial www.fetenationale.quebec)

Os materiais oficiais de divulgação do Feriado Nacional, portanto, representam duas pessoas, à dois metros de distância, que olham com a esperança e a solidariedade em relação ao futuro, sob esse arco-íris que retrata tão bem esse momento histórico vivido.

E que este seja um marco, para que vivamos de alguma maneira, um mundo melhor depois da pandemia. Que possamos valorizar a nossa liberdade de ir e vir, de abraçar, de conversar, de viajar, de se ajudar acima de tudo. Afinal, essa é a mensagem que Jesus nos deixou amar ao próximo como a ti mesmo.

Feliz Feriado de São João Batista ! E viva o Quebec !

Para mais textos sobre o Canadá, clique aqui.

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Kelly Silva

Kelly Silva

Brasileira, paulistana, secretária executiva - com ênfase em administração hospitalar, esposa de um canadense, mãe de um menino e influenciadora fitness. Adoro fotografia, arquitetura, decoração, história, dançar, praticar esportes e bater papo tomando um drink. Cheguei ao Canadá em 2014 para uma visita e desde então criei raízes aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 3 =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.