As Festas Pátrias, também conhecida como “ El Dieciocho”, se comemora no dia 18 de setembro que corresponde a data da primeira junta de governo, que foi o início da independência.
É a festa mais importante no Chile, que todas as classes sociais comemoram.
As Festas Pátrias acontecem no dia 18 de setembro, que é a data do início do processo de se separar da Espanha. A independência foi no dia 12 de fevereiro de 1818, porém os chilenos comemoram sempre no dia 18 de setembro.
Por conta da pandemia, em 2021, vai ser o primeiro ano que as Festas Patrias ocorrerão no Dia da Independência, 12 fevereiro.
Estas festas em geral duram vários dias e, 19 de setembro também é feriado conhecido como o “ Dia das Glórias do Exército”. O governo do Chile às vezes, declara um ou mais dias adicionais, como feriado nacional e assim temos um final de semana mais longo para comemorar.
No dia 17, antes do início das festas, as empresas comemoram fazendo churrasco, ou somente umas empanadas que é a comida tipica desta época.
A grande maioria das pessoas de Santiago, aproveita estes dias para viajar e a cidade fica muito tranquila.
Bandeira
Para esta data, durante toda a semana, é obrigatório, ter a bandeira hasteada nas casas, prédios particulares e públicos. É uma lei antiga, mas que vale até os dias de hoje. E, a bandeira tem que estar na posição correta, porque os comunistas, colocavam a bandeira ao contrário, para mostrar que estavam contra esta obrigatoriedade.
As Festas Pátrias, são bem parecidas com as festas juninas e, grandes como o carnaval do Brasil, com bailes típicos, comidas e várias brincadeiras. E cada bairro, ou cada cidade tem a sua “ Fonda” (que seria como uma quermesse).
Todos os colégios, fazem atividades de Festas Pátrias, com bailes típicos, gincanas e comidas típicas.
Também, é época de soltar pipas, aqui chamado de Volantin. É a única época do ano, em que se pode ver essas pipas. Elas são no modelo mais simples, como o da foto acima e não tem linha com cerol e não há o hábito de cortar as pipas e sim somente uma diversão.
O dança típica mais conhecida é a “Cueca” (é a dança nacional), e desde da pré-escola os pequenos já aprendem este baile mas existem outros bailes que são por zonas do pais e que são menos conhecidos, mas que também se dança nas festas pátrias.
Época de comidas e Bebidas tipicas
A principal comida desta época, são os assados. No dia 18 de setembro se as famílias não estão em uma Fonda é certo que havera um churrasco em suas casas e de entrada empanada de pino ( recheio de carne e cebola).
As bebidas servidas nas Fondas são a “ Chicha” que é uma bebida alcoólica a base de uva parecida com uma sidra, o “Terremoto” bebida à base de vinho branco, espumante e sorvete de abacaxi e por fim o” Mote com Huesillo” bebia não alcoólica a base de trigo e pêssego desidratado.
E desta maneira, todos os chilenos sempre comemoram as Festas Pátrias com os bailes, comidas e bebidas típicas. E é considerado um momento de união da família que aproveitam para se reunir, para esta linda celebração e festa.
Para mais textos sobre o Chile, cliquei aqui.
Norma Sueli Santos Nunes é Gerente de Vendas numa empresa de máquinas para aplicação de Adesivo Hot-Melt. Formada em Estudos Sociais e Geografia, foi professora por 17 anos. Em 1995 foi morar no Chile. Casada há 32 anos, um filho, dois enteados, três noras e dois netos e expatriada há quase 25 anos, em Santiago no Chile. Alegre descontraída e simples na sua vida diária. Viajar é seu maior objetivo. Gosta muito de estar com seus amigos, e procura manter os amigos que tem pelo mundo.
Respostas de 2
Gostei do seu poste, existe muitos artigos em seu blog relacionado a este que acebei de ler gostei de seu blog.
Meu blog: Agenda Tarcisio do acordeon