Preciso te contar, quando eu cheguei na França não falava nada de francês e acredito que essa é a realidade de grande parte dos brasileiros que desembarcam por aqui. Então, já quero começar te dando um conselho, se você está pensando em vir para França comece a estudar antes de se mudar pois isso vai facilitar, e muito, sua vida.
Escutamos muito no Brasil que os franceses não gostam de se comunicar em outros idiomas, especialmente em inglês. Isso pode até ser verdade em Paris, mas não se aplica em outras regiões. Na verdade, os franceses em grande parte não falam um segundo idioma, e quando falam inglês tem um sotaque muito forte. É por isso que muitas vezes eles travam quando nos comunicamos em inglês. E claro, eles valorizam o esforço da pessoa em falar o idioma local, mas não se iluda, eles não se esforçarão para entender seu francês.
Processo de aprendizagem
Precisamos entender que a aprendizagem é um processo, isto quer dizer que você não vai aprender francês da noite para dia. Pois esse processo exige tempo, constância e contato frequente com a língua. É melhor você estabelecer um tempo de estudo menor por dia, por exemplo, 1h, mas que você dará conta de cumprir todos os dias do que se comprometer a estudar 4h diariamente e ao longo de uma semana não sustentar esse ritmo. Qual é o tempo real e ideal, só você pode definir. Outro ponto super importante é não se comparar com outras pessoas que também estão passando pelo mesmo processo, cada um de nós é único e tem um tempo de aprendizagem diferente, bem como facilidades e dificuldades.
Nesse processo também é comum nos sentirmos inseguros, sentirmos medo e timidez ao falar. Mas para isso utilizo três frases que uma professora de inglês sempre deixava no quadro quando morava no Canadá e estava estudando inglês. NÃO TENHA MEDO DE TENTAR: não precisamos ter medo de nos expressarmos ou de errar. O erro faz parte do processo de aprendizagem e é super normal. Nós só aprendemos tentando, praticando e errando. E os erros podem até ser divertidos. NÃO SEJA TÍMIDO: não precisamos ficar tímidos por estar aprendendo. Mantenha em mente que o idioma em questão não é nossa língua materna e estamos em processo de aprendizagem, o que demonstra também muita coragem. NÃO PERGUNTE POR QUE: muitas vezes queremos entender o porquê de todas as regras e exceções, e tem regras que simplesmente não tem explicação, são porque são. ACEITE!
Palavras essenciais no francês
Toda língua é atrelada a sua cultura, mas para mim a cultura e língua francesa são as que mais se relacionam. Você consegue entender a cultura através da língua e a língua através da cultura. Os franceses são formais e muito polidos e isso se reflete na língua. Por isso, quero finalizar deixando três palavras essenciais no francês. BONJOUR! Nunca, em hipótese alguma comece uma conversa sem dizer bonjour, o significado é bom dia, mas é utilizada também como olá! MERCI: quer dizer obrigada, essa é básica, pode usar e abusar. E S’IL VOUS PLAÏT, por favor (modo formal), seja para um amigo, família ou desconhecido sempre use por favor.
Agora é só se jogar no francês!
Leiam aqui outros textos da autora
Canceriana de 33 anos, psicóloga, mineirinha de coração e expatriada nos alpes franceses. Curiosa, gosto de descobrir lugares, culturas e novos sabores. Eu AMO o Carnaval! E adoro um bom papo, se for com vinho tinto melhor ainda! Por isso criei o insta @francesaquase para dividir as doçuras e agruras de uma expatriada na França.
Uma resposta