Na gastronomia chilena, os pratos típicos também mudam, de acordo com as estações do ano. No inverno, são pratos para comer de colher, por exemplo, sopas, já no verão são mais frescos e leves.
Normalmente, a gastronomia chilena, consiste em um único prato. Às vezes, pode ser combinado com uma entrada, que pode ser um caldo ou uma salada, mas o comum, na comida diária das casas sempre é um prato único. Não é como no Brasil que tem salada, arroz, feijão, verdura e carne.
Comida caseira
- Cazuela
É um clássico da comida caseira aqui. É uma sopa de verduras com carne, que por exemplo pode ser de frango, vaca ou cordeiro. Além disso, este prato tem, um pedaço de milho, batata, abóbora, vagem, cenoura e salsinha por cima, para decorar. São pedaços grandes e a batata é inteira, como está na foto.
- Caudillo De Congrio
É um caldo de peixe ou de caranguejo. Mas, existe uma versão do poeta Pablo Neruda que tem camarões e creme de leite na preparação.
- Carbonada
Também é uma sopa onde a carne vai cortada e tem batata e macarrão.
- Pastel de Choclo
Trata-se de uma massa de milho, sobre uma base de carne, e é comum, que se coloque açúcar por cima. Eu, particularmente, não gosto deste açúcar, mas os chilenos gostam muito. É uma espécie de escondidinho com massa de milho.
- Porotos con riendas
É o feijão com linguiça e macarrão, portanto um prato para o inverno.
- Porotos Granados
Prepara-se com várias verduras, além do feijão e, principalmente, do milho verde. Esta é a versão de verão para o feijão.
- Chupes
Pode ser de caranguejo (jaiva), loco (marisco típico chileno) ou de bucho (estômago do boi), também conhecida como dobradinha, em São Paulo. É uma massa de pão, cebola e creme de leite, que se faz em um recipiente de barro e vai ao forno para gratinar.
- Lomo a lo Pobre
Geralmente, é o prato mais caro do cardápio, dos restaurantes. É um bife que pode ser de contrafilé ou de filé mignon, de carne de vaca ou de porco e vem com batata frita, 2 ovos e cebola frita. É um prato gigante.
Comida da Ilha de Chiloé
“Curanto“
É um prato do sul do Chile. O curanto original, é feito em um buraco na terra, e leva mariscos, batatas, carne, linguiça frango e algas.
Prepara-se para muitas pessoas. Não é um prato de todos os dias, e também não se encontra em um restaurante. A melhor opção, é ir para Chiloé, uma Ilha ao sul do Chile, onde este prato é servido nos festivais tradicionais, que são celebrados durante o verão.
Nos restaurantes, o prato é preparado em uma panela em camadas como na terra e recebe o nome de pulmay, e é servido com o caldo que se cozinha os ingredientes.
Festas Pátrias
“Empanada De Pino”
Diferentemente de outros países da América do Sul, aqui no Chile sempre é assada. Em alguns lugares, a de marisco e a de queijo podem ser fritas. A mais comum é a de carne, que vem com azeitona e ovo cozido, e em alguns lugares pode vir também com uva passa.
Come-se muita empanada nas Festas Pátrias, que são no dia 18 de setembro.
Gastronomia Chilena: comidas com tomate
- Ensalada Chilena
Trata-se de uma salada de tomate com cebola. A primeira vez que eu pedi uma salada chilena, em um restaurante esperava algo diferente mas era uma salada de tomate com cebola. Neste preparo o tomate é sem pele e sem semente..
- Chancho en piedra
Que nome!!!!! Mas é muito simples. Os ingredientes são: tomate e temperos. Não inclui o chancho, que é porco em espanhol. Os ingredientes, devem ser moídos em um pilão de pedra..
Estes são alguns dos pratos típicos do Chile, que todos os chilenos estão acostumados a comer. Alguns, com uns nomes bem diferentes.
Na gastronomia chilena, existem muitos outros pratos à base de peixe e mariscos, mas isso será assunto para outro post. Se gostaram de algum dos pratos, é só pedir que eu mando a receita.
Para mais artigos da autora, clique aqui.
Norma Sueli Santos Nunes é Gerente de Vendas numa empresa de máquinas para aplicação de Adesivo Hot-Melt. Formada em Estudos Sociais e Geografia, foi professora por 17 anos. Em 1995 foi morar no Chile. Casada há 32 anos, um filho, dois enteados, três noras e dois netos e expatriada há quase 25 anos, em Santiago no Chile. Alegre descontraída e simples na sua vida diária. Viajar é seu maior objetivo. Gosta muito de estar com seus amigos, e procura manter os amigos que tem pelo mundo.
Respostas de 2
Parabéns!!!
obrigada