A hora da mudanças chega e é preciso soltar o peso que carregamos conosco! Ter gratidão pelos altos e baixos da vida de expatriada. Muitas vezes o peso vem de um passado de crenças, de mágoas, de momentos que nos feriram, para que assim novos espaços e oportunidades possam se abrir junto com o melhor que o Universo tem a nos oferecer.
Algumas vezes o percurso não acontece do jeito que planejamos e precisamos parar, desacelerar para acalmar o coração e avaliar as ferramentas que temos nas mãos. Avaliar, portanto, todas as oportunidades que temos no caminho e, quando necessário, alterar a rota.
Entretanto, isso não significa que não irá acontecer aquilo que se planejou, como também não se trata de desistência, mas sim que se tornou necessário nos prepararmos mais, seja mentalmente ou espiritualmente para o que virá a seguir. O tempo não define o certo e o errado, ele vibra na sua energia. Quanto mais você resiste ao que te acontece, mais difícil fica o caminho. Encarar as circunstâncias com responsabilidade, coragem e determinação nos faz evoluir e desenvolver habilidades para o que virá pela frente.
Roda da vida
Quando você entender, aceitar e abraçar as fases da sua vida (entre altos e baixos) e não desistir, não deixar de acreditar que os sonhos se realizam e que o melhor está sempre por vir, aí então você entendeu o que é viver. Sem dúvida, a vida é essa montanha russa mesmo, pois nunca será linear. O universo estará sempre te testando, e daí decorre a sua capacidade de evoluir. Ria mais dos seus problemas, teste algo diferente que nunca fez, demonstre seu amor gratuito por você mesma, pelos seus e pela vida!
E assim, quando falamos de se render, é literalmente confiar, ter fé que o Universo tem sempre os melhores planos para nós. E se uma porta se fecha, saiba que uma outra se abre. A energia do Universo trabalha em tempo perfeito, permitindo que os acontecimentos ora se desenrolem de forma mais rápida, ora mais lenta. Não importa como vai ser, contanto que a gente aprenda a se apaixonar pela caminhada em si, a tirar lições do novo, a abraçar as oportunidades. É preciso, portanto, sair da zona de conforto, olhar nossas emoções e não fugir dos obstáculos. Em suma, ao encararmos as dificuldades, nos transformamos para amadurecer e evoluir nessa jornada em busca sempre da nossa melhor versão.
Fique atento às oportunidades e aos pequenos milagres da vida
Por mais simples que possa parecer, acordar de manhã já é um milagre. É a vida te perguntando: “o que você vai fazer do seu dia hoje?”. Observe que o universo nos dá a oportunidade de criarmos algo novo todos os dias. E, dessa forma, nos impulsiona para seguirmos em frente, nos desafiando para vivermos novas experiências e, assim, seguirmos sempre pelo caminho que faz nosso coração vibrar – o caminho do Bem.
Sair do Brasil, mudar de vida, tornar-me uma expatriada, ter que encarar obstáculos muitas vezes sozinha, como também ter que iniciar uma nova carreira, foram situações da minha vida que também me deram medo. Por outro lado, essa bagagem de vida acabou por me encher de coragem. E essa coragem que transborda em mim, me transmite um sentimento de que eu sou invencível mesmo. Como eu já disse aqui no blog, para expatriar é necessário ter coragem. Confiar na vida é seguir sabendo que se você estiver vibrando na sua energia, na energia do seu coração, tudo sempre será para seu melhor. E a partir daí, vamos evoluindo, crescendo, realizando projetos e vivendo sonhos inimagináveis.
Quando cruzei o portão do embarque internacional há dois anos eu sabia que aquilo era apenas o começo, eu ali era o Louco do Tarot. Aquele momento foi o começo de algo muito maior, que de fato era inimaginável. Entrei naquele avião com apenas 12 kg de bagagem e com o coração e alma livres para viver o novo. Entregue a esse sentimento, cheguei aqui na Irlanda, e foi por Galway que me apaixonei. A mudança mais louca que fiz na minha vida, contrariando todas as regras da sociedade. Mas quando pisei aqui sabia que algo me chamava nessas terras. A energia, o misticismo. De dezembro de 2021 até hoje, novembro de 2023, sou uma Andrea diferente daquela chegou. Parece que cresci e amadureci cinco anos em dois.
A vida no exterior
A vida no exterior te muda, te transforma, se você permitir que isso aconteça com você, se estiver aberta ao diferente. E saiba de uma verdade: nenhum lugar é perfeito. Todos os lugares terão seus lados positivos e negativos. Por isso, aprenda a colocar tudo na sua balança e ir buscando equilibrar essas forças opostas. Dessa forma, te garanto que a caminhada vai se tornando menos pesada. Lógico que terá dias mais difíceis, mas acredito que serão os mais importante, pois você será muito mais feliz, quando conseguir ser feliz, apesar dos momentos difíceis.
E, por fim, quando isso acontece, o Universo interpreta que você está preparado para receber mais, porque, como eu disse para vocês no início deste artigo, mesmo com os obstáculos, você mostra que acredita e confia que é capaz de alcançar seus sonhos. Isso porque você já aprendeu a ir até lá embaixo na escuridão, igual a um escorpião, achar o tesouro e subir à superfície. A seguir então ressurge mais forte do que nunca, assim como o sagitário.
O presente
Se me perguntassem o que eu mudaria até hoje, eu diria: nada! Tudo pelo que passei foi importante para estar vivendo a vida que levo hoje. Eu sei, e quem me conhece também sabe, que eu nasci e renasci depois que entrei na jornada do autoconhecimento.
Sendo assim, aprenda a desfrutar do caminho, não leve tudo tão a sério, aprenda a deixar as coisas mais leves e a soltar o peso daquilo de que precisa se desapegar pelo caminho. Não é fácil quebrar crenças ou pensamentos que foram construídos por anos, e que constituem uma proteção do ego. Mas é totalmente possível. No meu primeiro livro A minha fome é de viver, eu apresento técnicas, como também hábitos rotineiros que mudaram a minha vida. E mesmo que momentos desafiadores surjam, o autoconhecimento me permitiu voltar para o centro e me fortaleceram para seguir em frente.
A um mês de completar dois anos de Irlanda e de expatriada, só tenho a dizer um muito obrigada para o Universo, me mantendo na expectativa de que ele continue me surpreendendo. E espero que os meus guias continuem ao meu lado nessa jornada que eu escrevo da minha vida.
36 anos, carioca da gema, apaixonada por viagens, que me permitem conexão com outras culturas, pessoas e gastronomia!
Essa minha paixão começou no meu primeiro mochilão para o Chile e Bolívia em 2016. Desde então não parei mais e hoje contabilizo 19 países visitados.
Graduada em Nutrição, trabalhei por 10 anos no corporativo, e numa pandemia me reinventei por completo, encerrando esse ciclo e me assumindo como escritora, empreendedora e viajante!
A escrita foi o grande divisor de águas na minha vida. E eu acredito que com as palavras transmito alegria, luz, fé, esperança, motivação, inspiração e amor ao meu redor.
E não foi apenas a carreira que eu mudei, essa transformação foi na minha vida também, o que impactou até na criação e prática de hábitos e rotinas mais leves, mais goodvibes!
Eu soube mudar as lentes da Andrea do passado para enxergar a vida melhor mesmo diante do turbilhão, imprevistos e emoções que aparecem no caminho.
Lancei meu primeiro livro em Dezembro de 2021 “A minha fome é de viver” onde narro essa minha transformação, e te ajudo a mudar também a sua forma de enxergar a vida!
Logo depois do lançamento, dei início a uma nova vida em um país diferente … a Irlanda, onde estou até hoje!