Sabe aquela habilidade de transformar lugares comuns em super atrações turísticas? Tenho certeza que foi invenção inglesa. Sério! Pois é incrível a capacidade que os britânicos tem de lucrar com absolutamente tudo que os cercam.
Se o lugar estiver conectado com uma pessoa ou acontecimento famoso, melhor ainda. Mas se não estiver, tudo bem também, pois eles descobrem (ou inventam) um bom motivo para vender os passeios.
Ou seja, não importa se o seu interesse é literatura, música, camping, arquitetura, geografia, arqueologia, culinária, botânica, compras, cinema, queijos, escotismo, bebidas, teatro… Aqui eu descobri que é possível conhecer um pouco mais sobre praticamente tudo.
Então se você está vindo para a Inglaterra, de mudança ou à passeio, não deixe de acompanhar a série de matérias que estarei publicando sobre meus passeios, nem sempre usuais, por essa terra fria, porém muito acolhedora.
Portanto inciaremos nossa viagem por um lugar cheio de magia e surpresas: Warner Bros Studio London, mais conhecido como Harry Potter tour, uma exposição permanente do set de filmagem da saga que encanta fãs de todas as idades.
Em primeiro lugar todas os espaços internos que aparecem nos oito filmes da série podem ser fotografados, e em segundo que em alguns deles é possível interagir com o cenário.
Hogwarts – Harry Potter tour
Hogwarts é a escola de magia e bruxaria onde o personagem principal da saga, Harry Potter, passa a maior parte do tempo e, portanto, vive suas maiores aventuras. Mas o castelo é apenas um modelo. Ele foi baseado no Castelo de Alnwick, cidade bem ao norte da Inglaterra.
Assim como na maioria dos lares humanos, o lugar preferido dos estudantes de Hogwarts é o Salão Principal. No salão é onde as refeições são servidas e, além disso, várias cerimônias acontecem. Durante o tour é possível fotografar os pratos servidos para o banquete de boas vindas e também de entender como algumas das “mágicas” funcionam.
Na Floresta Proibida tivemos um encontro inesquecível com Aragog, a aranha gigante; Firenze, o centauro; e Buckbeack, o hipogrifo. Da mesma forma, o jogo de luzes e a névoa artificial, perfeitamente sincronizados com os efeitos sonoros, me causaram arrepios bem reais.
As dependências internas do castelo em exposição são:
- o Salão Principal;
- a sala de poções do professor Snape;
- o escritório do diretor Dumbledore com seus equipamentos mágicos;
- o dormitório dos meninos com as camas cortinadas;
- a área comum onde Harry e seus amigos estudavam, comemoravam ou se lamentavam;
- as escadas que mudavam de direção;
- os retratos falantes nas paredes;
- o Espelho de Ojesed (desejo de trás para frente);
- o escritório de Miss Umbridge.
Os cenários que não fazem parte do castelo em exposição são:
- The Burrow, a casa da família Weasley;
- a tumba de Tom Riddley;
- Grimauld Place, o quartel-general da Ordem;
- a sala onde Lord Valdemort e seus Comensais da Morte praticam atrocidades;
- o armário que serviu de quarto para Harry na casa de seus tios;
- a entrada do pub Hog’s Mead;
- o Salgueiro Lutador.
Diagon Alley
Diagon Alley é certamente uma rua mágica escondida no centro de Londres e cujo acesso se dá através do pub Leaky Cauldron. Durante o tour é possível fotografar as fachadas ou filmar as vitrines que possuem movimento, como as Puking Pastilles criadas pelos irmãos Weasley. Mas, para minha tristeza, nao se pode entrar nas lojas.
Gringotts
Gringotts é o banco da comunidade mágica e, apesar de sua entrada estar localizada na Diagon Alley, os cenários compõem uma parte considerával do passeio. Isso porque muitas cenas importantes para a trama aconteceram nas dependências do banco.
Na imponente recepção estão os balcões de onde goblins, donos e administradores do banco, atendem seus clientes. Em seguida é possível acompanhar o abrir e fechar da tranca mágica que protege galleons, sickles e knuts, as moedas emitidas pelo banco.
No cofre da família Lestrange é permitido pousar para fotos segurando a Espada de Gryffindor. Ou tocar o tesouro encantado que se dublicava quando tocado, o que eu fiz, claro!
Além disso, outros detalhes relacionados ao banco são o vagão de mina que conduz aos cofres e o surpreendente dragão que surge em meio aos destroços, literalmente cuspindo fogo na direção dos visitantes.
Hogwarts Express
Hogwarts Express é o trem que transporta os estudantes até o castelo. Seu ponto de partida é a estação de King’s Cross, no centro de Londres. King’s Cross é uma estação real que possuí uma plataforma imaginária, a 9 3/4 (transformada em atração turística),já que é uma loja de produtos oficias da franquia.
O destino do Express á a estação de Hogsmead, localizada dentro dos estúdios, onde a locomotiva está sempre pronta para partir e é possível andar pelos corredores de alguns dos vagões.
O visitante pode sentar nas réplicas dos bancos que foram utilizadas para gravar as cenas que mostram a paisagem passando conforme o trem avança. Mas, no lugar das janelas, o que existe é uma parede onde as paisagens são projetadas. Certamente, uma pequena amostra da verdadeira magia que é a produção cinematográfica.
Área técnica
Para quem gosta de saber como cada “mágica” aconteceu nos filmes, a área técnica é portanto um passeio à parte. Máscaras e trajes acompanham o passo a passo da criação de goblins, elfos, lobisomen e gigantes.
Cada objeto de cena animado, como o livro dos monstros ou as mandrágoras, é o resultado de um trabalho de engenharia minucioso.
Fotos, desenhos e miniaturas dos edifícios que aparecem nos filmes nos dão uma idéia da grandiosidade do trabalho de pesquisa da equipe de cenógrafos, figurinistas, técnicos de som e de efeitos especiais.
Área externa
Por outro lado, na área externa dos estúdios estão: a ponte suspensa que leva ao portão do castelo (pode caminhar nela); o ônibus mágico noturno (mas não pode entrar); a fachada da casa numero 4 em Privet Drive; a motocicleta voadora de Hagrid (você pode sentar para fotos); o carro encantado da família Weasley (idem); a fachada da casa já que os pais de Harry foram assassinados nela.
Bônus do Harry Potter tour
Logo no estacionamento algo que chamou minha atenção foram os cones do estacionamento em formato de chápeu.
Aceitar o passaporte oferecido na entrada me ajudou a não perder nenhum detalhe do passeio, pois ele serve como um guia das atrações. Meu souvenir mais valioso!
Falando em souveniers, na entrada da loja há uma sala repleta de caixas de varinhas mágicas contendo os nomes de todos que participaram na produção dos filmes. Em suma uma forma criativa de homenagear aqueles que ajudaram a imortalizar a literatura fantástica de J. K. Rowling.
E aí gostaram de saber como foi o tour do filme Harry Potter? Certamente é um passeio que todos devem fazer quando estiverem visitando Londres.
Sou paranaense, expatriada em Londres desde 2016. Bahcarel em Turismo por formacão, administradora de profissão e escritora por amor. Apaixonada por livros, viagens, fotografia, artesanato, jardinagem e camping. Mãe orgulhosa de um adolescente e namorada de um verdadeiro lord inglês, com quem estou descobrindo a ilha da Rainha. Para acompanhar minhas aventuras pela Inglaterra me sigam no Instagram.
Respostas de 5
Obrigada pelas dicas!!!! Show!
Super dica para quem é fã do bruxinho mais querido é famoso do mundo 🧙
Com certeza a minha filha vai querer visitar.
Obrigada Bel
Com certeza, uma ótima dica para conhecer e estar presente né cenário que parece ser encantador.
As meninas iriam amar. Obrigada pela dica e informação Bel.😘