Quem não gosta de um feriado ou holiday, como dizem os ingleses? Eu amo!
A palavra feriado vem do latim feriātu, e significa repousar. Em outras palavras, estar em descanso. O termo é usado para designar o dia em que se descansa do trabalho oficial, ou seja, por determinação religiosa ou civil.
Uma das primeiras coisas que notei quando me tornei expatriada na Inglaterra é que por aqui não existem tantos feriados como no Brasil. Feriado religioso, certamente só o Natal.
Só para esclarecer, Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte formam o Reino Unido. Portanto, esses países compartilham muitas coisas. Entre elas, moeda, idioma e, claro, os feriados.
No total existem: oito feriados por ano na Inglaterra; nove no País de Gales; nove na Escócia; e dez na Irlanda do Norte.
Enquanto isso, no Brasil, existem doze feriados nacionais. Além de, no mínimo, dois municipais (padroeiro/a e aniversário da cidade) e, em alguns casos, um ou dois estaduais.
“Bank Holiday“
Como o próprio nome indica, bank holiday é um feriado público, durante o qual os bancos permanecem fechados.
Até 1834, o Banco da Inglaterra observava mais ou menos 33 feriados. No entanto, neste mesmo ano, o número foi reduzido para apenas quatro. Sendo eles: primeiro de maio, primeiro de novembro, Sexta-Feira Santa e Natal.
O termo Bank Holiday foi criado em 1871 por Sir John Lubbock com a finalidade de diferenciar os novos feriados pagos dos feriados já normais.
Primeiramente, o Ato que instituiu os novos feriados determinava que:
Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte observariam, além da Sexta-Feira Santa e Natal:
- segunda-feira após a Páscoa;
- a primeira segunda-feira de agosto;
- o dia 26 de dezembro;
- e a segunda-feira após o dia de Pentecostes.
A Escócia, por outro lado, observaria:
- o dia de ano novo;
- a Sexta-Feira Santa;
- a primeira segunda-feira de maio;
- a primeira segunda-feira de agosto;
- e o dia de Natal.
Somente em 1903 a Irlanda do Norte adicionou o dia 17 de março ao calendário nacional para comemorar o Dia de São Patrício, padroeiro do país. Posteriormente, em 1926, o Aniversário da Batalha de Boyne (1690) também foi proclamado feriado.
A Escócia demorou um pouco mais, mas acabou aderindo ao feriado religioso do padroeiro nacional. Como resultado, Santo André passou a ser comemorado no dia 30 de novembro.
Por fim, em 1965, o feriado de agosto foi alterado para o final do mês na Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte. E, finalmente, foi introduzido o feriado do final da primavera, fixado na última segunda-feira de maio.
Boxing Day
Boxing Day é outro nome dado ao Bank Holiday observado no dia 26 de dezembro. Essa tradição inglesa é uma das muitas que foram exportadas para Austrália, Canadá e Nova Zelândia (antigas colônias britânicas).
No entanto, quando acontecer de o Boxing Day cair em um domingo, a segunda-feira é declarada feriado em todo o Reino Unido.
Existem várias histórias sobre a origem do nome Boxing Day. Infelizmente nenhuma delas pode ser considerada definitiva por falta de respaldo histórico.
A primeira teoria especula que o dia seguinte ao Natal era quando os servos dos ricos podiam folgar, após terem trabalhado no dia de Natal servindo os patrões. O nome teria sido inspirado no fato de cada servo receber uma caixa contendo comida e presentes. Ou seja, o dia 26 de dezembro era o “dia da caixa”.
A segunda hipótese levantada remonta à vitoriana, quando as igrejas coletavam doações em uma caixa. Além disso, era costume de os comerciantes recolherem “caixas de Natal”, com dinheiro ou presentes, na primeira semana após o Natal. Em suma, nascia assim a famosa “caixinha” pelo bom serviço prestado ao longo do ano.
Hoje em dia Boxing Day é sinônimo de compras com desconto pelo mundo todo. Mas, também, de algumas bizarrices britânicas, como nadar nas águas geladas do Canal.
Feriados e “Bank Holidays ” de 2022
Vejamos, agora, como ficou o calendário de 2022.
Ano novo: 1 de janeiro. Caiu num sábado, portanto, foi observado na segunda-feira, dia 03 de janeiro.
Sexta-Feira Santa: 15 de abril.
Páscoa: 17 de abril. Por ser sempre no domingo, a segunda-feira é tradicionalmente observada como feriado. Consequentemente esse ano foi no dia 18 de abril.
Dia do Trabalhador: 1 de maio. Como caiu num domingo, foi observado na segunda-feira dia 02.
Bank Holiday de primavera: normalmente observado na última segunda-feira de maio. Porém, este ano foi alterado para 02 de junho, uma quinta-feira.
Bank Holiday do Jubileu de Platina da Rainha: 03 de junho, sexta-feira. Note-se que esse foi um feriado especial, decretado para celebrar os 70 anos de reinado da Rainha Elizabeth II.
Bank Holiday de verão: celebrado sempre na última segunda-feira de agosto. Como resultado, esse ano será no dia 29.
Natal: 25 de dezembro, sábado. No entanto, será observado na terça-feira dia 27 de dezembro.
Boxing Day: 26 de dezembro, domingo. Na mesma linha, será observado na segunda-feira, dia 27.
Outras datas comemorativas
Assim como no Brasil, existem muitas datas comemorativas no calendário britânico. Apesar de essas datas não serem holidays, elas movimentam a economia, proporcionam alegria, diversão, confraternização e reflexão.
Veja alguns exemplos abaixo:
Dia e Mês | Descrição |
14/02 | Saint Valentines Day: Dia dos Namorados |
21/02/2022* | Shrove Tuesday e Pancake Day: Terça-feira de Carnaval e Dia da Panqueca (doce) |
22/02/2022* | Ash Wednesday: Quarta-feria de cinzas e primeiro dia da Quaresma |
1/03 | St Davids Day: Dia de Santo Davi, patrono do País de Gales |
17/03 | St Patricks Day (Bank Holiday na Irlanda do Norte): Dia de Santo Patrício |
19/03 | Mothers day: Dia das Mães, no quarto domingo a Quaresma |
2/04/2022* | Palm Sunday: Domingo de Ramos |
21/04 | Queen Elizabeths Birthday: aniversário da Rainha Elizabeth II |
23/04 | St Georges Day: Dia de São Jorge, patrono da Inglaterra |
18/06/2022* | Fathers Day: Dia dos Pais, comemorado no terceiro domingo de junho |
31/10 | Halloween: Dia das Bruxas |
1/11 | All Saints Day: Dia de Todos os Santos |
5 Nov | Bonfire night – Guy Fawkes Night: a noite de 5 de novembro é observada na Grã-Bretanha com fogos de artifício e fogueiras para comemorar a captura em 1605 de um grupo de pessoas que planejava destruir os edifícios do Parlamento |
Holiday, o feriado dos ingleses, como sinônimo de férias
No português temos os feriados, que são dias específicos, observados por (quase) todos. Por outro lado, temos as férias, que é o período de descanso de trabalhadores e estudantes.
No inglês americano também existem os holidays, que são os feriados, e a vacation, que são as férias.
Enquanto isso, no inglês britânico, usa-se o termo holiday para as duas situações. Sendo assim, todo feriado britânico é chamado de holiday.
As férias escolares de verão (julho/agosto), no entanto, são denominadas summer holiday. Enquanto os vinte dias de descanso anual que todo trabalhador tem direito, são chamados simplesmente de holiday.
“Half-term“
Por falar em feriado escolar, a cada seis semanas de aula – chamados de term – os alunos tiram “miniférias”, que são os Half-term.
Primeiramente temos o Autumn term (termo de outono), que vai de setembro a outubro e é o início do ano letivo. Dentro desse período existe um Half-term de uma semana em outubro e um holiday de duas semanas para o Natal e Ano Novo.
Depois disso vem o Spring term (termo da primavera), que começa em janeiro e termina em março. Sendo que o Half-term de uma semana é em fevereiro e o holiday de duas semanas durante a Páscoa.
Finalmente, o Summer term (termo de verão), que começa em abril e termina em julho. Nesse caso o Half-term de uma semana acontece no final de maio ou começo de junho.
Em resumo, as férias escolares no Reino Unido, assim como no Brasil, acontecem no verão. Isso porque fica mais fácil praticar atividades ao ar livre. Visto que dezembro e janeiro as temperaturas podem chegar a 12 graus negativos.
Concluindo
Agora que você já sabe como funciona o holiday, o feriado dos ingleses, que tal programar uma visitar a terra da Rainha em uma dessas datas?
Muitas atividades interessantes acontecem durante os holidays. Por exemplo: festivais de rua, show de fogos, exibições pelas ruas da cidade. E, certamente, vários festivais.
Resumindo, holiday ou feriado, é para ser curtido, aproveitado ao máximo. E o mais importante, ao lado de quem a gente ama.
Leiam aqui outros textos da autora
Sou paranaense, expatriada em Londres desde 2016. Bahcarel em Turismo por formacão, administradora de profissão e escritora por amor. Apaixonada por livros, viagens, fotografia, artesanato, jardinagem e camping. Mãe orgulhosa de um adolescente e namorada de um verdadeiro lord inglês, com quem estou descobrindo a ilha da Rainha. Para acompanhar minhas aventuras pela Inglaterra me sigam no Instagram.