No Brasil o idioma oficial é apenas o português, e muitos brasileiros não tem os incentivos para aprender outras línguas como em países europeus, ou até mesmo aprender um segundo idioma como nos Estados Unidos, o espanhol, devido a grande demandas de latinos que falam espanhol. Enfim, falo isso pois na Índia têm-se 22 idiomas oficiais como línguas regionais, e o inglês usado para a parte administrativa. O inglês, não é uma língua regional, mas é necessário como comunicação entre os estados ou governo central com os governos regionais.
O hindi é considerado a língua regional e também o idioma oficial indiano, mas mesmo assim muitos estados indianos não falam hindi ou se recusam a falar-se.
Idiomas falado na Índia
Então esse são os seguintes idiomas falado na Índia:
- Assamese – língua oficial de Assam, Arunachal Pradesh;
- Bengali – língua oficial de West Bengal, Tripura;
- Bodo – língua oficial de Assam;
- Dogri – língua oficial idioma oficial Jammu and Caxemira;
- Gujarati – língua oficial de Dadra e Nagar Haveli e Daman e Diu, Gujarat;
- Hindi – língua oficial de Andaman e Ilhas Nicobar, Bihar, Dadra e Nagar Haveli e Daman e Diu, Chhattisgarh, Delhi, Gujarat, Haryana, Himachal Pradesh, Jharkhand, Madhya Pradesh, Jammu e Caxemira, Mizoram, Rajasthan, Uttar Pradesh, Uttarakhand e West Bengal;
- Kannada – língua oficial de Karnataka;
- Caxemir – língua oficial de Jammu e Caxemira;
- Konkani – língua oficial de Dadra e Nagar Haveli eDaman e Diu, Maharashtra, Goa, Karnataka e Kerala (A costa de Konkan);
- Maithili – língua oficial de Bihar, Jharkhand;
- Malayalam – língua oficial de Kerala, Lakshadweep, Puducherry;
- Manipuri – língua oficial de Manipur;
- Marathi – língua oficial de Maharashtra, Goa, Dadra e Nagar Haveli eDaman e Diu;
- Nepali – língua oficial de Sikkim and West Bengal;
- Odia – língua oficial de Orissa;
- Punjab – língua oficial de Punjab and Chandigarh, segunda língua de Delhi e Haryana;
- Sanscrito – língua oficial de Himachal Pradesh, Uttarakhand;
- Santali – língua oficial de Santhal do estado de Jharkhand, Assam, Bihar, Chhattisgarh, Mizoram, Odisha, Tripura, West Bengal;
- Sindhi – língua oficial de Gujarat, Maharashtra, Ulhasnagar;
- Tamil – língua oficial de Tamil Nadu, Puducherry;
- Telugu – língua oficial de Andhra Pradesh, Telangana e Puducherry;
- Urdu – língua oficial de Jammu e Caxemira, Telangana, Jharkhand, Delhi, Bihar, Uttar Pradesh e West Bengal.
Mas essa variedade línguistica dentro da Índia é devido, as variadas ocupações durantes séculos no país. Pois quando os ingleses dominaram a Índia, reuniu todos os variados povos que haviam dentro dela e impôs o Império Britânico. Por isso, na Índia se fala o inglês também. Devido ao Império Britânico? Sim.
Idioma inglês
O inglês nao é só usado pelo governo indiano na parte administrativa, mas também pelas grandes empresas indianas, que usam o inglês como língua falada. Além disso é um diferencial para os estudantes se souberem o inglês fluentemente, pois depois de adultos podem usar na carreira que escolher ou até mesmo sair da Índia para morar em um país onde se fala inglês, o que ocorre muito.
Aliás também muitos estudantes de países que não falam a língua inglesa vai a Índia estudar inglês, devido ao baixo custo de morar na Índia, para aprender o inglês. Até estudantes brasileiros já fizeram esse caminho, de estudar na Índia.
Não esquecendo de falar que a língua Nepali e o Urdu, são línguas do Nepal e do Paquistão respectivamente. Pois a proximidade entre nepaleses e indianos fez que houvesse muitos nepaleses dentro do país. O Paquistão, antes da independência da Índia pertencia ao território indiano, por isso a língua é muita falada dentro da Índia.
Mas o sânscrito é uma das línguas mais antigas do Norte da Índia, e a qual deu origem as outras línguas setentrionais.
Devido a essa variedade línguistica, até mesmos os indianos, muitas vezes em um dia só, acabam se comunicando em 3 ou 4 línguas. Muitas vezes eles até se confudem na hora de falar, mas é normal em uma sociedade multilínguistica.
Apesar dessa variedade de idiomas, a Índia funciona bem, e as interações entre os indianos, ocorre mesmo assim muito bem.
Leiam aqui outros textos da autora
Formada em História e em Arqueologia “lato sensu”. Foi professora no Brasil e agora vive na Índia. Adora viajar, escrever e comer. Todo momento aprende alguma coisa nova nessa nova jornada.
Uma resposta