Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Landsberg am Lech – a cidade da rota romântica

Última atualização do post:

Landsberg am Lech rota romântica
Cascata Lechwehr em Landsberg am Lech - Imagem: Arquivo Pessoal

Você já ouviu falar da rota romântica na Alemanha? Essa rota fica no estado da Baviera. Sem dúvida, é uma rota bem bonita pois passa por cidades históricas de estilo medieval. Dentre elas, a cidade de Landsberg am Lech é uma dessas cidades que você deve colocar no seu roteiro de viagem.

Landsberg am Lech está localizada no sudoeste da Baviera, a cerca de 55 km a oeste de Munique, na margem alta do rio Lech. Essa cidade medieval bem preservada possui várias muralhas e fortificações, erguidas ao longo de muitos séculos. Muitas partes dessas construções sobreviveram até hoje.

Sem dúvida, isso significa que a cidade da alta Baviera possui monumentos impressionantes de arquitetura histórica. Aliás, a primeira muralha data do final do século XIII.

O que fazer em Landsberg am Lech

Comece passeando pela praça principal – o Hauptplatz, onde está o antigo prédio da prefeitura, construído em 1699–1702. O prédio tem uma impressionante fachada de estuque feita no ano de 1719.

Na frente da prefeitura está a fonte de água Marienbrunnen construída em 1700. Dentro da fonte você encontrará uma bela estátua de Maria Imaculada com golfinhos jogando água.

Além disso, você vai encontrar na praça vários restaurantes, cafés e lojas. Principalmente no verão, é muito legal passear por aqui e tomar um sorvete observando toda a movimentação, o que eu gosto muito de fazer. E não esqueça de passear pelo rio Lech, que fica logo atrás da cidade.

Landsberg am Lech
Vista para a praça principal Hauptplatz – Imagem: Arquivo Pessoal

Landsberg am Lech a Veneza da Baviera

Costumo dizer que a cidade, em alguns aspectos, se parece com Veneza, na Itália. Digo isso, mesmo não tendo tido ainda a oportunidade de visitar Veneza. Mas o fato de várias partes da cidade de Landsberg am Lech serem cortadas por riachos que passam entre as casas, acaba por nos remeter à cidade italiana.

Além disso, dentro da cidade você vai ver a cascata Lechwehr, que é muito bonita e já se tornou o cartão postal da cidade. Foi construída para proteger a cidade das enchentes que sempre aconteciam.

Muralhas e fortificações

A torre Schmalzturm, mais conhecida como torre bonita, vem das primeiras fortificações da cidade (início do século 14) e está localizada atualmente no meio da cidade velha. Já o portão Sandauertor foi construído por volta de 1627-1628 e é um monumento arquitetônico muito bonito.

No extremo leste da cidade velha, você vai encontrar o Bayertor, que é o portão de entrada do centro histórico. Foi construído em 1425, sendo o final da última extensão da muralha medieval da cidade. Certamente é o maior e mais belo portão do estilo gótico tardio no sul da Alemanha. É possível subir na torre entre os meses de maio a outubro, de onde você terá uma bela vista dos Alpes – a plataforma de observação tem 36 m de altura.

A partir do Bayertor, você começa a descer por uma das ruas mais encantadoras da cidade – Alte Bergstrasse. Com casas antigas e coloridas parecendo um cenário de filme! Sim, a rua poderia ser usada em qualquer cena de um filme de Hollywood.

Landsberg am Lech
As muralhas e fortificações de Landsberg am Lech – Imagem: Arquivo Pessoal

Rua Alte Bergstrasse

Essa é a rua que mencionei antes, e que considero a mais encantadora da cidade (tiro sempre fotos). Sem dúvida, é uma das ruas históricas mais incomuns da Alemanha. Vou contar um pouco dessa história. Durante séculos, os transportes comerciais tinham que passar por essa histórica estrada do sal. E as pessoas tinham que passar por esta seção íngreme da rota, que tem um declive de 18%. A rua representou um grande desafio para os vagões e foi a causa de inúmeros acidentes.

Uma curiosidade: para que os pedestres pudessem se salvar em tempo, quando os vagões muitas vezes saiam do controle, os donos das casas não podiam trancar as portas da frente durante o dia. Pois assim os pedestres poderiam se proteger entrando nas casas. Agora imaginem as pessoas se jogando para dentro das casas para se salvar, loucura né?

Além disso, até 1950, o trânsito pela esquerda ainda era obrigatório na rua, para que os cocheiros pudessem pular rapidamente das selas quando os vagões perdiam o controle. Me diz, se essa rua, é ou não é, interessante?

Beco da bruxa

Esse beco com essas casas antigas e fachadas de madeira é o bairro das Bruxas Hexenviertel. Na verdade, é apenas um beco um pouco escondido e que leva você dá torre Schmalzturm em direção ao Schlossberg. Vale a pena andar por ali, porque as casas do Hexenviertel, com seus alpendres de madeira, têm uma aparência muito própria e romântica. Devido ao declive acentuado, a rua tem construções apenas em um dos lados.

Famoso festival Ruethenfest

Impossível falar da cidade e não mencionar o famoso festival de Ruethenfest, tradicional não apenas na cidade de Landsberg am Lech como também em toda a Baviera. Sua origem parte de um costume antigo no qual, na primavera, meninas e meninos saiam com seus professores e passavam pelos portões medievais da cidade com o intuito de quebrar o Ruethen. Assim, desde 1647, essa tradição acabou por dar origem ao festival. (fonte: Ruethenfest.de)

O festival acontece a cada quatro anos e normalmente costumava durar 3 semanas, embora este ano terá duração de apenas uma semana (de 19/06 á 23/06). Para participar, é preciso comprar os ingressos. Atenção, porque durante essa semana, várias áreas da cidade ficarão fechadas!

Nunca fui ao festival, só presenciei alguns ensaios das crianças e dos jovens pela cidade e achei bem legal. Embora o festival seja voltado para as crianças, os adultos vão poder se divertir também. Então vale a pena participar se estiver viajando nessa época pelo estado da Baviera. Você vai ver desfiles, apresentações musicais, carruagens decoradas, e claro muita comida boa da culinária bávara para saborear.

Confira o site do festival, para mais informações: Ruethenfest.de

Vou terminando por aqui e espero que tenham gostado de conhecer mais uma cidade no estado da Baviera. Caso queiram ver mais da Baviera e da Alemanha, é só me seguir nas minhas redes sociais.

Até breve.

Cliquem aqui para mais textos da autora

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Khennia

Khennia

Sou a Khênnia, moro na Alemanha há mais de 20 anos. Trabalhei em diversas áreas de moda, turismo e administração. Por viver há tanto tempo na Alemanha que já considero minha casa e saber dos desafios de imigrar para um novo país, ofereço Consultoria de Realocação para quem está vindo morar na Alemanha ou simplesmente esta buscando mais informações sobre o país. Compartilho aqui tudo sobre a vida na Alemanha. Caso precise de um auxílio, entre em contato comigo. https://linktr.ee/guiamunich.consultoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − 2 =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.