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Língua materna

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língua materna
língua materna

Você sabe qual é definição de lígua materna?

A língua materna é o primeiro idioma aprendido por um indivíduo. Ela também é chamada de idioma materno, língua nativa ou primeira língua.

Essa expressão resulta do costume em que, as mães eram as únicas a educar os seus filhos na primeira infância, fazendo com que a língua da mãe, fosse a primeira a ser assimilada pela criança.

Aquisição da língua materna

A aquisição da língua materna ocorre em várias fases:

  • primeiramente, por meio da audição, quando a criança registra os sons (fonemas) e as entonações da língua, sem ainda ser capaz de os reproduzir.
  • em seguida, começa a produzir esses sons e as entonações até que consiga articular as palavras e organizar frases.

O aprendizado da língua materna, ocorre de forma natural, pela interação com o meio e com os demais falantes, não ocorrendo intervenção pedagógica ou um raciocínio linguístico consciente.

A língua materna é muito mais do que um instrumento, é um pedaço da nossa alma que se materializa na nossa cultura.

Dr. Jorge Carlos Fonseca

(Presidente de Cabo Verde – África)

É importante destacar, ainda, que um falante pode ter mais de uma língua materna, que é o caso de filhos de imigrantes. Nesse caso, eles aprendem a língua do local em que vivem e a língua de seus pais, de forma simultânea.

Mesmo uma pessoa sendo fluente em outro idioma, a língua materna é a que essa pessoa conhecerá e entenderá melhor, seja de forma oral ou escrita.

Essa língua ainda está relacionada com as primeiras lembranças que uma pessoa possui da sua infância. Ainda mais porque nessa fase é quando a criança começa a aprender sobre o mundo e o que nele está inserido.

¨As línguas maternas têm um papel fundamental em nossas vidas, pois são o meio pelo qual verbalizamos o mundo pela primeira vez, sendo as lentes pelas quais começamos a entendê-lo¨.

Diretora-Geral Unesco – 2011

Instrumento de comunicação

É um instrumento de comunicação, sendo composta por regras gramaticais que possibilitam que determinado grupo de falantes consiga produzir enunciados que lhes permitam comunicar-se e compreender-se. 

A língua serve para organizar a compreensão e a interpretação do mundo em que vivemos, para a expressão das nossas emoções e para transmitir as informações. É renovação, pois expressa a vida. Se ela pára, pode-se dizer que ela está morta, porque a história de uma língua é a história de um povo.

Nenhuma língua permanece estática. Pois ela apresenta variedades geográficas, sociais e individuais.

Você conhece o Museu da Língua Portuguêsa

Conceito da língua de herança

O conceito de língua de herança surgiu no Canadá nas décadas de 1970, por iniciativas de algumas escolas canadenses. Pois foi quando os professores perceberam que havia muitos alunos que não tinham nem o francês e nem o inglês como línguas maternas (línguas ofícias daquele país).

Desta forma, houve a necessidade de investir no ensino dessas línguas como segunda língua, considerando o contexto de aprendizagem desses alunos.

Apesar disso, foi nos Estados Unidos que o termo começou a ser difundido. Assim dando espaço a realização de encontros regulares para o ensino e a aprendizagem de uma língua de herança em ambientes comunitários.

¨Uma língua de herança é aquela utilizada com restrições (limitada a um grupo social ou ao ambiente familiar) e que convive com outra(s) língua(s) que circula(m) em outros setores, instituições e mídias da sociedade em que se vive¨ (Ivian Destro Boruchowski).

língua materna blog diário de uma expatriada
Laços familiares – pixabay

Língua de herança é um presente

Em geral, esta é a primeira língua à qual a criança é exposta, tanto para as famílias que emigraram com filhos ainda pequenos. Ou para àquelas que, as crianças nascidas no país de destino, permanecem os primeiros anos de vida com os pais.

A língua de herança é um presente que os pais podem deixar aos seus filhos. É a língua que os pais aprendem com seus pais e que poderão deixar como patrimônio para seus filhos.

Ela carrega a memória afetiva da família, com seus hábitos e costumes. também, toda a cultura, os princípios e os hábitos de um país, mas é opção da famíla em manter ou não a língua de herança dentro da sua casa.

¨Todo imigrante leva consigo o retrato de seu país”.

Thomé-Willians

Língua minoritária X língua maioritária

A língua de herança é a língua minoritária, uma vez que é falada, principalmente, no seio familiar e, em alguns casos, em pequenos grupos.

A língua falada no país de acolhimento, é a língua maioritária, que geralmente é a língua dominante da criança devido às situações de socialização mais frequentes.

Enquanto a criança é pequena e encontra-se somente sob o domínio e presença dos pais, a língua de herança é muito forte, sendo assim, é a língua mais falada e preferida para a comunicação.

Porém, no momento em que a criança entra na escola e começa a construir relações sociais fora do núcleo familiar, o contato com a língua maioritária cresce consideravelmente.

Rapidamente, esta passa a ser a língua preferida da criança, falada com os amigos, os professores e os irmãos. Em muitos casos, a partir deste momento, a língua maioritária também passa a ter um papel muito mais importante enquanto língua de comunicação na família.

E se um dos pais for falante nativo da língua maioritária (com ou sem conhecimentos da língua minoritária), a presença da língua maioritária no seio da família é ainda mais forte e o contato com a língua de herança mais restrito.

Leiam mais sobre: Português como língua de herança

Conclusão

Como imigrantes em qualquer lugar do mundo, será sempre um desafio muito grande enquanto pais, manter vivo a língua de herança.

Criar um filho bilíngue ou multilíngue, ou seja, manter a língua minoritária e ainda lidar com a(s) língua(s) maioritárias exige muito esorço e planejamento.

Uma vez que se quer manter a língua de herança viva dentro de casa, é preciso incentivar e proporcionar situaçãoes em que a criança tenha a necessidade de usá-la sentindo-se confortável.

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Aline

Moro em Dublin, sou fonoaudióloga bilingue e praticamente do português como língua de herança. Trabalho há 25 anos com desenvolvimento infantil, nos aspectos cognitivos, motores, alfabetização, linguagem e fala. Ministro cursos sobre bilinguismo e presto assessoria a famílias expatriadas sobre fala e alfabetização.

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