Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O luto da expatriação

Última atualização do post:

o luto da expatriação
Como o dente de leão, que deixa ir o que não serve mais, que se transforma, ao mudar de país, deixa ir o que não se ajusta a sua nova vida. Foto Canva

Decidir expatriar é um mundo novo, é despedir-se de quem foi e mergulhar rumo ao desconhecido, cheio de deslumbramento, mas também de dor e saudade. Que bom seria se, para todas nós, fosse como num passe de mágica e tudo faria sentido, toda a nossa “outra vida” ficasse resolvida e fossemos viver essa nova etapa, limpas e leves. Mas, infelizmente como você bem sabe, a realidade não é bem assim. Viver o luto da expatriação, se permitir sentir, acolher esses sentimentos é importante nesse momento de tantas mudanças.

Mudar de país

Mudar de país é deixar a sua história, sua referência de quem foi, a família, os amigos que construímos e a nossa identidade. É lidar com toda a burocracia, de renascer estando adulta naquele lugar, escolher casa, escola e profissão (ou até mesmo deixar pra trás). Porém, veja só que oportunidade incrível: você também poderá descobrir, quando você está emocionalmente preparada (ainda que minimamente) encontrar formas de escrever um novo capítulo no livro da vida, recomeçar, reconstruir e ressignificar tudo aquilo que viveu. 

luto da expatriação
Mulher, respeite suas raízes, lembre-se de onde veio, mas abra-se para o novo. Foto Canva

Encontrar um mundo novo

Com sua energia inquieta, aberta para viver, poderá encontrar um mundo novo, cheio de vida para experienciar, olhar com seus olhos e sentir você mesma. É o velho que se vai a cada móvel, a cada item que você deixa para trás e escolha o que levar com você.

Quando estiver escolhendo o que deixar e o que levar, faça uma lista, lista breve, leve e cheia de conteúdo. Escolha o que levará de lembrança. Quais escolhas serão suas companheiras de viagem e quais você ressignificará e ficarão para traz. Deixe ir tudo aquilo que te faz mal. Tudo aquilo que já não lhe serve ou já não combina com seu novo eu que estará construindo.

Despeça-se de sua história com respeito e amor, foi ela que te trouxe até aqui, ela que moldou suas escolhas e seus caminhos. Você pode até pensar que não é realmente uma escolha sua, caso esteja indo acompanhar alguém como acontece com boa parte das pessoas, mas será que é realmente assim?

Você pode não conseguir bater o martelo sozinha para aquela decisão, mas decidiu estar com alguém que fez isso. Decidiu estar num relacionamento que te levaria para longe de suas raízes e projetos, mas novamente, foi você que escolheu e escolhe estar envolvida nisso.

Pare e pense

Quando estiver avaliando um novo projeto, um novo destino, pare e pense que caminhos te trouxeram até aqui. O que te motiva e o que não te motiva a aceitar o próximo destino, seja ele físico ou temporal.

Que parte da minha história me conecta a tudo isso, quando você traz todos esses fatos para o consciente, fica mais fácil de entender o propósito, o desejo e o impulso que te trouxeram até aqui e te conduzirão ao longo do destino.

Pode ser que essa reflexão doa, entrar em contato com tantas partes suas que por vezes achou que tinha esquecido ou deixado pra lá, mas posso te afirmar que sim, eles continuam a existir. Enquanto você não olhar pro seu passado e ressignificar tudo aquilo te incomoda, ele sempre será o que te norteará.

A psicoterapia como sua aliada

A psicoterapia entra como sua aliada em todo esse processo, ela é o seu ponto de reconexão consigo mesma. E num mundo ideal ela começa como parceira no destino escolhido, te ajuda a entender o que busca nessa escolha, nessa negação e aceitação dos fatos.

Com ela, você pode encerrar ciclos, abrir novos caminhos e escrever uma nova história. Você passa a ver que lar é o que está dentro de você. Que não adianta querer fugir do que te incomoda quando a dor é a sua companheira, que o fator motivador ou ameaçador continuará a existir enquanto você não o pegar pelas mãos e escolher deixar ir ou andar de mãos dadas com ele.

Toda a sua vida é baseada nas escolhas do seu caminho, por onde você trilhou e por onde ainda caminhará, respeite o seu tempo, o seu momento e sua história. “Honre suas raízes, mas abra seus galhos para o mundo”, abra seus galhos, sua mente e seu coração. Novamente, sua história te trouxe até aqui, mas ela não precisa determinar o seu futuro. Seja dona do seu destino e o abrace com carinho e respeito, permita-se ser feliz.

Ame a pessoa que você é, a pessoa que você foi e a que quer se tornar. Deixe suas folhas viajarem no tempo, ir além de tudo que havia imaginado pra si e busque sua felicidade. Não leve em sua bagagem nada além do que realmente precisa. Livre-se do que te aprisiona, te amedronta e faça as pazes consigo mesma.

o luto da expatriação
Como o dente de leão, que deixa ir o que não serve mais, que se transforma, ao mudar de país, deixa ir o que não se ajusta a sua nova vida. Foto Canva

Se abrace

Abrace com carinho a pessoa que foi, descontrua o que te incomoda e te machuca, abrindo espaço para o que está por vir a partir de tudo que viverá.

Serão novos erros e acertos, novas histórias e memórias, mas meu desejo para você é que você se encontre nessa nova versão a ser construída, rascunhada, escrita e desenhada. Que você se reconecte consigo mesma, seus sonhos, valores e aflições.

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Tabata Schmidhäusler

Tabata Schmidhäusler

Curiosa por natureza, sempre aberta a ouvir pessoas e opiniões diferentes e, com isso, conhecer mais sobre o mundo. Uni minhas paixões: conhecer lugares e pessoas, e me especializei no atendimento a brasileiros que moram no Brasil e no exterior, auxiliando-os nos desafios e adaptações da vida, pois morar fora, sabemos, não é uma decisão tranquila.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 4 =

LEIA TAMBÉM

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.