Vou te dar uma idéia de como seu filho pode ser bilíngue morando no Brasil!
Segundo pesquisas, o número de crianças que cresce com exposição a mais que uma língua, supera, atualmente, o número de crianças monolíngues.
A criança que cresce em contexto de imigração convive diariamente com, pelo menos, duas línguas, a língua de origem da família (língua de herança) e a língua do país onde se vive. Ou seja, a criança acaba adquirindo-as simultânea ou sucessivamente. Saiba mais no meu texto Tipos de aquisição bilíngue.
A língua tem um caráter social, ou seja, a pessoa tem a “obrigação” de aprender a língua do país onde vive para poder se comunicar, entender e ser entendido.
- E quando a pessoa aprende um idioma e não vive no país que fala aquela língua?
- Você acha que é possível ser bilíngue desta forma?
- Será que ela pode se tornar bilíngue?
- Será que ela pode aprender esse novo idioma sem estar imersa na cultura?
A resposta a essas perguntas é sim! Então vamos ver como.
5 passos para ajudar seu filho a ser bilíngue morando no Brasil
1. Preparação
Faça uma pesquisa sobre o assunto, entre em grupos sobre bilinguismo, converse com pessoas que praticam o bilinguismo no Brasil. Pois o exercício de preparação, inclui estabelecer metas, métodos e estratégias.
2. Planejamento
Pergunte-se: O que eu quero? O que eu posso fazer? Como eu posso fazer?
3. Persistência
Aqui as palavras são: persistência, paciência e consistência. Será difícil e cheio de percalços, mas se você seguir essas três palavras, você vai tirar de letra.
4. (Re)avaliação
Avalie a situação e os resultados até então, analise se está fazendo sentido tudo corretamente e, se necessário, mude de estratégia.
5. Desafios
Crie mais possibilidades de uso da língua em diferentes contextos, com diferentes falantes. Então vale tudo para tornar o aprendizado mais atraente e lúdico.
Como tornar o ensino da nova língua mais atraente?
Podemos tornar o ensino da nova língua mais atraente e prazeiroso com algumas estratégias simples. Basta adicionar lucididade e prazer ao ensino. Mas como fazer isso?
Assista filmes no idioma escolhido, de preferência desenhos, pois as frases são mais curtas e simples.
As músicas também são ótimas aliadas. Nesse caso, especialmente músicas infantis, com movimentos e gestos. Podemos usar as músicas que tem nas duas línguas ou músicas que as crianças já conhecem.
Brincar em outro idioma, além de muito divertido é prazeroso. Pois você pode usar os comandos, as falas dos personagens na língua alvo.
Contar histórias com livros ilustrados também é uma ótima opção. A princípio, procure utilizar livros pequenos ou com bastante ilustração e poucas frases.
E uma outra opção muito importante é falar e conversar com seu filho, peça que ele te conte o que fez na escola, o que quer comer, do que quer brincar… na língua alvo. Além disso aproveite todos os momentos para conversarem, na hora do banho, no preparo de uma refeição, ao arrumar a mesa pras refeições, ao escolher a roupa que vai vestir, no caminho da escola, no playground….
Sugestão de links para ensinar idiomas
Por fim, deixo aqui esses links que são sugestões de canais infantis de músicas e brincadeiras infantis em diferentes idiomas.
Língua Inglesa
Língua Portuguesa
Língua Espanhola
Moro em Dublin, sou fonoaudióloga bilingue e praticamente do português como língua de herança. Trabalho há 25 anos com desenvolvimento infantil, nos aspectos cognitivos, motores, alfabetização, linguagem e fala. Ministro cursos sobre bilinguismo e presto assessoria a famílias expatriadas sobre fala e alfabetização.