Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como mobiliar um apartamento em Londres gastando pouco ou nada

Última atualização do post:

mobiliar um apartamento em Londres
foto no meu apartamento - arquivo pessoal

Hoje quero compartilhar com vocês dicas de como mobiliar um apartamento em Londres gastando pouco ou nada com móveis e decorações.

Quase todas as pessoas que eu conheço chegaram em Lodres com apenas 42 kg de bagagem, ou seja uma mala de 32 kg e uma bagagem de mão de 10 kg. Basicamente roupas, calçados, documentos e poucos objetos pessoais.

Outra coisa comum entre expatriados em Londres é dividir casa, ou até mesmo quarto, com estranhos. Por esse motivo a maioria dos lugares que são oferecidos para aluguel são os furnished, ou seja, mobiliado.

Leiam também: Vivendo em Londres

Tenha paciência

Se você é o tipo de pessoa que quer tudo para ontem, como eu era, melhor respirar fundo e contar até dez. Pois dificilmente seu primeiro apartamento em Londres será como você sonhou. Além disso espaço é algo raro e caro, aqui. O que explica a opção de muitos por morar em cidades menores.

E mesmo que você tenha dinheiro para pagar, conseguir a documentação exigida pela imobiliária leva tempo. Uma opção é alugar de terceiros, e correr o risco de cair em um golpe, onde você paga o aluguel para o “agente” e ele não paga o proprietário. Dor de cabeça na certa.

Mas como tudo na vida passa, o período de adaptação também chegará ao fim. Aí é só montar o seu tão sonhado home sweet home e aproveitar a comodidade de ter um lugar para chamar de seu.

Furnished, semi-furnished ou unfurnished

Furnished, ou mobiliado, significa que o imóvel será alugado com tudo que é essencial para o conforto do morador. Pode incluir até utensílios domésticos. O ponto positivo é que você não precisará comprar nada. O negativo é que não poderá mexer em nada sem a autorização do proprietário.

Semifurnished, ou parcialmente mobiliado, é quando o imóvel contém, além da cozinha, movéis básicos como mesa ou cama. O lado ruim é que você terá mais trabalho. O bom é que terá mais liberdade para dar um toque pessoal ao seu cantinho.

Unfurnished, ou sem mobília, não significa completamente vazio, como no Brasil. Além dos armários, na cozinha haverá fogão, geladeira e máquina de lavar roupas. É comum ainda que tenha cortinas. Mas o resto ficará por conta da sua criatividade e do seu bolso.

Fonte retirada nesse site: rentprep

Então, meu apartamento em Londres é do tipo semi furnished e eu montei ele gastando pouco. Poderia ter mobiliado sem gastar nada? Com certeza. Mas, como eu disse, eu não tinha a paciência e nem o conhecimento que tenho hoje.

mobiliar um apartamento em Londres
Foto no meu apartamento Inglaterra- arquivo pessoal

No sentido horário as fotos de cima são:

1. mesa e cadeiras: do apartamento; 2. Aparador: grupo de doação; 3. Potes de cerâmica para biscoito: coleta pública; 4. Vasos para suculentas: grupo de doação; 5. Aparadora para tv: grátis no Marketplace; 6. Porta bebida: doação de amigos; 7. Bar/estante para livros: grátis no Marketplace; 8. Book shelf branca: 10 libras na IKEA; 9. Sofá cama: grupo de doação; 10. Mesa de apoio: 10 libras no Marketplace (antiguidade); 11. Radiador: doação de amigos; 12. Vaso de cristal: 2 libras na chrarity shop.

Charity shops e Marketplace

Charity shops são lojas que vendem móveis usados como forma de arrecadar fundos para uma causa social. O nosso conhecido usadão, mas com uma finalidade mais nobre. Pois nelas você encontrará movéis praticamente novos por um valor que cabe em qualquer orçamento.

As compras podem ser presenciais ou online. Minhas lojas preferidas arrecadam fundos para a Cruz Vermelha – e a Fundação Britânica do Coração. Aliás clicando nesses links você vai direto para o site deles.

O Marketplace é uma ferramenta de compra e venda dentro do Facebook. Os filtros disponíveis ajudam a refinar a procura por categoria, valor, condição (novo ou usado) e distância. É preciso muito cuidado na hora de fechar o negócio, pois você não conhece o vendedor. Então eu só faço pagamento em dinheiro e após verificar pessoalmente as condições daquilo que estou comprando.

Grupos de doação e coleta pública

Existem inúmeros grupos de doação no Facebook. Eu sigo dois:

  • Free Stuff in London: a página é em inglês e promove a troca gratuita entre os usuários. Aceita anúncios de venda, desde que o vendedor ofereça algo de graça, como a entrega, por exemplo.
  • Doadores em ação: a página é em português e não aceita venda ou transação com fins lucrativos.

Coleta pública é como eu batizei o hábito que os londrinos tem de deixar as doações na frente de suas casas. Existe até um código para saber se um eletro-eletrônico está funcionando ou não. Se o cabo de energia está cortado significa que só serve para reciclagem, caso contrário ainda pode ser usado.

Aliás alguns dos itens de decoração do meu apartamento que eu mais gosto vieram da coleta pública, como por exemplo o jogo de potes em cerâmica no formato de cupcakes. Outros foram reciclados, como a cadeira do meu escritório (foto abaixo).

mobiliar um apartamento em Londres
Cadeira para office antes e depois da coleta pública na Inglaterra- arquivo pessoal

Se você mora próximo as áreas mais ricas ou descoladas de Londres, a chance de encontrar movéis baratos ou de graça com designer famoso aumenta muito. Sem contar que passear por lojas e feiras de antiguidades na capital inglesa é sempre uma diversão. Portanto é possivel sim mobiliar um apartamento em Londres gastando pouco ou quase nada.

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Isabel Brambilla

Isabel Brambilla

Sou paranaense, expatriada em Londres desde 2016. Bahcarel em Turismo por formacão, administradora de profissão e escritora por amor. Apaixonada por livros, viagens, fotografia, artesanato, jardinagem e camping. Mãe orgulhosa de um adolescente e namorada de um verdadeiro lord inglês, com quem estou descobrindo a ilha da Rainha. Para acompanhar minhas aventuras pela Inglaterra me sigam no Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 2 =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.