Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Primeira mudança – de Brasília a Irlanda

Última atualização do post:

de Brasilia a Irlanda
Fonte: pixabay

Sendo meu primeiro post aqui no blog, vou escrever sobre a minha primeira mudança e me apresentar a vocês. Meu nome é Danielle, tenho 39 anos, sou jornalista e pedagoga, casada, mãe da Catarina, 10 anos e da Rafaela de 8 anos.

Nos mudamos recentemente para a Irlanda, conhecida como Ilha da Esmeralda, que fica na Europa. Então vou contar um pouco de como foi essa aventura para vocês.

O desejo, como tudo começou

Essa é nossa primeira mudança, nunca saímos nem mesmo de Brasília (cidade onde nós quatro nascemos). O desejo de morar fora veio do meu esposo Adriano, que é engenheiro e trabalha com Dados Abertos, área de T.I e assim há sete anos ele começou a buscar oportunidades fora do Brasil.

Eis que 2020 não poderia nos trazer mais surpresas, além de aulas on-line para as meninas, trabalho on-line, alfabetizar meus alunos à distância, lockdown e certamente as saudades dos amigos e da família… apareceu uma oportunidade de emprego irrecusável em outro país.

A escolha do país, mudança e COVID

A Irlanda foi quem nos escolheu, não conhecíamos quase nada da cultura ou do país, ainda não tínhamos vindo nem a passeio. Mas como o mundo é “pequeno”, o currículo do meu esposo foi parar numa empresa aqui de Dublin, e assim começou nossa vida de expatriados. A empresa foi uma “mãe” para nós e se responsabilizou pelos vistos e por nossa vinda à Irlanda.

O COVID adiou nossa vinda algumas vezes, mas no dia 25/01/2021 desembarcamos nessa linda ilha, para começar mais uma etapa de nossas vidas. Em meio a um novo lockdown, várias restrições para entrada de brasileiros, casos de COVID aumentando na Irlanda, enfim chegamos.

A despedida, a mudança e um novo começo

Embarcamos em Brasília no dia 24/01 às 18h55. Passamos a noite viajando e as seis horas da manhã chegamos em Lisboa. O aeroporto vazio, lojas fechadas, era como um “déjà vu”, de que a vida mais uma vez estava “em pausa”.

Depois de quatro horas de conexão, embarcamos para Dublin e quase três horas depois chegamos ao nosso destino.

A passagem pela imigração foi super tranquila, mostramos contrato de trabalho, contrato de aluguel, vistos e o formulário “passenger locator form” onde você preenche seus dados, nome, endereço na Irlanda e telefone. Preenchemos esse formulário ainda no Brasil e embarcamos com ele junto aos nossos documentos. Imigração resolvida, hora de arrumar um carro, ou melhor uma van (quase que teve que ser um ônibus), onde coubessem nossas doze malas grandes, mais quatro malas de bordo mais quatro mochilas de mão.

Uma hora depois chegamos em nossa casinha em Greystones, condado de Wicklow, começando aqui uma nova fase, um novo ciclo em nossas vidas.

Mudanca - Diario de uma expatriada
Fonte: arquivo pessoal

A saudade

Nessas quase três semanas aqui, vivemos uma salada mista de sentimentos: alegria, tristeza, medo, ansiedade, gratidão e muita mais muita saudade de casa, do nosso Brasil.. ah Brasil que saudades de “você”! Saudades do sol, da família, dos amigos, saudade de estar na minha zona de conforto.

Mas tenho certeza de que logo logo nosso coração se acostuma com nosso novo lar: a Irlanda, que nos recebeu com tanto carinho e respeito, do motorista de táxi aos vizinhos.

Um grande abraço,

Leaim aqui outros textos da nossas colaboradoras na Europa

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Danielle Julio

Danielle Julio

Jornalista, pedagoga e psicopedagoga. Casada há 16 anos, mãe de duas incríveis meninas: a Catarina e a Rafaela. Em meio a tudo que estamos vivendo no mundo, nos mudamos para a Irlanda, a Ilha da Esmeralda. Aqui começamos uma nova etapa em nossa vidas.

Uma resposta

  1. Olá Daniele, tudo bem?
    Eu e meu esposo estamos nesse mesmo processo de tentar uma vaga na Irlanda. Eu gostaria de tirar umas dúvidas com você.
    Como você conseguiu alugar uma casa estando ainda no Brasil? Você pode contar mais detalhes sobre isso?
    Por que você já tinha o visto? Eu estou pesquisando e vi que o visto é concedido após a chegada à Irlanda? Pode me dar mais informações sobre isso?
    Esse “passenger locator form” você conseguiu onde?

    Espero que eu não esteja te incomodando com essas perguntas rs.

    No mais, me conta se você está curtindo a vida aí e se tem algum conselho que você gostaria de ter recebido antes de ir.

    Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 − quatro =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.